Whatsapp icon Whatsapp

Mundialização

A mundialização é um processo historicamente marcado pela integração econômica e cultural que ocorreu no mundo a partir do desenvolvimento tecnológico da sociedade humana.
Pessoa com a mão sob uma ilustração de várias bandeiras interligadas, representando a mundialização.
A mundialização é um processo de integração econômica e cultural em nível mundial.

A mundialização é um processo marcado pela integração entre as esferas econômica e cultural em nível mundial. Ela ocorre por meio de disseminação das cadeias comerciais e hábitos culturais entre os países do globo. A acentuação dos fluxos e trocas comerciais bem como o estabelecimento de redes de circulação de pessoas, mercadorias e serviços são características da mundialização.

Esse processo tem como objetivo fomentar a integração econômica e cultural em nível mundial. No âmbito econômico, destaca-se o crescimento das chamadas empresas transnacionais, enquanto, no cultural, ressalta-se o aumento do uso das redes sociais. Porém essa integração econômica e cultural não ocorre de forma homogênea em todo o mundo, gerando, assim, como consequência negativa desse processo, o aumento das disparidades sociais.

Leia também: Indústria cultural — uma forma de produzir bens culturais em larga escala visando ao lucro

Resumo sobre mundialização

  • A integração entre as esferas econômica e cultural das sociedades humanas corresponde ao processo de mundialização.

  • As Grandes Navegações e as Revoluções Industriais foram marcos importantes do desenvolvimento da mundialização.

  • A principal característica da mundialização é a integração da economia mundial, especialmente em termos econômicos e culturais.

  • O principal objetivo da mundialização é possibilitar a integração das diferentes sociedades humanas.

  • Um exemplo de mundialização da economia e da cultura é a disseminação de cadeias de alimentação ao redor do globo.

  • A mundialização tem como consequência negativa a ampliação das desigualdades mundiais, marcadas pela diferença econômica e cultural entre os países.

  • A globalização, diferentemente da mundialização, tem enfoque maior nos processos econômicos em nível mundial.

  • A internacionalização, ao contrário da mundialização, designa apenas a disseminação de pessoas, mercadorias e serviços para além das fronteiras nacionais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é mundialização?

A mundialização é um processo econômico, político e social caracterizado pela integração, especialmente da economia e da cultura, em nível mundial. Esse processo foi marcado pelo desenvolvimento tecnológico da sociedade, como o crescimento das cadeias de transporte e comunicação, que fomentou a integração da sociedade humana em nível global.

Exemplo de mundialização

Um exemplo típico da mundialização é a disseminação de grandes cadeias de alimentação, comumente conhecidas como redes de fast-food, que, por meio da atuação em diferentes países do globo, contribuíram para a integração mundial em termos econômicos, em razão do crescimento das redes do comércio global, e também em termos culturais, por causa da expansão de práticas culinárias locais.

Fachadas de restaurantes das principais redes de fast-food, Subway, Burger King e Mc Donalds, em Amsterdã, na Holanda.
A disseminação de grandes cadeias de alimentação é um exemplo de mundialização econômica e cultural. [1]

História da mundialização

A mundialização ocorreu historicamente por meio do desenvolvimento de ferramentas diversas, como os transportes e as comunicações, tecnologias que possibilitaram a integração das sociedades humanas em nível global. São marcos históricos dessa integração o período das Grandes Navegações, a partir do qual o comércio mundial foi fortemente desenvolvido, e, ainda, o processo das Revoluções Industriais, que marcaram a urbanização e industrialização em escala global.

Mais recentemente, com o desenvolvimento dos organismos supranacionais, além da maior integração mundial em termos de comércios e serviços, assim como o crescimento das redes sociais e demais ferramentas de disseminação cultural, a mundialização é uma forte protagonista dos tempos atuais.

Saiba mais: ONU — um dos principais organismos supranacionais que existem na atualidade

Características da mundialização

A principal característica da mundialização é a integração da economia mundial, especialmente por meio do desenvolvimento de ferramentas diversas, que possibilitam maior incorporação das sociedades humanas em termos econômicos e culturais.

Essa integração é possibilitada por meio de outras importantes características, como:

  • maior fluxo de pessoas, mercadorias e serviços;

  • estabelecimento de redes de comércio em nível mundial;

  • desenvolvimento de tecnologias de transporte e comunicação;

  • instituição das grandes cadeias industriais e comerciais;

  • funcionamento de um sistema capitalista, especialmente em suas fases financeira e informacional.

Objetivos da mundialização

O principal objetivo da mundialização é possibilitar a integração das diferentes sociedades humanas, especialmente por meio de aspectos econômicos e sociais, fomentando assim a homogeneidade em nível mundial. Dessa forma, o crescimento econômico e comercial, a disseminação de formas de cultura e o desenvolvimento das redes e fluxos internacionais são objetivos alcançados pela mundialização.

Tipos de mundialização

A mundialização é um processo marcado pela integração econômica, política e social, que envolve especificamente duas esferas.

Mundialização da economia

A mundialização da economia é um processo bastante atual, marcado pela disseminação de empresas e comércios transnacionais ao redor do globo. O desenvolvimento dos transportes a das comunicações possibilitou o aumento dos fluxos e trocas comerciais globais e contribuiu ativamente para o estabelecimento da divisão internacional do trabalho presente no mundo atual.

Inúmeros contêineres em um porto para representar a forma como os transportes contribuem para a mundialização econômica.
O desenvolvimento dos transportes contribuiu para a mundialização econômica.

Mundialização da cultural

A mundialização da cultura corresponde à disseminação de hábitos culturais ao redor do mundo. O crescimento do uso das redes sociais, além de outras formas de entretenimento, como séries e filmes, contribuiu de forma ativa para a disseminação de hábitos culturais locais em nível mundial. O uso de línguas e expressões estrangeiras também é um exemplo desse tipo de mundialização.

Mulher acessando rede social no celular e no notebook como representação da mundialização cultural.
As redes sociais contribuem para a disseminação de hábitos culturais em todo o mundo.

Vantagens e desvantagens da mundialização

O processo de mundialização, como ocorre com os diferentes sistemas em nível mundial, possui vantagens e desvantagens importantes, que impactam diretamente nas esferas econômica, política e social e também na vida dos agrupamentos humanos.

Nesse contexto, pode-se citar como vantagens da mundialização:

  • desenvolvimento dos transportes e das comunicações;

  • aumento do comércio internacional em nível global;

  • facilidade de circulação de pessoas, mercadorias e serviços;

  • crescimento do intercâmbio cultural entre as nações;

  • enriquecimento das economias das nações do mundo.

Por sua vez, destacam-se como pontos importantes em termos de desvantagens da mundialização:

  • crescimento da desigualdade econômica e social;

  • diferença de desenvolvimento entre as nações do globo;

  • impacto ambiental provocado pela integração econômica;

  • aumento da padronização cultural entre os países e sociedades;

  • protagonismo das nações desenvolvidas na economia e na cultura.

Mundialização x globalização

Tradicionalmente, a mundialização e a globalização são tratadas como sinônimos, inclusive nos estudos geográficos, mas algumas perspectivas as consideram como diferentes conceitos:

  • Mundialização: apesar de ela também tratar da integração econômica envolvida pela globalização, tem como destaque a esfera cultural, ou seja, a mundialização também trata da disseminação de hábitos culturais em nível mundial.

  • Globalização: tem um enfoque mais economicista, logo, é um processo fortemente vinculado à integração econômica em nível mundial.

Veja também: Quais são as fases da globalização?

Mundialização x internacionalização

A mundialização e a internacionalização também são termos muito utilizados como sinônimos, mas algumas perspectivas geográficas as consideram como conceitos distintos:

  • Mundialização: refere-se à integração propriamente dita desses processos, em nível mundial, com destaque para as esferas econômica e, principalmente, cultural.

  • Internacionalização: indica apenas o caráter de disseminação de pessoas, mercadorias e serviços para além das fronteiras nacionais.

Crédito de imagem

[1] hanohiki / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Cidades e Globalização
Entenda a relação entre cidades e globalização, compreendendo como o meio urbano transforma-se a partir do processo de internacionalização da economia.
Conceito de globalismo
Entenda o que é globalismo, as principais características dessa teoria, suas variações e as principais críticas direcionadas.
Fases da globalização
Saiba quais são as quatro fases da globalização. Veja detalhes sobre as características de cada uma das fases que compõem o processo de globalização.
Globalização e meio ambiente
Entenda a relação entre globalização e meio ambiente, bem como os problemas e desafios das sociedades com relação ao espaço natural em nível mundial.
Indústrias
Clique e veja o que são e como se classificam as indústrias. Entenda quais fatores atraem sua presença nas cidades e conheça as principais indústrias do mundo.
video icon
Professora ao lado do texto"Vogal temática"
Português
Vogal temática
Vogal temática é a vogal que torna possível a ligação entre o radical e as desinências. Nesta videoaula, aprofundaremo-nos nesse assunto e analisaremos as formas de identificação adequadas desse morfema.