Pielonefrite

A pielonefrite é uma infecção que acomete os rins, causando sintomas como dor lombar, calafrios e febre alta. Geralmente, a infecção é desencadeada por bactérias.
A pielonefrite pode ser causada por bactérias, sendo tratada, nesses casos, com auxílio de antibiótico.

Pielonefrite pode ser definida como uma infecção que acomete os rins. Geralmente, essa infecção é causada por bactérias, porém outros agentes podem estar envolvidos nessa condição. Dentre os agentes causadores da pielonefrite destaca-se a Escherichia coli, uma bactéria que é colonizadora da nossa região intestinal. A pielonefrite ocorre, geralmente, após uma cistite e apresenta como sintomas típicos a febre alta, calafrios e dor lombar.

O diagnóstico envolve a análise dos sintomas do paciente, bem como a realização de exames laboratoriais e de imagem. O tratamento dependerá do agente causador e deverá ser feito imediatamente após o diagnóstico, uma vez que a pielonefrite pode desencadear problemas como insuficiência renal e sepse.

Leia também: Salmonella — bactéria que pode contaminar a água e alimentos comuns, como o ovo

Resumo sobre pielonefrite

  • Pielonefrite é uma infecção que acomete os rins, ou seja, que afeta o trato urinário superior.

  • Na maioria dos casos, a pielonefrite apresenta como causa bactérias.

  • Na cistite, os principais sintomas são dor ao urinar, aumento da vontade de urinar, urgência para urinar e dor na parte inferior do abdome. Na pielonefrite, por sua vez, observa-se a ocorrência de febre alta, calafrios e dor lombar.

  • Geralmente, a pielonefrite ocorre após um quadro de cistite.

  • O diagnóstico inclui a análise dos sintomas apresentados pelo paciente e a realização de exames complementares.

  • O tratamento está diretamente relacionado com o agente causador do problema e o quadro apresentado pelo paciente.

O que é pielonefrite?

A pielonefrite é uma infecção que acomete os rins, a qual pode ser aguda ou crônica. Essa infecção, também conhecida como infecção urinária alta, acomete a pelve e o córtex renal, podendo desencadear problemas graves como insuficiência renal crônica, sepse e até mesmo a morte.

Essa infecção pode ser classificada como complicada e não complicada. A chamada pielonefrite complicada é aquela que acontece em indivíduos que apresentam problemas funcionais ou anatômicos nas vias urinárias. A chamada pielonefrite não complicada, por sua vez, é aquela em que o paciente não possui doenças associadas.

Causas da pielonefrite

A pielonefrite pode ser causada por diferentes agentes, em especial bactérias, sendo o principal agente etiológico a Escherichia coli, colonizadora da região intestinal. A pielonefrite pode ocorrer pelas seguintes vias:

  • Hematogênica: nesses casos, o agente causador da pielonefrite chega até os rins através da corrente sanguínea. Trata-se de uma via mais rara.

  • Ascendente: na via ascendente, o agente causador da infecção ascende através do trato urinário inferior.

Veja também: Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

Quais são os sintomas da pielonefrite?

A dor lombar é um dos sintomas da pielonefrite.

Tanto a pielonefrite quanto a cistite são infecções do trato urinário. Entretanto, quando o trato urinário baixo é acometido é chamada de cistite, e quando trato urinário superior é afetado é chamada de pielonefrite. Por atingir regiões distintas, os sintomas também apresentam-se de formas diferentes e podem ajudar a diferenciar essas duas situações.

Quando falamos em cistite, os sintomas mais comuns são dor ao urinar, aumento da vontade de urinar, urgência para urinar e dor na parte inferior do abdome. Na pielonefrite, que ocorre, geralmente, depois de uma cistite, observa-se a ocorrência de febre alta, calafrios e dor lombar.

Como diagnosticar a pielonefrite?

O diagnóstico da pielonefrite é feito por meio do exame clínico em associação com a realização de exames complementares. Dentre os exames usados no diagnóstico da pielonefrite podemos citar a urina rotina, urocultura, antibiograma, hemocultura e exames de imagem, tais como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. É importante destacar que a realização da hemocultura é importante nesses casos para diagnosticar complicações como a sepse.

Qual o tratamento da pielonefrite?

O tratamento da pielonefrite está relacionado diretamente com o agente infeccioso que está causando a doença, bem como as condições de saúde do paciente. O tratamento será, portanto, individualizado.

Para evitar complicações, o tratamento adequado da pielonefrite é fundamental. Bactérias presentes nos rins são capazes de alcançar rapidamente a corrente sanguínea, comprometendo o funcionamento de várias estruturas e levando o indivíduo, por exemplo, à falência de múltiplos órgãos, o que reforça a importância do tratamento imediato.

É importante também que o paciente se comprometa a realizar todo o tratamento, sempre seguindo as recomendações médicas. Os tratamentos mal-executados favorecem o desenvolvimento de bactérias resistentes aos antibióticos, o que compromete a resolução dessas infecções.

Saiba mais: Qual a quantidade de água que devemos ingerir diariamente?

Como prevenir a pielonefrite?

Veja a seguir algumas dicas simples que podem prevenir o desenvolvimento de pielonefrite:

  • sempre beber muito líquido, de preferência água;

  • não segurar a urina;

  • realizar a higiene pessoal adequadamente;

  • urinar e fazer a higiene pessoal após uma relação sexual;

  • procurar um médico sempre que sintomas de infecção urinária surgirem. 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos