Whatsapp icon Whatsapp

Sistemas do corpo humano

Os sistemas do corpo humano são as divisões específicas de órgãos que atuam em conjunto para que o organismo funcione perfeitamente.
Ilustração mostrando alguns dos sistemas do corpo humano.
O corpo humano é formado por muitos sistemas, que interagem entre si.

Os sistemas do corpo humano são divisões específicas de órgãos que atuam interagindo entre si para realizar tarefas essenciais para a manutenção do organismo humano. O corpo humano possui 12 grandes sistemas. São eles:

  • Sistema respiratório
  • Sistema cardiovascular
  • Sistema linfático
  • Sistema nervoso
  • Sistema sensorial
  • Sistema digestório (ou digestivo)
  • Sistema endócrino (ou glandular)
  • Sistema excretor
  • Sistema muscular e esquelético
  • Sistema reprodutor (ou genital)
  • Sistema imunológico (ou imune)
  • Sistema tegumentar

Leia também: Quais são os ossos do corpo humano?

Resumo sobre os sistemas do corpo humano

  • Os sistemas do corpo humano são as 12 grandes divisões específicas de órgãos que existem.
  • O sistema respiratório é responsável pelas trocas gasosas que ocorrem no corpo humano.
  • O sistema cardiovascular é responsável pelo bombeamento de sangue no organismo.
  • O sistema linfático é responsável pela drenagem de líquidos no corpo humano.
  • O sistema nervoso é responsável pelos nossos movimentos voluntários e involuntários.
  • O sistema sensorial é composto por tato, paladar, visão, audição e olfato.
  • O sistema digestório (ou digestivo) atua na digestão dos alimentos.
  • O sistema endócrino (ou glandular) é composto pelas glândulas do nosso corpo.
  • O sistema excretor é responsável pela produção e eliminação da urina.
  • O sistema muscular e esquelético é responsável pela sustentação, pela movimentação e pela proteção do corpo humano.
  • O sistema reprodutor (ou genital) é responsável pela reprodução humana.
  • O sistema imunológico (ou imune) atua na defesa do nosso organismo.
  • O sistema tegumentar recobre toda a superfície do corpo.
  • Todos os sistemas se unem para que o organismo funcione bem.
  • O maior sistema do corpo humano é o tegumentar, e o menor é a célula (embora ela não seja tradicionalmente tratada como sistema).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Todos os sistemas do corpo humano

O corpo humano tem vários sistemas, e cada um possui características e especificidades. É como se o nosso organismo como um todo fosse uma máquina e cada sistema fosse uma engrenagem que vai funcionando até alcançar seu objetivo. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre cada sistema.

→ Sistema respiratório

No sistema respiratório há a captação de oxigênio e a eliminação do gás carbônico, em movimentos chamados de inspiração e expiração respectivamente. Esse sistema é formado pelos seguintes órgãos: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Apesar de a respiração ser a principal função dele, existem outras funcionalidades. Nesse sentido, quando o ar que expelimos dos pulmões passa pela laringe e pelas cordas vocais, são emitidos sons que permitem nos comunicar com outras pessoas, por exemplo.

→ Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular atua no transporte do sangue em nosso organismo. Ele é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O sangue circula em todo corpo, levando os nutrientes necessários para a manutenção da vida.

→ Sistema linfático

O sistema linfático é o responsável pela drenagem de líquidos, sendo também fundamental para a defesa imunológica. Ele atua diretamente na regulação dos fluidos corporais bem como no controle de infecções no organismo. A linfa, os vasos linfáticos e os linfonodos são alguns dos componentes desse sistema. Por ser um sistema que também ajuda no controle de patógenos no organismo, alguns órgãos, como o timo e o baço, também atuarão nele.

→ Sistema nervoso

O sistema nervoso atua controlando ações voluntárias (andar, falar, correr, entre outros) e involuntárias (batimentos cardíacos, respiração, entre outros). Ele é formado por bilhões de neurônios, que se conectam uns aos outros e a outros tecidos do corpo humano.

Esse sistema pode ser dividido em SNC (sistema nervoso central), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, e o SNP (sistema nervoso periférico), formado pelos nervos e gânglios nervosos. O sistema nervoso possui dois tipos de células: os neurônios — que atuam nas funções receptivas — e as células da glia — que atuam na sustentação e proteção dos neurônios.

→ Sistema sensorial

O sistema sensorial está relacionado aos cinco sentidos. Antes, esse sistema era conhecido apenas como os cinco sentidos, no entanto, a nomenclatura atual é muito mais adequada por se tratar de órgãos que apresentam receptores que identificam e transmitem os estímulos recebidos.

Os órgãos que compõem o sistema sensorial são: os olhos, o nariz, a orelha, a língua e a pele, e cada um é responsável por um sentido: a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato respectivamente. As células desse sistema captam estímulos externos ou internos e os transformam em impulsos elétricos que são repassados para o SNC e, assim, são interpretados.

→ Sistema digestório (ou digestivo)

O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos. A digestão é realizada por alguns órgãos e controlada por enzimas presentes em secreções digestivas (saliva, suco gástrico etc.), responsáveis por quebrar moléculas grandes em partes menores para que ocorra uma melhor absorção.

Os órgãos que atuam na digestão são: cavidade oral (boca, língua, dentes), faringe, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, e ânus. Existem ainda alguns órgãos anexos (que produzem substâncias que auxiliam na digestão), como: glândulas salivares e estomacais, pâncreas, fígado, e vesícula biliar.

→ Sistema endócrino (ou glandular)

O sistema endócrino é composto pelas glândulas do nosso corpo. As glândulas são estruturas que têm a função de produzir uma secreção específica. Elas podem ser exócrinas, endócrinas e mistas. As glândulas exócrinas lançam as suas secreções em superfícies externas do corpo, por exemplo, as glândulas salivares, que produzem saliva.

Já as substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas são denominadas hormônios. Glândulas anfícrinas ou mistas são endócrinas e exócrinas simultaneamente, por exemplo, o pâncreas. Nele sua porção exócrina produz enzimas digestivas que são liberadas no interior do intestino e a sua função endócrina produz os hormônios insulina e glucagon.

→ Sistema excretor

O sistema excretor é responsável pela produção e eliminação da urina. Ele atua na eliminação de resíduos e na regulação da concentração de líquidos, mantendo o equilíbrio hídrico das células, e balanceando os níveis de sais minerais, como o cloreto de sódio (NaCL), no sangue. Fazem parte do sistema excretor os rins e os néfrons, os ureteres, a bexiga e a uretra.

→ Sistema muscular e esquelético

O sistema muscular e esquelético é composto por um conjunto de ossos, músculos, ligamentos e tendões que atuarão na sustentação, na movimentação e na proteção do corpo humano. A sustentação é feita por meio dos ossos, pois são sólidos e rígidos, dos músculos e de outros componentes que atuam na movimentação.

O nosso corpo possui 206 ossos quando atingimos a idade adulta, sendo divididos em ossos da cabeça, da orelha, do pescoço, do tórax, do abdome e dos membros inferiores e superiores. Estima-se que o corpo humano possua cerca de 600 músculos.

→ Sistema reprodutor (ou genital)

O sistema reprodutor é responsável pela produção de gametas, ou seja, as células reprodutivas, para que, assim, ocorra a reprodução, dando origem a um novo organismo. Existe o sistema reprodutor feminino e o masculino. O sistema reprodutor feminino é composto por ovários, tubas uterinas, útero, vagina e alguns órgãos externos, como os grandes e pequenos lábios. O sistema reprodutor masculino é composto por testículos, epidídimo, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, pênis e uretra.

→ Sistema imunológico (ou imune)

O sistema imunológico atua na proteção do organismo contra agentes invasores. São células, tecidos e órgãos que, juntos, impedem que o corpo humano padeça, ou seja, atuam na imunidade corporal. Ao perceber que algo não vai bem no corpo, o sistema imunológico promove uma resposta imunológica, que nada mais é do que a identificação e o combate ao organismo invasor.

São componentes do sistema imunológico: os glóbulos brancos (leucócitos), os anticorpos, o timo, a medula óssea, o baço, e os tecidos linfáticos.

→ Sistema tegumentar

O sistema tegumentar atua recobrindo toda a superfície do corpo. Assim, a pele (ou tegumento) é o órgão que, com seus anexos (como as unhas, o cabelo, as glândulas, os pelos e os receptores sensoriais), compõe esse sistema. Ele atua na proteção do organismo, na regulação térmica do corpo e na percepção de estímulos por meio de alguns nervos. É dividido basicamente em duas principais camadas, a mais externa e a mais interna: epiderme e derme respectivamente.

Qual a importância dos sistemas do corpo humano?

Todos os sistemas do corpo humano trabalham para manter o organismo como um todo funcionando. Cada um possui especificidades e características, que, juntas, buscam proteger e manter o organismo funcionando. Sem um dos sistemas, o corpo não se mantém saudável.

Maior e menor sistema do corpo humano

O corpo humano agrega vários sistemas, que se integram para que o organismo funcione corretamente. Quando falamos de tamanho, podemos considerar que o maior sistema do corpo humano é o tegumentar. Ainda, podemos considerar que o menor sistema do corpo humano é a célula. Apesar de não ser considerada tradicionalmente como um sistema, a célula possui diversos mecanismos (organelas), que atuam para fazê-la funcionar de maneira saudável.

Veja também: Quais são os órgãos do corpo humano?

Exercícios resolvidos sobre os sistemas do corpo humano

Questão 1

(Enem) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada. Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

A) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.

B) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.

C) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.

D) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.

E) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

Resolução:

Alternativa C

O sistema nervoso atua no estímulo da regulação da temperatura. Em algumas situações, ocorre a regulação da sudorese, pois, ao evaporar o suor, ocorre a diminuição da temperatura corporal.

Questão 2

(Unilins) As funções desempenhadas pelos órgãos do nosso corpo devem ser realizadas harmoniosamente. Para que isso ocorra, existem os chamados sistemas integradores, responsáveis pela coordenação de todas as atividades. Tais sistemas são:

A) circulatório e excretor

B) endócrino e nervoso

C) nervoso e respiratório

D) endócrino e circulatório

E) circulatório e respiratório

Resolução:

Alternativa B

O sistema endócrino atua diretamente com os comandos do sistema nervoso.

Fontes

GUYTON, A.C., HALL, J.E Tratado De Fisiologia Médica 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

ANDREW DAVIES, ASA GH BLAKLEY, CECIL KIDD, Fisiologia Humana. São Paulo, Artmed, 2002. 

Publicado por Lorena Aguiar da Silva

Artigos Relacionados

Articulações
União entre partes rígidas do esqueleto, geralmente permitindo sua mobilidade.
Corpo humano
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do corpo humano. Neste texto, falamos dos níveis de organização do corpo humano e da função de alguns órgãos nele presentes. Falamos ainda a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano, os órgãos presentes nesses sistemas e suas funções.
Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
Ossos do corpo humano
Clique aqui e conheça os 206 ossos do corpo humano. Veja como se chamam, suas funções e como se dividem na formação do nosso esqueleto.
Sistema cardiovascular
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular, aqui! Neste texto, abordaremos os órgãos que fazem parte desse sistema e como ocorre a circulação do sangue.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
Sistema linfático
Neste texto conheceremos melhor o sistema linfático, suas características, seus órgãos relacionados e as funções que desempenha no organismo humano.
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
Sistema respiratório
Aprenda um pouco mais a respeito do sistema respiratório clicando aqui. Neste texto conheceremos os órgãos desse sistema e os movimentos respiratórios.
Sistema tegumentar
Clique aqui e conheça o sistema tegumentar e as partes que o compõem. Veja quais as suas principais funções e como ele atua no funcionamento do corpo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.