Whatsapp icon Whatsapp

Miocárdio

O miocárdio é uma das camadas que formam a parede do coração, destacando-se por ser a porção intermediária e também a mais espessa dentre as camadas.
Coração humano e batimentos cardíacos
O miocárdio é uma das camadas que formam a parede do coração, constituído por tecido muscular estriado cardíaco.

Miocárdio é a camada média da parede do coração e é constituído por tecido muscular estriado cardíaco. Pelo miocárdio está espalhado um sistema que garante o estímulo rítmico do coração.

O infarto do miocárdio acontece quando a fibra muscular cardíaca morre em decorrência de uma isquemia. Trata-se de um problema grave que leva várias pessoas à morte todos os anos. Outro problema de saúde grave que acomete o miocárdio é a miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco.

Veja também: Sistema cardiovascular — composto pelo coração e vasos sanguíneos

Resumo sobre miocárdio

  • O miocárdio é a camada média da parede do coração.

  • É formado por tecido muscular estriado cardíaco.

  • O infarto do miocárdio caracteriza-se pela morte da fibra muscular cardíaca em decorrência de uma isquemia prolongada.

  • De acordo com o Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio destaca-se como a maior causa de mortes no país.

  • A miocardite caracteriza-se por ser uma resposta inflamatória do miocárdio.

  • Essa condição geralmente está associada a infecção por vírus.

Características do miocárdio

O miocárdio é formado por tecido muscular estriado cardíaco e constitui a camada média do coração, localizada entre o endocárdio e o pericárdio. Destaca-se como a camada mais espessa do órgão e apresenta células musculares dispostas em um arranjo variado, com células orientadas em diferentes direções.

Essa estrutura é muito especializada, e suas fibras apresentam continuidade funcional, fazendo com que o coração se comporte como uma unidade. Sob a ação do estímulo adequado, todo o órgão é contraído.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas células musculares cardíacas são autorrítmicas, ou seja, apresentam capacidade de contração e relaxamento mesmo que o sistema nervoso não as estimule. Diante disso, os sinais elétricos no coração seguem uma trajetória definida, o que garante o ritmo cardíaco.

O chamado nó sinoatrial é o responsável por garantir o momento de contração das células cardíacas, funcionando como um marca-passo. Ele produz impulsos elétricos que se propagam rapidamente pelo tecido cardíaco. Esses impulsos se difundem pelas paredes dos átrios, promovendo sua contração.

Durante essa contração, os impulsos chegam no chamado nó atrioventricular, que está localizado entre os átrios esquerdo e direito. Nesse ponto, o impulso é retardado de modo a garantir que os átrios se esvaziem completamente antes que os ventrículos se contraiam. Através dos ramos do feixe e das fibras de Purkinje, os sinais do nó atrioventricular são transmitidos para o ápice do coração e pelas paredes ventriculares.

Infarto do miocárdio

O infarto do miocárdio é uma condição de saúde grave que leva várias pessoas à morte todos os anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio destaca-se como a maior causa de mortes no país.

Esse problema caracteriza-se pela falência da fibra muscular cardíaca (cardiomiócito) decorrente de uma isquemia prolongada, a qual pode ter como causa, por exemplo, uma trombose ou um vasoespasmo sobre uma placa aterosclerótica.

O problema está associado com hábitos de vida pouco saudáveis, sendo considerados fatores de risco para o problema o tabagismo, estresse, alimentação inadequada, sedentarismo e colesterol alto. Vale destacar ainda que pessoas diabéticas e hipertensas apresentam chances aumentadas de sofrerem um infarto.

Idoso segurando o peito
O infarto do miocárdio geralmente provoca dor no peito.

O sintoma mais característico do problema é a dor no peito à esquerda, a qual se irradia para o braço esquerdo. Essa dor caracteriza-se por ser intensa e prolongada. A dor pode também ir para outras partes do corpo, como mandíbula e ombros.

Vale salientar que essa dor não é uma condição obrigatória para determinar o infarto. Em alguns pacientes, o infarto pode se manifestar por meio de taquicardia, confusão mental, náusea e mal-estar. A falta de sinais específicos podem retardar o diagnóstico.

Saiba mais: Aracnoidite torácica — inflamação da membrana que compõe as meninges

Miocardite

A miocardite caracteriza-se por ser uma resposta inflamatória do miocárdio que acontece, frequentemente, em decorrência de uma infecção. Dentre os agentes infecciosos causadores do problema, destacam-se os vírus.

Recentemente, a miocardite foi associada ao vírus causador da covid-19 e eventos adversos decorrentes da vacinação com imunizante contra a covid-19 de RNAm. Vale salientar que os riscos de efeitos adversos pós-vacina são baixos, e a gravidade dos casos varia, sendo que a maioria das pessoas que apresentaram essa reação responderam bem ao tratamento realizado.

A miocardite pode se manifestar de maneira assintomática ou provocar arritmia, falta de ar e dor no peito. Em casos mais graves, a miocardite pode levar à falência do coração.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

COVID-19
Amplie seus conhecimentos sobre a COVID-19 aprendendo mais a respeito dos seus sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção.
Coração
Clique aqui e saiba mais sobre o coração. Neste texto falaremos sobre as camadas que formam sua parede, suas cavidades, suas válvulas e outras características.
Infarto
O infarto do miocárdio é um problema de saúde grave que pode levar à morte caso o tratamento não ocorra rapidamente. Clique aqui e saiba mais sobre o tema!
Sedentarismo
Você sabe o que é sedentarismo e os riscos que esse comportamento pode causar? Clique aqui e compreenda melhor as consequências desse problema.
Sistema cardiovascular
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular, aqui! Neste texto, abordaremos os órgãos que fazem parte desse sistema e como ocorre a circulação do sangue.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.