UOL - O melhor conteúdo
5
Whatsapp icon Whatsapp

Linfa

Linfa é um líquido que circula pelo sistema linfático. Possui uma consistência viscosa, apresenta pouca quantidade de proteínas e é rica em leucócitos.
Representação dos vasos do sistema linfático, pelo qual circula a linfa.
Linfa é um fluido que circula pelo sistema linfático.

A linfa é um fluido circulatório que corre no interior do sistema linfático. Ela apresenta composição similar à do plasma sanguíneo, entretanto, possui baixa concentração de proteínas. Contém ainda uma grande quantidade de leucócitos, o que a relaciona com o papel do sistema linfático na proteção do organismo.

A linfa é formada do fluido intersticial, e disfunções no sistema de drenagem desse fluido levam à formação dos edemas. Técnicas de drenagem linfática podem ser benéficas no tratamento desses inchaços.

Leia também: Qual a importância da medula óssea?

Resumo sobre linfa

  • Linfa é o líquido presente no interior do sistema linfático.

  • É transparente e viscosa e se move lentamente pelo corpo.

  • Diferencia-se do plasma sanguíneo por apresentar pouca quantidade de proteínas.

  • Disfunções no sistema de drenagem do fluido intersticial provocam o desenvolvimento de edemas.

  • A drenagem linfática pode ajudar na redução de edemas.

O que é linfa?

Linfa é o nome dado ao líquido intersticial assim que ele passa para o interior do sistema linfático. Trata-se de um líquido viscoso e transparente que corre lentamente pelo corpo.

Diferentemente do sangue, que conta com o impulso gerado pelo bombeamento do coração, a linfa, para circular, depende de fatores como a pulsação das artérias, contração dos músculos localizados próximos aos vasos linfáticos, e peristaltismo visceral e respiratório.

Composição da linfa

A linfa é um líquido que corre no interior do sistema linfático e apresenta uma composição semelhante à do plasma sanguíneo. A diferença entre a linfa e o plasma está no fato de que ela possui menor quantidade de proteínas. Outra característica é sua alta concentração de leucócitos, em especial os linfócitos. A presença dessas células se relaciona com o papel de defesa do organismo exercido pelo sistema linfático.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formação da linfa

A formação da linfa envolve diferentes processos que ocorrem de maneira dinâmica e também simultânea. O plasma sanguíneo apresenta uma série de elementos nutritivos essenciais para o metabolismo celular. Substâncias como água, oxigênio e nutrientes saem do capilar e desembocam no interstício quando a pressão do sangue é maior que a pressão osmótica, tornando-se disponíveis para as células. O filtrado liberado no interstício é conhecido como fluído intersticial e muda à medida que acontecem as trocas de substâncias entre as células e o sangue.

Vasos capilares e linfáticos pelos quais passa o fluido intersticial para se tornar a linfa.
A linfa se forma do fluido intersticial recolhido pelos vasos linfáticos.

O fluido intersticial é reabsorvido pelos capilares e também é recolhido pelos vasos linfáticos. Quando a pressão intersticial é maior do que a existente no capilar venoso, parte desse fluído intersticial é recolhida para o interior do capilar. A maior parte do fluído é reabsorvida pelo próprio sistema circulatório, entretanto, uma pequena parcela é reabsorvida pelo sistema linfático. Quando o fluído intersticial entra no sistema linfático, esse líquido passa a se chamar linfa.

Veja também: Diferenças entre artérias, veias e capilares

Edemas

Em situações em que ocorrem disfunções no sistema de drenagem do fluido intersticial, observa-se a formação de edemas ou inchaços. Os edemas podem ocorrer devido à obstrução de vasos linfáticos, como ocorre na filariose, na ocorrência de tumores, em lesões teciduais graves, entre outras causas.

  • Drenagem linfática

Uma das técnicas que permitem a redução de edemas é a chamada drenagem linfática, a qual pode ser feita de maneira manual ou mecânica. Essa técnica, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, apresenta como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico.

Ainda de acordo com a Sociedade, a drenagem linfática apresenta influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada, e melhora as condições de absorção intestinal, entre outras funções.

Saiba mais: Metabolismo energético — como a energia é liberada em nosso organismo

Sistema linfático

O sistema linfático é constituído pelos vasos linfáticos, órgãos linfáticos e a linfa. Esse sistema destaca-se por estar muito relacionado ao sistema cardiovascular, garantindo o retorno do líquido que extravasou do sangue para os espaços intersticiais. Os vasos linfáticos também transportam importantes células do sistema imunológico, além de alguns lipídios e vitaminas lipossolúveis.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Drenagem linfática
Clique aqui e saiba o que é e para quem é indicada a drenagem linfática
Imunidade
Aprenda o que é imunidade e seus tipos com este texto. Descubra também como a baixa imunidade pode afetar a nossa vida e os meios de aumentar esse sistema protetor.
Leucócitos: células que defendem nosso organismo
Clique aqui e saiba mais sobre os leucócitos, células responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Sistema cardiovascular
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular, aqui! Neste texto, abordaremos os órgãos que fazem parte desse sistema e como ocorre a circulação do sangue.
Sistema imunológico
Conheça o sistema imunológico e veja quais são os órgãos responsáveis pela proteção do corpo. Entenda o que é imunidade e como agem os anticorpos.
Sistema linfático
Neste texto conheceremos melhor o sistema linfático, suas características, seus órgãos relacionados e as funções que desempenha no organismo humano.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.