Whatsapp icon Whatsapp

Denotação

A denotação, ou sentido denotativo, é a forma literal/real/dicionarizada de manifestação da linguagem verbal oral ou escrita.
Denotação é o sentido literal, real, dicionarizado das palavras
Denotação é o sentido literal, real, dicionarizado das palavras

A interação verbal pode ocorrer de maneira oral (fala) ou escrita. Tanto na fala quanto na escrita, os usuários da língua podem recorrer a dois planos de sentidos para as palavras e enunciados, os quais são bastantes distintos entre si: o denotativo, que é o sentido literal/real/dicionarizado das palavras, e o conotativo, que é o sentido figurado das palavras. Neste artigo, tratamos especificamente da denotação ou sentido denotativo.

DENOTAÇÃO

Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.

De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial, que têm objetivo de transmitir informações, persuadir, orientar a respeito de diversos assuntos, como é o caso dos gêneros discursivos da tipologia de texto dissertativo-argumentativo, do artigo de opinião, do editorial, da reportagem, da resenha, bula de remédios, memorando, ata, manual de instruções, entre outros. Nesses gêneros discursivos, as palavras são utilizadas para fazer referência a conceitos, fatos, ações em seu sentido literal/real/dicionarizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos:

  • Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, estado localizado na região sudeste do Brasil.

  • Os jogos Olímpicos de 2016 foram realizados na cidade do Rio de Janeiro.

  • O carro mais vendido em 2003 foi o Pálio 1.0.

  • Helianthus annus é o nome científico do Girassol, uma Dicotiledônea da família das Compostas. Essa planta é originária do Oeste da América do Norte e pode produzir flores o ano todo, em temperaturas entre 18 e 30°C. Suas sementes são utilizadas na alimentação e para fins medicinais e seu óleo tem diversas aplicabilidades, sendo utilizado na alimentação e, inclusive, como biocombustível. Suas flores e sementes são empregadas na produção de bronzeadores, perfumes, remédios, cremes, velas, óleos e temperos.

Publicado por Luciana Kuchenbecker Araújo
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Fala e escrita
você não pode escrever da mesma maneira como fala!
Figuras de Linguagem - Parte I
Definição, divisão, figuras de sintaxe e exemplos.
Figuras de linguagem
As figuras de linguagem mais usadas em textos literários, jornalísticos ou publicitários.
Figuras de palavras ou semânticas
Conheça as figuras de palavras. Observe as diferenças existentes entre elas. Aumente a sua capacidade de expressão estilística ao dominar o uso delas.
Figuras de pensamento
Saiba o que são figuras de pensamento e conheça cada uma delas. Veja também vários exemplos e confira os exercícios propostos.
Funções da linguagem
A comunicação e seus objetivos: Saiba como as funções da linguagem estão presentes nos diversos textos do nosso dia a dia.
Linguagem não literária
Linguagem e informação: Conheça os principais aspectos da linguagem não literária.
Linguagem, língua e fala
Elementos inerentes a todo ato comunicativo. Conheça suas características!
video icon
Planeta Terra em fundo azul
Geografia
Planeta Terra
Assista à videoaula e conheça as características mais relevantes sobre nosso planeta. Saiba quais são os elementos geográficos mais marcantes do planeta Terra.