Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Denotação

Denotação

A denotação, ou sentido denotativo, é a forma literal/real/dicionarizada de manifestação da linguagem verbal oral ou escrita.

A interação verbal pode ocorrer de maneira oral (fala) ou escrita. Tanto na fala quanto na escrita, os usuários da língua podem recorrer a dois planos de sentidos para as palavras e enunciados, os quais são bastantes distintos entre si: o denotativo, que é o sentido literal/real/dicionarizado das palavras, e o conotativo, que é o sentido figurado das palavras. Neste artigo, tratamos especificamente da denotação ou sentido denotativo.

DENOTAÇÃO

Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.

De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial, que têm objetivo de transmitir informações, persuadir, orientar a respeito de diversos assuntos, como é o caso dos gêneros discursivos da tipologia de texto dissertativo-argumentativo, do artigo de opinião, do editorial, da reportagem, da resenha, bula de remédios, memorando, ata, manual de instruções, entre outros. Nesses gêneros discursivos, as palavras são utilizadas para fazer referência a conceitos, fatos, ações em seu sentido literal/real/dicionarizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos:

  • Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, estado localizado na região sudeste do Brasil.

  • Os jogos Olímpicos de 2016 foram realizados na cidade do Rio de Janeiro.

  • O carro mais vendido em 2003 foi o Pálio 1.0.

  • Helianthus annus é o nome científico do Girassol, uma Dicotiledônea da família das Compostas. Essa planta é originária do Oeste da América do Norte e pode produzir flores o ano todo, em temperaturas entre 18 e 30°C. Suas sementes são utilizadas na alimentação e para fins medicinais e seu óleo tem diversas aplicabilidades, sendo utilizado na alimentação e, inclusive, como biocombustível. Suas flores e sementes são empregadas na produção de bronzeadores, perfumes, remédios, cremes, velas, óleos e temperos.

Denotação é o sentido literal, real, dicionarizado das palavras
Denotação é o sentido literal, real, dicionarizado das palavras
Publicado por: Luciana Kuchenbecker Araújo
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(ENEM – 2005. Modificada) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em

a)

“(....)
É de laço e de nó
De gibeira o jiló
Dessa vida, cumprida a sol (....)”.
(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos,1992.)

b)

“Protegendo os inocentes
é que Deus, sábio demais,
põe cenários diferentes
nas impressões digitais”.
(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)

c)

“O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”

d)

e)

“Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer”. (Leon Eliachar)

Questão 2

Assinale a alternativa em que todas as palavras ou expressões estejam sendo utilizadas de maneira denotativa.

a) O médico diagnosticou a doença crônica do paciente.

b) Aquele lutador é um banana!

c) A noite silenciosa aumentava minha ansiedade.

d) Senti-me uma baleia dentro desse vestido.

e) João é um exímio arroz de festa, não perde nenhum aniversário de família.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Metáfora
Aprenda o que é metáfora e qual é o seu efeito no enunciado. Veja exemplos de uso dessa figura de linguagem e entenda por que é diferente da comparação.
Figuras de Linguagem - Parte I
Definição, divisão, figuras de sintaxe e exemplos.
Figuras de palavras ou semânticas
Conheça as figuras de palavras. Observe as diferenças existentes entre elas. Aumente a sua capacidade de expressão estilística ao dominar o uso delas.
Figuras de Linguagem - Parte III
Figuras de pensamento: Definição, divisão e exemplos.
Figuras de linguagem
As figuras de linguagem mais usadas em textos literários, jornalísticos ou publicitários.
A fala é distinta da escrita, não escrevemos conforme falamos
Fala e escrita
você não pode escrever da mesma maneira como fala!
Linguagem, língua e fala
Elementos inerentes a todo ato comunicativo. Conheça suas características!
Cada função apresenta um objetivo específico na comunicação. Conhecê-las e identificá-las aprimora a compreensão global de um texto
Funções da linguagem
A comunicação e seus objetivos: Saiba como as funções da linguagem estão presentes nos diversos textos do nosso dia a dia.
A linguagem não literária tem como função informar de maneira clara e sucinta, desconsiderando aspectos estilísticos próprios da linguagem literária
Linguagem não literária
Linguagem e informação: Conheça os principais aspectos da linguagem não literária.