Whatsapp icon Whatsapp

Alasca

O Alasca, que é o maior dos estados dos Estados Unidos, possui características climáticas, econômicas e de ocupação muito distintas dos outros 49 estados.
O Alasca é cheio de peculiaridades
O Alasca é cheio de peculiaridades

O Alasca, cuja capital é Juneau (em homenagem a Joe Juneau, um garimpeiro que encontrou ouro na região), é uma península cujo território faz fronteira com o Canadá. É um dos 50 estados dos Estados Unidos, embora não possua ligação territorial com esse país.

O Alasca foi comprado pelos Estados Unidos em 1867. Na data, o Império Russo recebeu 7,2 milhões de dólares pela venda do espaço. Esse valor foi bastante questionado pelos opositores à compra, que acreditavam ser um mau investimento, já que até então se acreditava que o estado era apenas uma porção de gelo estéril e sem propósito econômico.

As críticas à compra do território cessaram quando, no século seguinte, foram descobertas reservas importantes de ouro, zinco, gás natural, carvão, pedras preciosas e prata. Ainda no final da década de 1960, foi descoberta, no extremo norte do Alasca, a maior reserva de petróleo do continente americano – que se configura na atualidade como a maior fonte de renda do estado. A mineração é a atividade econômica mais importante dessa península gelada.
 

  • Aspectos físicos

O Alasca é bem conhecido pela sua paisagem surpreendente, haja vista a sua vasta extensão territorial, as regiões vulcânicas e montanhosas e o deserto gelado. Denali (ou Mount McKinley) é a montanha mais alta dos EUA, com 6193 metros de altitude. A península alasquiana é banhada pelo Oceano Pacífico.

A taiga, ou floresta boreal (composta por árvores coníferas), pode ser encontrada no interior e no sul. A tundra, vegetação rasteira e muito adaptada às baixas temperaturas, predomina no norte. A tundra é um tipo vegetação composta por musgos e líquens que surge nos breves meses de verão.

O Alasca é cortado pelo rio Yukon, um dos mais extensos da América, com mais de três mil quilômetros de comprimento. O estado também possui milhares de pequenos lagos, especialmente em sua porção central, onde o relevo é marcado por uma vasta planície rebaixada. Nas Montanhas Rochosas e na cadeia de Montanhas do Pacífico, estão as maiores altitudes do relevo. As terras do Alasca são conhecidas por uma expressiva quantidade de geleiras (glaciares), que variam em tamanho e podem chegar a ter até 80 km de extensão.

O Alasca é marcado pela presença de extensas e numerosas geleiras (glaciares)
O Alasca é marcado pela presença de extensas e numerosas geleiras (glaciares)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ocorrência de glaciares em terras alasquianas está ligada à sua localização geográfica no extremo norte do planeta, o que favorece as baixíssimas temperaturas registradas durante quase todo o ano.

O Alasca tem um clima muito frio, e a sua proximidade com o polo norte afeta drasticamente o seu clima e o cotidiano dos habitantes. O extremo norte do Alasca é conhecido como a "Terra do Sol da meia-noite", já que o sol não se põe, proporcionando 24 horas de luz do dia, do início de maio ao início de agosto. Em oposição, o sol não nasce do final de novembro até o final de janeiro.

No norte, o clima é polar e, no sul e litoral, o clima é temperado. As temperaturas médias variam de -24°C a 16°C, dependendo da região e do período do ano.
 

  • Aspectos demográficos

A ocupação do estado do Alasca, desde a sua criação, apresentou notáveis dificuldades. As terras recobertas de neve e gelo inviabilizam em muitos locais a agricultura e a pecuária, além do clima rigoroso para a população. Entretanto, os avanços na tecnologia, transportes e comunicação têm, nas últimas décadas, propiciado aos habitantes desse território um cotidiano mais confortável.

A região sul do Alasca possui floresta de coníferas. No verão, as temperaturas são mais amenas e a atividade pesqueira intensifica-se *
A região sul do Alasca possui floresta de coníferas. No verão, as temperaturas são mais amenas e a atividade pesqueira intensifica-se *

Apesar do gradativo aumento da população, a densidade demográfica do Alasca ainda é a menor dos estados dos Estados Unidos. Isso ocorre em virtude de sua população reduzida: 730 mil habitantes em oposição ao seu vasto território – 1.723.336 km². A distribuição da população, portanto, ocorre de maneira desigual.

Enquanto no norte, onde estão as mais baixas temperaturas, a população é escassa, nas regiões sul e sudeste, há uma maior concentração populacional. As regiões costeiras, onde o clima não é tão rigoroso, são as mais ocupadas. As principais cidades são Juneau (a capital), Anchorage e Fairbanks.

* Créditos da imagem: Florence-Joseph McGinn - Shutterstock.com

Publicado por Amarolina Ribeiro

Artigos Relacionados

Mapa da América do Norte.
América do Norte
América do Norte, Onde está localizada a América do Norte, Quais países fazem parte da América do Norte, O número de habitantes da América do Norte, Outros territórios que fazem parte da América do Norte, Os principais países da América do Norte, As etnias que formaram a América do Norte, Aspectos gerais da natureza da América do Norte, Aspectos gerais da economia da América do Norte.
Temperaturas negativas, baixa umidade e precipitações são características do clima polar
Clima polar
Conheça o clima polar, que apresenta belíssimas paisagens e baixíssimas temperaturas.
Estados Unidos são a nação mais influente do mundo na política, economia, gastronomia e na cultura.
Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
Mapa de localização do Estreito de Bering, entre o Alasca (EUA) e o território russo
Estreito de Bering
Conheça a localização e as principais características do estreito de Bering, uma área marítima que separa a Ásia e a América do Norte.
Tundra
Conheça as características geográficas da tundra, bioma marcado pelas baixíssimas temperaturas. Entenda a diferença entre a tundra ártica e a alpina.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas