Whatsapp icon Whatsapp

Macacos

Macacos são animais mamíferos que fazem parte do grupo dos primatas. É muito comum ouvirmos a utilização do termo para referir-se a todo e qualquer primata, entretanto, nem todos os primatas são macacos.

Os macacos apresentam papel importante no meio ambiente, sendo muitas espécies dispersoras de sementes, garantindo, desse modo, a manutenção da biodiversidade das florestas. Atualmente, muitas espécies de macacos encontram-se ameaçadas de extinção. Entre os problemas enfrentados  por esses animais, estão a destruição do habitat e a caça.

Leia mais: Primatas da Mata Atlântica – espécies e distribuição pelos estados

Classificação da ordem Primates

Os macacos são mamíferos do grupo dos primatas.
Os macacos são mamíferos do grupo dos primatas.

A ordem Primates está dividida em duas subordens: Strepsirrhini e Haplorrhini. Fazem parte da primeira os lêmures, lórises e gálagos, enquanto na segunda estão inclusos os társios e antropoides. Os antropoides podem ser divididos em dois grupos: Platyrrhini, ou “macacos do Novo Mundo”, e Catarrhini, que inclui os “macacos do Velho Mundo” e o Hominoidea. Sendo assim, o grupo dos antropoides inclui os macacos e os seres humanos.

  • O homem veio do macaco?

Muitas pessoas já devem ter ouvido essa afirmação, entretanto, ela é incorreta. O que a teoria evolucionista proposta por Darwin afirma é que homem e macacos descendem de um ancestral comum, não sendo esse ancestral nem homem nem macaco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características gerais dos macacos

Os macacos pertencem à classe Mammalia, e, como todo mamífero, apresentam o corpo recoberto por pelos e possuem glândulas mamárias. Os pelos desses animais variam de coloração a depender da espécie estudada. O mico-leão-dourado, por exemplo, apresenta-os com coloração que varia do dourado ao vermelho-dourado, enquanto o macaco-aranha-de-cara-preta apresenta pelos completamente negros.

O mico-leão-dourado apresenta pelagem com coloração vibrante.
O mico-leão-dourado apresenta pelagem com coloração vibrante.

Por serem animais do grupo dos primatas, podemos, ainda, destacar características como:

  • Polegares opostos que atuam como uma pinça, ajudando na captura de objetos;
  • Olhos frontais;
  • Córtex cerebral bastante desenvolvido.

Ameaças aos macacos

Atualmente, em todo o planeta, várias espécies de macaco sofrem com a ação do homem. Um dos principais problemas enfrentados por esses animais é a fragmentação de habitat. O ser humano, a fim de garantir a expansão urbana e de sua produção agropecuária, aumentar a malha rodoviária e extrair madeira, por exemplo, destrói o ambiente onde vivem essas espécies, deixando-as sem casa e sem alimento.

Além da destruição de habitat, a caça, em várias regiões do planeta, contribui para a redução da população de macacos. Muitas espécies são caçadas para a ingestão da carne, e outras para o comércio no mercado de animais de estimação. Outra ameaça que merece destaque são as doenças infecciosas, como a febre amarela, que, no Brasil, já foi responsável por matar milhares de macacos.

Leia mais: Impactos ambientais e ação do homem

Algumas espécies de macacos

O muriqui-do-sul é o maior primata não humano das Américas.
O muriqui-do-sul é o maior primata não humano das Américas.

Conheça, a seguir, algumas espécies de macacos:

  • Mico-leão-dourado: apresenta pelos com coloração forte, a qual varia do dourado ao vermelho-dourado. Apresenta pequeno porte e longa cauda. Segundo dados da WWF, essa espécie come mais de 60 espécies de plantas e atua ajudando-as na dispersão de suas sementes.
  • Muriqui-do-sul: é o maior primata não humano das Américas e, assim como o mico-leão-dourado, apresenta um grande papel na dispersão de sementes, sendo considerado um “restaurador da floresta”. Esses animais vivem em grupo, e um indivíduo macho pode atingir 15 kg.
  • Bugio-vermelho: apresenta como principal característica a sua vocalização. Esse animal é capaz de emitir um som que lembra um latido ou rugido, o qual pode ser ouvido a quilômetros de distância. Os machos dessa espécie são geralmente maiores que as fêmeas. De maneira geral, o bugio-vermelho tem peso em torno de quatro a nove quilos e  comprimento entre 57 cm e 72 cm.
Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Charles Darwin
Conheça um pouco mais sobre a vida e obra do naturalista Charles Darwin, um pesquisador que mudou completamente a forma como entendemos a evolução.
Darwinismo
Aprenda mais sobre o darwinismo, aqui! Neste texto entenderemos melhor o que é o darwinismo e os conceitos de ancestralidade comum e seleção natural.
Disseminação da semente
Conceito e exemplo de hidrocoria, zoocoria, antropocoria e autocoria.
Febre amarela
Saiba mais sobre a febre amarela, uma doença viral grave que é transmitida pela picada de um mosquito e pode causar a morte.
Mamíferos
Clique aqui e veja quais são as principais características dos mamíferos.
Muriqui-do-norte
Veja qual é o maior primata das Américas e aprenda sobre o seu comportamento, dieta, área de ocorrência e principais ameaças.
Primatas da Mata Atlântica
Veja quais são os primatas que ocorrem na Mata Atlântica.
video icon
Professora ao lado do texto"“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?"
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.