Eclipse
Eclipse é um fenômeno astronômico em que um corpo celeste deixa de ser visível nos céus de maneira total ou parcial. Um eclipse é produzido quando um planeta ou uma lua entra na zona de sombra do outro, impedindo momentaneamente a passagem da luz solar e, por conseguinte, sua visibilidade. Existem dois tipos de eclipse, que são o solar e o lunar. Eles ocorrem quando há o alinhamento entre os três corpos, e enquanto no eclipse solar a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, durante o eclipse lunar é a Terra que está posicionada entre o seu satélite natural e o Sol.
Leia também: Quantas e quais são as fases da Lua?
Resumo sobre eclipse
-
Eclipses são fenômenos astronômicos em que um corpo celeste passa pela zona de sombra do outro e, por causa disso, um deles deixa de ser visível nos céus.
-
Existem dois tipos de eclipse: o solar e o lunar.
-
O eclipse solar acontece quando a Lua fica posicionada entre a Terra e o Sol, encobrindo total ou parcialmente a estrela por alguns minutos.
-
O eclipse lunar acontece quando a Terra fica posicionada entre a Lua e o Sol. Com isso, o planeta projeta sua sombra na Lua, e o satélite fica total ou parcialmente invisível por um período de minutos a horas.
-
O eclipse de Einstein de 1919 ajudou a provar a teoria da relatividade, e se tornou um dos eventos do tipo mais famosos do mundo.
-
Há eclipses em outros planetas, desde que esses planetas apresentem satélites naturais (ou luas) orbitando ao seu redor.
Videoaula sobre eclipse
O que é eclipse?
Eclipse é um fenômeno astronômico caracterizado pela passagem de um corpo celeste (como a Lua e o planeta Terra) na zona de sombra do outro, o que bloqueia a passagem da luz do Sol momentaneamente de maneira integral ou parcial. Por causa disso, um desses corpos deixa de ser visível por um período de tempo que varia na escala de minutos ou horas. Esse movimento que acontece nos céus é, muitas vezes, visível para observadores na superfície terrestre, a depender da sua localização e da posição dos astros.
Quais os tipos de eclipse?
Os eclipses que conhecemos acontecem por causa da interação entre o planeta Terra, o Sol e a Lua, e por isso são classificados em dois tipos: eclipse solar e eclipse lunar.
-
Eclipse solar: acontece quando a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol, projetando a sua sombra parcial ou integralmente sobre a superfície terrestre. Os eclipses solares têm menor duração, e chegam a até 7,5 minutos. Eles acontecem duas vezes ao ano, sempre na fase da Lua nova. Esse tipo de eclipse é classificado em total (todo o Sol é encoberto), parcial (parte do Sol continua visível), anelar (observa-se um anel luminoso contornando a Lua) ou híbrido (junção de dois ou mais tipos) de acordo com a maneira como ele é observado. Saiba mais sobre eclipse solar clicando aqui.
- Eclipse lunar: acontece quando o planeta Terra está posicionado entre a Lua e o Sol. Por essa razão, projeta a sua sombra sobre a superfície lunar. A escala de duração dos eclipses lunares é de minutos até quatro horas, e eles acontecem sempre durante a fase da Lua cheia. Registra-se a ocorrência desse tipo de eclipse também duas vezes ao ano. A depender da posição da Lua na zona de sombra da Terra, classifica-se o eclipse lunar em parcial (parte da Lua continua visível), total (a Lua se torna invisível no céu) ou penumbral (a Lua está na zona de penumbra, e aparece visível mas com a coloração escura). Para saber mais sobre esse fenômeno, clique aqui.
Lista dos próximos eclipses
Próximos eclipses solares |
Próximos eclipses lunares |
29 de março de 2025 |
14 de março de 2025 |
21 de setembro de 2025 |
7 de setembro de 2025 |
17 de fevereiro de 2026 |
3 de março de 2026 |
12 de agosto de 2026 |
28 de agosto de 2026 |
6 de fevereiro de 2027 |
20 de fevereiro de 2027 |
02 de agosto de 2027 |
18 de julho de 2027 |
26 de janeiro de 2028 |
17 de agosto de 2027 |
22 de julho de 2028 |
12 de janeiro de 2028 |
14 de janeiro de 2029 |
6 de julho de 2028 |
12 de junho de 2029 |
31 de dezembro de 2028 |
11 de julho de 2029 |
26 de junho de 2029 |
5 de dezembro de 2029 |
20 de dezembro de 2029 |
1º de junho de 2030 |
15 de junho de 2030 |
25 de setembro de 2030 |
9 de dezembro de 2030 |
Veja também: Curiosidades astronômicas que você precisa conhecer
Eclipses mais famosos do mundo
Os eclipses são eventos astronômicos que se fizeram presentes em momentos muito importantes da história da humanidade. Tanto os eclipses solares quanto os eclipses lunares foram registrados em ocasiões que transformaram o curso da sociedade, ao mesmo tempo que surgiram de maneira a ajudar na promoção de avanços científicos significativos. A seguir, conheça os eclipses solares e lunares mais famosos do mundo:
-
Eclipse de Einstein de 1919: esse eclipse solar foi observado no dia 29 de maio de 1919, e teve duração de 6 minutos e 51 segundos. Visível somente da América do Sul e da África, esse evento proporcionou o estudo da trajetória da luz das estrelas que estavam posicionadas atrás do Sol, permitindo assim a comprovação da teoria da relatividade de Albert Einstein.
- Eclipse chinês de 1302 a.C.: foi um eclipse total do Sol que teve duração de 6 minutos e 25 segundos e aconteceu no ano de 1302 a.C. na China imperial. Uma vez que o Sol era visto por aquela civilização como um símbolo do imperador, um eclipse era sempre interpretado como um sinal de alerta. Existiam determinados rituais a serem performados logo após a ocorrência de um eclipse, os quais tinham como objetivo resgatar o Sol. Um dos protocolos seguidos pelo imperador era a ingestão de refeições veganas depois do término do eclipse.
-
Eclipse de Constantinopla em 1453: um eclipse lunar aconteceu no dia 22 de maio de 1453 durante a tomada da cidade de Constantinopla, evento histórico que ficou mais bem conhecido como a Queda de Constantinopla. Essa era a capital do Império Bizantino, e a ocorrência desse eclipse que durou três horas foi recebida como o cumprimento de uma profecia a respeito do destino da cidade e da organização política que girava em torno dela.
-
Eclipse do nascimento de Maomé no ano 569: o profeta Maomé é a figura mais importante do islamismo, responsável pela fundação dessa vertente religiosa. Os escritos do Alcorão junto de estudos realizados por historiadores indicam a ocorrência de um eclipse total do Sol que teve a duração de 3 minutos e 17 segundos no dia do nascimento de Maomé, em 569. Um evento semelhante aconteceu quando da morte do filho do profeta, Ibrahim, no ano de 610. Entretanto, não havia nenhuma crença ou significado maior associado aos eclipses em dia de nascimento ou morte, conforme estabelecido pelo próprio profeta Maomé.
-
Eclipse da crucificação de Jesus no ano 29: alguns historiadores, tendo como base a astronomia, apontam que um eclipse solar total com duração aproximada de um minuto aconteceu no ano 29 durante a crucificação de Jesus Cristo, o que é descrito nos textos religiosos como o escurecimento do céu durante esse evento tão carregado de simbolismo para as religiões cristãs. Existem, ainda, relatos de que um eclipse total de 4 minutos e 6 segundos ocorreu quando da morte de Jesus Cristo.
Eclipse em outros planetas
O eclipse não é um evento exclusivo do planeta Terra. Outros planetas do Sistema Solar também registram a ocorrência de eclipses, mas existe uma condição para que ele aconteça: a presença de satélites naturais (luas) orbitando ao seu redor. Por isso, os únicos planetas que não possuem luas e, portanto, não têm eclipse são Marte e Vênus.
Curiosidades sobre eclipses
-
Os eclipses solares totais são fenômenos muito raros de serem observados a partir de uma mesma localidade. Embora sua frequência seja de 18 meses, observar um eclipse solar é difícil por causa de uma série de fatores, como o local de observação e o fato de, em boa parte das vezes, as regiões que garantem maior visibilidade serem sobre a superfície dos oceanos.
-
Por causa do movimento de afastamento da Lua com relação à Terra (3,8 cm por ano), haverá um momento em que os eclipses solares totais deixarão de existir.
-
A temperatura da superfície da Lua pode cair até 30º C durante a ocorrência de um eclipse lunar total.
-
O eclipse lunar mais longo do mundo teve duração de 106 minutos, o equivalente a 1 hora e 46 minutos.
Saiba mais: O que sabemos sobre os buracos negros?
Exercícios resolvidos sobre eclipse
Questão 1
(Fatec) Em 2019 comemora-se, em todo o mundo, o centenário das observações astronômicas realizadas na cidade de Sobral (CE), durante o eclipse solar de 29 de maio de 1919. As medidas da deflexão da luz decorrentes das estrelas na borda do Sol constituíram uma prova fundamental para a confirmação da teoria da relatividade geral do físico Albert Einstein.
http://tinyurl.com/y2rn2ptp. Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.
Sobre o eclipse referido, é correto afirmar que:
a) as regiões de eclipse solar total comprovam a Terra ser plana e as de eclipse solar parcial a Lua ser esférica.
b) as regiões de eclipse solar total equivalem às penumbras e as de eclipse solar parcial, às sombras.
c) a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projetando, assim, a sombra da Terra na Lua.
d) o Sol se coloca entre a Terra e a Lua, projetando, assim, a sombra do Sol na Terra.
e) a Lua se coloca entre o Sol e a Terra, projetando, assim, a sombra da Lua na Terra.
Resolução: Alternativa E. O eclipse referido é um eclipse solar, produzido quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol e projeta a sua sombra na superfície terrestre.
Questão 2
(Unilago) Observe a imagem a seguir.
O eclipse lunar, em geral, pode ser observado a olho nu. Com base nos conhecimentos sobre eclipse lunar, considere as afirmativas a seguir.
I. Durante os eclipses lunares, Aristóteles observou que a sombra da Terra sobre a Lua tem borda circular, o que o levou a concluir que a Terra é curvilínea.
II. O eclipse lunar ocorre nas fases de Lua nova ou cheia devido ao alinhamento das duas órbitas, a lunar e a eclíptica.
III. A Lua, ao passar entre a Terra e o Sol, produz regiões de umbra, penumbra e antumbra, ocasionando o eclipse, que pode ser total ou parcial.
IV. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham e o nosso planeta se posiciona entre os dois astros, projetando sombra no satélite.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Resolução: Alternativa B. A afirmativa II está incorreta pelo fato de os eclipses lunares acontecerem na fase da Lua cheia; são os eclipses solares que ocorrem na Lua nova. No caso da afirmativa III, temos três zonas: umbra, penumbra e sombra, as quais produzem eclipses parcial, penumbral e total.
Créditos da imagem
[1] Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
BBC. Como a Lua está tornando dias na Terra mais longos. G1, 13 mar. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/03/13/como-a-lua-esta-tornando-dias-na-terra-mais-longos.ghtml.
GHOSE, Tia. The 7 Most Famous Solar Eclipses in History. Space, 13 nov. 2012. Disponível em: https://www.space.com/18458-famous-solar-eclipses-history.html.
NASA Eclipse Website. Disponível em: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/Ledecade/LEdecade2021.html.
NASA. Solar eclipses: 2021-2030. Disponível em: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/Sedecade/SEdecade2021.html.
NASA Science. Eclipses. Disponível em: https://science.nasa.gov/moon/eclipses/.
RAO, Joe. 10 Surprising Facts About Lunar Eclipses. Space, 27 set. 2015. Disponível em: https://www.space.com/30669-10-surprising-lunar-eclipse-facts.html.