Hans Christian Oersted

Hans Christian Oersted foi um importante estudioso do século XVIII que abriu caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo.
O experimento de Oersted abriu caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo

Hans Christian Oersted foi um estudioso que nasceu na Dinamarca, no ano de 1777. Filho de um farmacêutico, Oersted cursou Farmácia na Universidade de Copenhague e chegou a trabalhar na Farmácia do Leão, tradicional comércio da cidade.

A partir de 1804, Oersted começou a lecionar física e química na Universidade de Copenhague, tornando-se professor efetivo em 1817. Ele também foi secretário vitalício da Academia de Ciências de Copenhague, cavaleiro da importante Ordem de Dannebrog da Dinamarca e fundador da Sociedade para o Desenvolvimento do Estudo de Ciências e da Escola Politécnica.

Na época de Oersted, os fenômenos elétricos e magnéticos ainda eram compreendidos como independentes, entretanto, a comunidade científica já procurava evidências de uma relação entre magnetismo e eletricidade. Em 1820, Oersted realizou um experimento que comprovou a relação íntima entre os dois fenômenos, abrindo, assim, caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo.

Experimento de Oersted

Ao colocar um fio condutor próximo a uma bússola, Oersted reparou que, na presença de corrente elétrica, a agulha imantada da bússola sofria deflexões. Essas deflexões desapareciam somente quando o fluxo de cargas elétricas era interrompido.

Experimento de Oersted

A única explicação possível para o ocorrido era a de que outro campo magnético estava concorrendo com o campo magnético da Terra, interferindo na posição da bússola. Dessa forma, concluiu-se que as cargas elétricas em movimento estavam gerando o campo magnético que interferia na bússola.

O experimento de Oersted levou à fabricação do Galvanômetro, instrumento composto por uma agulha imantada que sofre deflexões caso exista corrente elétrica fluindo por um circuito qualquer.

Hans Christian Oersted faleceu em 1851 e foi enterrado no Cemitério Assistens, em Copenhague. O estudioso foi largamente homenageado por causa de suas importantes contribuições à ciência. Em Agosto de 2009, o Google comemorou seu nascimento lançando um logotipo temático dedicado ao cientista.