Whatsapp icon Whatsapp

Eclipse

O eclipse corresponde a um dos mais admirados fenômenos astronômicos e acontece sempre que um corpo celeste é sobreposto por outro astro ou por uma sombra.
Os eclipses formam um belo espetáculo natural
Os eclipses formam um belo espetáculo natural

Um eclipse, no campo da astronomia, é normalmente definido como o fenômeno em que um astro deixa de ser visível total ou parcialmente durante um período limitado de tempo em razão da presença de outro astro entre ele e o seu observador ou pela sobreposição de uma sombra em um corpo celeste que não possui luz própria. Portanto, qualquer corpo celeste que é naturalmente visível pode passar por um eclipse. No entanto, esse fenômeno é mais notório quando ocorre com os dois principais astros celestes da Terra: o Sol e a Lua.

Quando ocorre um eclipse total ou parcial do sol, temos a ocorrência de um eclipse solar, e quando ocorre um eclipse envolvendo a lua, temos um eclipse lunar. Confira a seguir um esquema simplificado dos tipos especificados:

Esquema dos eclipses lunar e solar
Esquema dos eclipses lunar e solar

Eclipse solar

Conforme o esquema acima, o eclipse solar ocorre quando a lua intercepta a luz solar sobre uma determinada área da Terra. Essa área privilegiada pode visualizar todo o processo em que a Lua “passa na frente” do Sol.

Há, por sua vez, quatro tipos de eclipse solar, a saber:

eclipse solar total: quando toda a zona de iluminação solar é coberta pela lua em um determinado ponto de visão.

eclipse solar parcial: quando apenas parte da luminosidade solar é ocultada pela presença da lua em um determinado ponto ou área.

eclipse anelar ou anular: quando a lua não encobre toda a área do sol, formando um “anel” em volta do satélite natural da Terra. Isso ocorre quando a lua encontra-se um pouco mais afastada da Terra durante o eclipse.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

eclipse híbrido: quando o eclipse é total em alguns pontos de visão onde a sombra é total (umbra) e anelar em outros onde a sombra é parcial (penumbra).

Eclipse lunar

Também é possível observar no esquema anterior o eclipse lunar, que ocorre quando a sombra da Terra é projetada sobre a Lua. Como ela não possui luz própria, acaba por ficar encoberta pela sombra e torna-se invisível ou parcialmente visível, a depender das condições e da forma como fenômeno ocorre.

Eclipse lunar total: ocorre quando a lua posiciona-se totalmente sobre a área da umbra formada pela sombra da Terra, ficando completamente escura.

Eclipse lunar total, com a lua posicionada sobre a umbra
Eclipse lunar total, com a lua posicionada sobre a umbra

Eclipse lunar penumbral: é quando a lua encontra-se totalmente sobre a área da penumbra formada pela sombra da Terra, ficando parcialmente escura.

Eclipse lunar penumbral, com a lua posicionada sobre a penumbra
Eclipse lunar penumbral, com a lua posicionada sobre a penumbra

Eclipse lunar parcial: é quando a lua encontra-se em partes na umbra e em partes na penumbra.

Eclipse lunar parcial, com parte da lua sobre a umbra
Eclipse lunar parcial, com parte da lua sobre a umbra

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Eclipse lunar
Você sabe como um eclipse lunar acontece? Leia o texto e entenda o mecanismo relacionado a esse fenômeno. Conheça também o calendário de eclipses lunares até 2030.
Eclipse solar
Clique aqui, saiba quais são as principais características de um eclipse solar e descubra quando serão suas próximas ocorrências.
Fases da Lua
Veja quais são as quatro fases principais da Lua. Entenda como ocorre a formação delas e do ciclo lunar. Leia mais sobre a ocorrência dos eclipses lunares.
Lua
Saiba quais são as características físicas da Lua. Veja qual é a teoria mais aceita quanto à sua formação. Entenda a influência desse satélite natural no planeta Terra.
Movimentos da Terra
Aprenda mais sobre os movimentos da Terra. Descubra quais são os principais movimentos realizados pelo planeta e suas principais características.
O Sol da Meia Noite
O Sol da Meia Noite, O que é o Sol da Meia Noite, Como ocorre o Sol da Meia Noite, O Sol da Meia Noite e a incidência de sol, O Sol da Meia Noite e a inclinação da Terra, O Sol da Meia Noite e as estações do ano.
Qual a composição da Lua?
Componentes da superfície lunar.
video icon
Química
Dispersões
Dispersão é um sistema formado pela distribuição uniforme de uma ou mais substâncias no formato de partículas no interior de outra substância. A fumaça eliminada pelas fábricas, bastante prejudicial à nossa saúde, é um exemplo de dispersão. As partículas sólidas presentes na fumaça estão dispersas no ar atmosférico.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.