Whatsapp icon Whatsapp

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é um estado localizado no Nordeste do Brasil. O seu território foi alvo de disputa entre portugueses, franceses e holandeses, em razão da sua localização privilegiada, em um ponto extremo do litoral brasileiro. O estado possui um clima Tropical, com temperaturas elevadas e uma grande influência do oceano nas variáveis geográficas.

Na atualidade, o estado possui cerca de 3,5 milhões de habitantes, distribuídos em 167 municípios. A forma de governo estadual compreende os Três Poderes. Em termos de infraestrutura, o estado ainda carece de investimentos em transportes e serviços públicos. Já a sua economia depende da produção de bens primários, como gêneros agrícolas e extração de minerais. O turismo também é um setor importante, muito praticado em razão das belas praias e da rica cultura do estado. São famosas as Festas Juninas e os eventos de Carnaval.

Leia também: Quais são as capitais do Brasil?

Dados gerais do Rio Grande do Norte

  • Região: Nordeste
  • Capital: Natal
  • Área territorial: 52.809 km² (IBGE, 2019)
  • População: 3.534.165 habitantes (IBGE, 2020)
  • Densidade demográfica: 59,9 hab./km² (IBGE, 2010)
  • Fuso: UTC -3
  • Clima: Tropical

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Rio Grande do Norte

A delimitação e o povoamento do Rio Grande do Norte foram iniciados por meio da constituição da capitania do Rio Grande, no ano de 1535. No entanto, nas primeiras décadas, a capitania sofreu várias invasões de povos estrangeiros, principalmente franceses e holandeses, em razão da localização estratégia do território potiguar. O governo português, ciente das invasões e preocupado com a situação, construiu, na região, vários aparatos de segurança, como o Forte dos Reis Magos, na capital estadual, Natal.

Além disso, unificou o território potiguar com outras capitanias, como Pernambuco e Paraíba, a fim de fomentar a influência do poder central. A partir de 1822, por meio da independência do Brasil, o Rio Grande do Norte retornou ao nível de província federal. Nessa época, o estado já estava livre das incursões invasoras.

Dessa maneira, houve um aumento da colonização do território potiguar, que se expandiu do litoral para o interior por meio da agricultura de subsistência. No século XX, o estado continuou tendo uma grande importância geoestratégia, sendo, inclusive, base para as tropas estadunidenses durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Geografia do Rio Grande do Norte

O litoral potiguar reúne belas paisagens, formadas por dunas e vegetações litorâneas.
O litoral potiguar reúne belas paisagens, formadas por dunas e vegetações litorâneas.

O Rio Grande do Norte está localizado no Nordeste do Brasil, é banhado pelo oceano Atlântico e faz divisa com a Paraíba e o Ceará. A influência do oceano é muito grande no estado, como no relevo, clima e vegetação.

O relevo potiguar é dividido em uma extensa planície litorânea que contorna todo o litoral estadual. Além disso, no interior há regiões de planalto, como parte do planalto da Borborema, e também de depressões e chapadas, como a chapada do Apodi. A serra do Coqueiro, no extremo oeste potiguar, é o ponto mais elevado do estado, com cerca de 860 metros de altitude.

o clima do Rio Grande do Norte é o Tropical, sendo do subtipo Tropical Úmido no litoral e, ainda, do subtipo Tropical Semiárido no interior. O Sertão potiguar, por exemplo, tem no clima Semiárido a principal explicação pela escassez de chuvas. A vegetação do Rio Grande do Norte é predominantemente de Caatinga, sendo que no litoral há formações de Mangue, Restinga e Mata Atlântica.

Veja também: Como podemos aproveitar a água da chuva?

Mapa do Rio Grande do Norte

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Divisão geográfica do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte possui 167 municípios. A divisão geográfica do estado foi atualizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017, com base em diferentes critérios de regionalização. O estado possui três regiões geográficas intermediárias e 11 regiões geográficas imediatas. São elas:

Regiões geográficas intermediárias

Regiões geográficas imediatas

Natal

Natal

Santo Antônio - Passa e Fica - Nova Cruz

Canguaretama

Santa Cruz

João Câmara

São Paulo do Potengi

Caicó

Caicó

Currais Novos

Mossoró

Mossoró

Pau dos Ferros

Açu

Demografia do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte possui cerca de 3,5 milhões de habitantes. A maior parte da população do estado está na região metropolitana de Natal, capital e maior cidade estadual em número de habitantes. O estado recebeu alguns imigrantes europeus, em especial portugueses, franceses e holandeses, além de nativos indígenas e populações africanas. Contudo, é tradicionalmente um centro repulsor de população, em razão de questões econômicas e sociais.

A maior parte dos imigrantes potiguares busca no Centro–Sul do Brasil melhores condições de vida. Esse processo tem diminuído nas últimas décadas, mas ainda é muito característico no estado. Na atualidade, a maior parte da população local é urbana e desfruta de índices medianos de qualidade de vida e de renda. As maiores cidades em população do estado, além da capital Natal, são Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

A capital potiguar, Natal, é a maior cidade e um dos principais centros turísticos do Rio Grande do Norte.
A capital potiguar, Natal, é a maior cidade e um dos principais centros turísticos do Rio Grande do Norte.

Economia do Rio Grande do Norte

A economia do Rio Grande do Norte está baseada no setor primário, em áreas como agricultura e extrativismo. O estado produz gêneros agrícolas como cana-de-açúcar e frutas, em especial por meio de irrigação, como melão, abacaxi, mamão e manga. A criação de camarões também gera divisas para o estado. No extrativismo, destacam-se as produções de petróleo e de gás natural, assim como de sal marinho.

A indústria estadual é pouco desenvolvida e baseada em fábricas de vestuário e gêneros alimentícios. Já no setor terciário, destacam-se o comércio e a geração de energia, sendo a matriz eólica a dominante no território potiguar. O turismo é muito desenvolvido no estado, principalmente no litoral.

Acesse também: Qual a diferença entre exportação e importação?

Governo do Rio Grande do Norte

O governo do Rio Grande do Norte é composto pelos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. A esfera executiva é representada pelo governador, a legislativa, pelos deputados e senadores, e a judiciária, pelos tribunais de justiça. O estado do Rio Grande do Norte possui 24 deputados estaduais, oito deputados federais e três senadores.

Bandeira do Rio Grande do Norte

Infraestrutura do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte apresenta uma rede de infraestrutura em modais de transporte pouco desenvolvida. Há o predomínio da matriz rodoviária em detrimento de uma pequena rede de ferrovias. Os portos e aeroportos do estado possuem apenas uma importância local.

Na saúde e na educação, os maiores desafios estão concentrados nas áreas de cobertura das redes, uma vez que esses serviços ainda são escassos nas áreas mais rurais do estado. No entanto, o território potiguar abriga centros de pesquisa importantes nas áreas de medicina e física.

O estado também é um polo de geração de energia eólica, tendo uma das maiores infraestruturas para a geração desse tipo de energia no Brasil.

Cultura do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte apresenta uma cultura diversificada, baseada em atrações folclóricas e na valorização das produções locais. São festejos típicos do estado o Carnaval, a Festa do Caju e as Festas Juninas. No mais, são destaque as festas de cunho religioso. O fandango e o congo são tradições do folclore ainda muito praticadas no interior do estado. Os gêneros musicais mais ouvidos são o forró e o baião.

O artesanato local está baseado na utilização da areia para confecção de objetos de decoração. Já na culinária, são empregados alimentos como camarão, caju, macaxeira e coco. A carne de sol e o cuscuz são pratos típicos do estado. Por sua vez, o esporte mais praticado é o futebol, sendo que o estado abriga clubes futebolísticos de destaque regional.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Alagoas
Clique e veja as características físicas e geográficas de Alagoas e entenda também os fatores históricos, políticos, territoriais e econômicos desse estado.
Ceará
Saiba mais sobre as características geográficas do Ceará. Veja as principais informações sobre o território cearense, sua economia, seu governo e sua cultura.
Maranhão
Clique aqui e conheça a geografia do Maranhão, localizado no Nordeste brasileiro. Descubra mais também sobre a história, economia e cultura do estado.
Bandeira de Natal.
Natal
Saiba mais sobre a história de Natal. Entenda o processo de ocupação da cidade por forças portuguesas e holandesas. Veja dados sobre a população natalense.
Paraná
Conheça os aspectos geográficos do estado do Paraná. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica estadual, assim como sobre o seu desenvolvimento econômico.
Paraíba
Conheça as características do território paraibano. Veja mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Paraíba, assim como sobre as suas tradições culturais.
Pernambuco
Conheça as principais características geográficas de Pernambuco. Veja quais são as principais atividades econômicas, sociais e culturais presentes no estado.
Piauí
Conheça o Piauí, estado brasileiro que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Saiba mais sobre sua geografia, economia, história e cultura.
Sergipe
Conheças as características geográficas de Sergipe. Saiba mais sobre o menor estado em extensão territorial do Brasil. Aprenda um pouco de sua história e cultura.
video icon
Português
Pré-Enem | Os gêneros literários
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre os gêneros literários história e diálogos com a professora Helissa Soares!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas