Obesidade infantil

Obesidade infantil é uma condição de saúde grave que tem aumentado nos últimos anos. Diversos fatores são responsáveis pelo desenvolvimento desse problema, porém uma alimentação inadequada e o sedentarismo parecem ser duas das principais causas do excesso de gordura corporal.

A obesidade infantil deve ser tratada seguindo-se recomendações médicas. Vale salientar que dietas restritivas e práticas extenuantes de exercícios podem ser prejudiciais, portanto, é importante se informar sobre a melhor maneira de reverter um quadro de obesidade.

Leia mais: Gordura trans – apesar de muito utilizada na indústria, seu consumo pode ser prejudical à nossa saúde

O que é obesidade?

A obesidade, diferentemente do que muitas pessoas pensam, é uma doença grave, a qual se caracteriza pelo excesso de gordura corporal. Trata-se de uma doença crônica não transmissível que pode ser desencadeada por diferentes fatores. Muitas pessoas não dão a devida importância para o ganho de peso em crianças e adolescentes, entretanto, a obesidade aumenta o risco de desenvolver complicações como a hipertensão e o diabetes, sendo importante o acompanhamento médico.

De acordo com o Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, “estudo recente aponta que crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos, e 89% dos adolescentes obesos podem se tornar adultos obesos”. Caso tenha curiosidade sobre o tema do tópico, leia o texto: Obesidade.

Causas da obesidade infantil

A obesidade infantil pode ter diferentes causas, sendo um problema de etiologia multifatorial. Dentre os fatores relacionados com o surgimento desse problema, podemos destacar a alimentação inadequada, o sedentarismo, problemas genéticos e doenças endócrinas. A maioria dos casos de obesidade infantil, no entanto, refere-se ao sedentarismo e aos erros alimentares.

O aumento da gordura corporal pode ter diferentes causas.
O aumento da gordura corporal pode ter diferentes causas.

Atualmente, é muito comum que as crianças sejam sedentárias, ficando muito tempo diante de telas de celulares, computadores, videogames e televisão. Com esse longo tempo de tela, observa-se cada vez menos brincadeiras ao ar livre e práticas esportivas, o que faz com que as crianças tenham pouco gasto energético.

Associado a esse quadro, temos uma alimentação inadequada com a ingestão de alimentos muito calóricos, como frituras, fast food e guloseimas. O desequilíbrio entre o ganho energético e seu gasto faz com que as crianças, e também adultos na mesma condição, ganhem peso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Consequências da obesidade infantil

A obesidade pode ser responsável por outros problemas de saúde em um indivíduo. As repercussões desse problema estão diretamente relacionadas com o tempo e a gravidade de instalação da doença. De modo geral, uma criança obesa apresenta mais riscos de se tornar um adulto obeso e de, consequentemente, desenvolver outros problemas de saúde.

A obesidade infantil é responsável, por exemplo, por provocar problemas ortopédicos, problemas respiratórios, hipercolesterolemia e redução do hormônio do crescimento. Além disso, o indivíduo com obesidade pode enfrentar problemas psicológicos devido à pressão social para se atingir determinados padrões de beleza.

Não podemos nos esquecer também de que a obesidade pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes. Estudos indicam, ainda, que a obesidade é responsável pelo desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Leia mais: Riscos do consumo exagerado de açúcar

Diagnóstico da obesidade infantil

Nos indivíduos adultos, é comum a adoção do IMC para se determinar se uma pessoa está ou não com sobrepeso ou obesidade. Em crianças, o IMC não deve ser avaliado sozinho, estando ele associado aos dados de idade e sexo do indivíduo. Para orientar o monitoramento do estado nutricional das crianças, recomenda-se a análise das Curvas de Crescimento, da Organização Mundial da Saúde. Essas curvas podem ser observadas na Caderneta de Saúde da Criança.

Tratamento da obesidade infantil

Após ser identificada, a obesidade infantil deve ser tratada imediatamente a fim de evitar complicações. O tratamento é individual, sendo fundamental analisar as causas do aumento da massa gorda em um indivíduo. Como, em uma grande parcela dos casos, a obesidade está relacionada com o sedentarismo e a alta ingestão de calorias, o tratamento geralmente inclui aumento de atividades físicas e adoção de uma alimentação mais saudável.

Reduzir o tempo de tela das crianças e estimular a prática de atividades físicas é importante para reduzir a obesidade.
Reduzir o tempo de tela das crianças e estimular a prática de atividades físicas é importante para reduzir a obesidade.

É importante salientar, no entanto, que, diante de um quadro de obesidade, não devemos nunca tentar resolvê-lo com adoção de dietas restritivas e práticas exageradas de exercícios sem que ambas sejam recomendadas por um médico. As crianças estão em uma fase de desenvolvimento e, portanto, devemos ter cuidado com a sua alimentação.

Uma alimentação restritiva pode não resolver o problema da obesidade e também desencadear outros problemas devido à falta de algum nutriente na alimentação daquela criança. A prática exagerada de exercícios também pode ser prejudicial, levando, por exemplo, ao desenvolvimento de lesões. Antes de adotar qualquer medida, converse com o pediatra da criança.

Não podemos nos esquecer também de que a obesidade infantil apresenta outras causas, e, em certas ocasiões, o ganho de peso está relacionado com fatores que vão além da alimentação inadequada e do sedentarismo, sendo fundamental, portanto, o acompanhamento médico.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A alimentação é a forma como conseguimos os nutrientes necessários para nossa sobrevivência.
Alimentação
Entenda o que é alimentação e como ter uma alimentação saudável. Conheça ainda a alimentação vegetariana e vegana, além de ver alguns transtornos alimentares.
O estímulo a uma alimentação saudável deve se iniciar ainda na infância.
Alimentação saudável
Você sabe como ter uma alimentação saudável? Neste texto, traremos algumas dicas sobre alimentação saudável e citaremos alguns erros quando o assunto é alimentação.
o aumento da placa de gordura pode interromper o fluxo sanguíneo, causando infarto do miocárdio ou derrame
Arteriosclerose
A Arteriosclerose é a principal causa de morte no mundo ocidental. Saiba mais sobre ela.
É comum se referir à quantidade de calorias dos alimentos, quando na verdade são quilocalorias
Como se determina o valor calórico de um alimento?
Descubra como se determina o valor calórico de um alimento, o que é caloria e veja as calorias dos nutrientes encontradas nos alimentos.
O câncer pode atingir qualquer órgão e tecido do nosso corpo.
Câncer
Clique aqui e descubra o que é câncer, os principais fatores relacionados ao seu desenvolvimento, seus principais tipos, e conheça os tratamentos mais utilizados.
O diabetes mellitus é uma doença relacionada com o aumento dos níveis de glicose no sangue.
Diabetes mellitus
Aprenda um pouco sobre o diabetes mellitus, uma doença que pode ser bastante grave e gerar complicações se não tiver o acompanhamento adequado.
Dietas e exercícios ajudam na perda de peso
Dietas
Entenda por que as dietas podem ser perigosas caso sejam realizadas sem acompanhamento profissional adequado.
Glaucoma
Clique aqui e acesse nosso texto sobre glaucoma. Neste texto explicaremos o que é a doença e quais seus fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento.
Gordura trans
Você já ouviu falar da gordura trans? Clique aqui, entenda o que significa esse termo e quais danos o consumo dessa gordura pode provocar ao organismo.
Hipertensão (pressão alta)
Você sabe o que é hipertensão? Clique aqui e compreenda melhor esse problema de saúde que pode levar até mesmo à morte.
O IMC é um padrão adotado pela OMS para calcular o grau de obesidade de um indivíduo.
IMC
IMC, Índice de Massa Corporal, cálculo do IMC, como calcular o IMC, emagrecer, obesidade, OMS, saúde, o que é IMC, estética.
Obesidade
A obesidade atinge cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil. Clique aqui e aprenda mais sobre as causas e consequências desse problema de saúde.
O consumo exagerado de açúcar pode desencadear problemas graves de saúde
Riscos do consumo exagerado de açúcar
Conheça os riscos do consumo exagerado de açúcar e entenda por que é fundamental possuir uma dieta equilibrada.
video icon
História
Guerra dos Sete Anos
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco da história da Guerra dos Sete Anos, conflito travado entre diversas monarquias nacionais europeias em torno do controle de regiões de exploração colonial.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?