Função referencial
A função referencial ou denotativa é uma das funções da linguagem. Ela é caracterizada pelo seu caráter objetivo, já que um texto de cunho referencial tem o propósito de informar. Portanto, um texto com tal função apresenta linguagem predominantemente denotativa, em oposição à subjetividade de um texto emotivo.
Leia também: Como identificar a função emotiva nos textos?
Resumo sobre função referencial
- A função referencial é uma das seis funções da linguagem.
- Sua principal característica é a objetividade do texto.
- Sua função é encontrada em textos expositivos ou informativos.
- A predominância de linguagem denotativa caracteriza a função referencial.
Videoaula sobre função referencial ou denotativa
O que é função referencial?
A função referencial ou denotativa é uma das funções da linguagem. Um texto com essa função evidencia a objetividade do enunciador, o qual privilegia palavras ou expressões denotativas.
Características da função referencial
A objetividade é a principal característica da função referencial, já que ela está relacionada a textos expositivos ou informativos. Por isso, eles apresentam caráter denotativo.
Veja também: Sentido denotativo e sentido conotativo — qual a diferença?
Exemplos de função referencial
A seguir, leia um trecho de uma bula de remédio. Observe que o texto é objetivo, sem qualquer tipo de conotação:
Bepantriz
dexpantenol
Pomada dermatológica
APRESENTAÇÃO
Pomada dermatológica de 50mg/g — caixa contendo 1 bisnaga de 30g.
USO EXTERNO/ TÓPICO
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO
Cada 1g contém:
Dexpantenol (vitamina B5...........................................50mg
Excipientes* q.s.p.:......................................................1g
*álcool cetílico, álcool estearílico, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, estearato de sorbitana, lanolina, petrolato branco, petrolato líquido, óleo de amêndoas e água purificada.
[...]
BEPANTRIZ: dexpantenol. Farmacêutico responsável Charles Ricardo Mafra. Pouso Alegre: Cimed, 2021. Bula de remédio.
Agora, observe a objetividade de um artigo científico ou ensaio acadêmico:
[...]
O romance mais antigo e reconhecido no Brasil com enredo que envolva homossexualidade é Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha. Como legítimo expoente do movimento literário denominado Naturalismo — que visa, sobretudo, mostrar o determinismo entre as relações sociais —, Caminha analisa minuciosamente o caso entre os marinheiros Amaro e Aleixo, a partir da descrição detalhada de características físicas e psicológicas dessas personagens. Apesar de tratar a homossexualidade como patologia/ abominação, Caminha introduz tal temática na literatura brasileira. No final, os amantes da Rua da Misericórdia têm um destino trágico: no romance o preto, pobre e gay, é protagonista, fato inédito na época. [...]. Previamente ao estopim que Caminha proporcionou, episódios de relações homossexuais também foram narrados em histórias como O Ateneu, de Raul Pompeia, lançado em 1888. Além disso, cenas de lesbianismo também se fizeram presentar na renomada obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, em 1890.
[...]
UTZIG, Ingrid Lara de Araújo; FERREIRA, Rodrigo Almeida; CALDAS, Yurgel Pantoja. Literatura gay como visibilidade à comunidade LGBTQIA+. In: NOGUEIRA, Heloane Baia; GOMES, Rosivaldo; BARROS, Suzana do Espírito Santo (orgs.). Ensino, discursos e relações sociais: o fazer da linguística na contemporaneidade. Macapá: UNIFAP, 2019.
Por fim, o aspecto denotativo também pode ser observado nesta notícia:
A atriz Fernanda Torres, 59, foi indicada ao Globo de Ouro 2025 como Melhor Atriz pelo filme “Ainda Estou Aqui”. O anúncio dos nomeados aconteceu nesta segunda-feira (9).
Torres disputa a categoria contra Pamela Anderson, por “The Last Showgirl”; Angelina Jolie, por “Maria Callas”; Nicole Kidman, por “Babygirl”; Tilda Swinton, por “O Quarto ao Lado”; e Kate Winslet, por “Lee”.
[...]
PINTO, Flávio. Globo de Ouro 2025: Fernanda Torres é indicada ao prêmio de Melhor Atriz. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/globo-de-ouro-2025-fernanda-torres-e-indicada-ao-premio-de-melhor-atriz/.
Como identificar a função referencial?
Verifique se o texto é objetivo, ou seja, claro e direto, com linguagem predominantemente denotativa. A seguir, um exemplo de frase com função referencial:
O ar atmosférico é composto por oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e gases nobres.
Observe que o enunciado é objetivo, denotativo e expositivo. Agora, observe uma frase em que a função referencial não está presente:
O ar delirava em meio ao fogo da paixão.
Note que o enunciado é subjetivo e conotativo, ou seja, tem características contrárias à função referencial.
Saiba mais: Quais as características da função poética da linguagem?
Funções da linguagem
As seis funções da linguagem são estas:
- conativa;
- emotiva;
- fática;
- metalinguística;
- poética;
- referencial.
Para saber mais sobre as funções da linguagem, clique aqui.
Exercícios sobre função referencial
Questão 1 (Enem)
É água que não acaba mais
Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável do planeta. Com volume estimado em 86.000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. “Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos”, diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45.000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Época. N. 623, 26 abr. 2010.
Essa notícia, publicada em uma revista de grande circulação, apresenta resultados de uma pesquisa científica realizada por uma universidade brasileira. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem predomina, porque o autor do texto prioriza
A) as suas opiniões, baseadas em fatos.
B) os aspectos objetivos e precisos.
C) os elementos de persuasão do leitor.
D) os elementos estéticos na construção do texto.
E) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.
Resolução:
Alternativa B.
O autor do texto prioriza os aspectos objetivos e precisos, já que apresenta informações e não opiniões subjetivas.
Questão 2 (Enem)
14 coisas que você não deve jogar na privada
Nem no ralo. Elas poluem rios, lagos e mares, o que contamina o ambiente e os animais. Também deixa mais difícil obter a água que nós mesmos usaremos. Alguns produtos podem causar entupimentos:
- cotonete e fio dental;
- medicamento e preservativo;
- óleo de cozinha;
- ponta de cigarro;
- poeira de varrição de casa;
- fio de cabelo e pelo de animais;
- tinta que não seja à base de água;
- querosene, gasolina, solvente, tíner.
Jogue esses produtos no lixo comum. Alguns deles, como óleo de cozinha, medicamento e tinta, podem ser levados a pontos de coleta especiais, que darão a destinação final adequada.
MORGADO, M.; EMASA. Manual de etiqueta. Planeta Sustentável, jul./ ago. 2013 (adaptado).
O texto tem objetivo educativo. Nesse sentido, além do foco no interlocutor, que caracteriza a função conativa da linguagem, predomina também nele a função referencial, que busca
A) despertar no leitor sentimentos de amor pela natureza, induzindo-o a ter atitudes responsáveis que beneficiarão a sustentabilidade do planeta.
B) informar o leitor sobre as consequências da destinação inadequada do lixo, orientando-o sobre como fazer o correto descarte de alguns dejetos.
C) transmitir uma mensagem de caráter subjetivo, mostrando exemplos de atitudes sustentáveis do autor do texto em relação ao planeta.
D) estabelecer uma comunicação com o leitor, procurando certificar-se de que a mensagem sobre ações de sustentabilidade está sendo compreendida.
E) explorar o uso da linguagem, conceituando detalhadamente os termos utilizados de forma a proporcionar melhor compreensão do texto.
Resolução:
Alternativa B.
Textos de caráter informativo apresentam a função referencial, pois são objetivos. Já o caráter instrutivo também está associado à função conativa.
Fontes
ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M.; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008. v. 1.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.