Classificação dos substantivos

A classificação dos substantivos pode ser feita de cinco formas diferentes: comuns ou próprios, simples ou compostos, primitivos ou derivados, concretos ou abstratos e, por último, podem ser coletivos ou não, de acordo com a formação da palavra e suas características. Essa classe de palavras ainda flexiona em gênero, número e grau.
Leia também: Como é feita a classificação dos adjetivos?
Resumo sobre classificação dos substantivos
- Os substantivos podem ser classificados de cinco formas diferentes.
- Podem ser comuns ou próprios, simples ou compostos, primitivos ou derivados, concretos ou abstratos e, por último, podem ser coletivos ou não.
- São classes de palavras que flexionam em gênero (masculino ou feminino), em número (singular ou plural) e em grau (normal, aumentativo ou diminutivo).
Quais são os tipos de substantivos?
Na língua portuguesa, os substantivos podem ser classificados de diferentes maneiras, de acordo com seus aspectos semânticos (significado) e estruturais (formação). Abaixo, seguem as principais classificações:
-
Comum ou próprio
Um substantivo comum designa seres ou coisas em sentido genérico, sem especificar nomes próprios ou individualizar determinado indivíduo. Esse tipo de substantivo não se refere a um nome específico, mas sim a qualquer membro de uma classe ou grupo de seres, lugares ou coisas.
Um substantivo próprio é aquele que individualiza um ser ou elemento, atribuindo-lhe um nome específico. Diferentemente do substantivo comum, que se aplica a qualquer integrante de um grupo, o substantivo próprio nomeia um indivíduo em particular, distinguindo-o dos demais.
Exemplos:
Substantivo comum |
Substantivo próprio |
homem |
João |
mulher |
Maria |
cachorro |
Rex |
gato |
Garfield |
país |
Brasil |
cidade |
São Paulo |
rio |
Amazonas |
montanha |
Everest |
empresa |
Apple |
time |
Flamengo |
-
Simples ou composto
Um substantivo simples é aquele formado por apenas um radical (ou seja, uma única base de significado). Por apresentarem apenas um elemento na estrutura linguística, esses substantivos se distinguem dos substantivos compostos. Um substantivo composto é aquele formado por dois ou mais radicais, ou seja, mais de uma unidade de significado na mesma palavra. Nesse caso, combina-se mais de um termo para criar uma palavra.
Exemplos:
Substantivo simples |
Substantivo composto |
beijo |
beija-flor |
chuva |
guarda-chuva |
sol |
girassol |
ar |
ar-condicionado |
cobra |
cobra-d'água |
fim |
fim de semana |
tempo |
passatempo |
couve |
couve-flor |
plano |
planalto |
vinho |
vinagre |
-
Primitivo ou derivado
Um substantivo primitivo é aquele que não deriva de outra palavra já existente no idioma. Em outras palavras, sua formação não depende de nenhum termo prévio. Esses substantivos servem muitas vezes como base para a criação de novas palavras, formando substantivos derivados. Um substantivo derivado é aquele que surge de outra palavra já existente no idioma, sofrendo acréscimo de prefixos ou sufixos.
Exemplos:
Substantivo primitivo |
Substantivo derivado |
flor |
florista |
livro |
livraria |
cão |
canil |
peixe |
peixaria |
água |
aquário |
sol |
solstício |
terra |
terrário |
ferro |
ferrovia |
cidade |
cidadania |
rato |
ratoeira |
-
Concreto ou abstrato
Um substantivo concreto é aquele que nomeia seres ou elementos reais ou imaginários cuja existência não depende de outro ser ou conceito para se definir. Um substantivo abstrato representa conceitos, sentimentos, estados ou ações que não têm existência autônoma, dependendo de outro ser ou situação para se manifestar.
Exemplos:
Substantivo concreto |
Substantivo abstrato |
árvore |
amor |
animal |
coragem |
cachorro |
cansaço |
criança |
liberdade |
adulto |
frio |
casa |
calor |
computador |
velhice |
mesa |
infância |
dragão |
peso |
fada |
altura |
-
Substantivo coletivo
Um substantivo coletivo é aquele que, mesmo no singular, se refere a um agrupamento ou conjunto de seres de mesma espécie. Embora seja singular na forma gramatical, designa um grupo completo de elementos.
Exemplos:
Substantivo coletivo |
Conjunto de |
alcateia |
lobos |
enxame |
abelhas |
cardume |
peixes |
manada |
elefantes ou bois |
bando |
pássaros ou animais selvagens |
exército |
soldados |
biblioteca |
livros |
rebanho |
ovelha ou gado |
orquestra |
músicos |
frota |
navios |
Flexão dos substantivos
Os substantivos comumente flexionam por gênero, número e grau.
→ Flexão de gênero dos substantivos
Na língua portuguesa, as flexões de gênero têm uma distinção básica entre masculino ou feminino. Os substantivos podem ser classificados da seguinte forma:
- Substantivo biforme: tem duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Exemplos: “menino” e “menina”, “boi” e “vaca”, “professor” e “professora”.
- Substantivo uniforme: tem apenas uma forma e se subdivide em:
- Comum de dois gêneros: diferencia-se pelo artigo, adjetivo ou por outro determinante que acompanha o termo. Exemplos: “o/a estudante”, “o/a piloto”, “o/a gerente”. Saiba mais sobre esse substantivo clicando aqui.
- Sobrecomum: tem apenas uma forma, não havendo nenhum tipo de diferenciação, independentemente do gênero. Exemplos: “a criança”, “o cônjuge”, “o espírito”, “a testemunha”.
- Epiceno: é usado para animais, não havendo formas diferentes, mas usando “macho” ou “fêmea” para diferenciar o gênero. Exemplos: “a cobra macho” e “a cobra fêmea”, “o escorpião macho” e “o escorpião fêmea”, “a foca macho” e “a foca fêmea”.
→ Flexão de número dos substantivos
A flexão dos substantivos por número é em singular ou plural. Em geral, acrescenta-se a letra S para gerar a forma no plural, mas há diversas exceções. Exemplos: “família” e “famílias”, “pastel” e “pastéis”, “japonês” e “japoneses”, “lápis” e “lápis”, “cartão” e “cartões”, “irmão” e “irmãos” etc.
→ Flexão de grau dos substantivos
A flexão em grau, nos substantivos em português, indica tamanho ou intensidade. Em geral, há três graus:
- Grau normal: é a forma básica do substantivo, sem alteração de tamanho ou intensidade. Exemplos: “casa”, “cachorro”, “mesa”.
- Grau diminutivo: indica redução de tamanho, carinho ou desprezo. Exemplos: “casebre”, “cachorrinho”, “mesinha”.
- Grau aumentativo: indica aumento de tamanho, admiração ou desprezo. Exemplos: “casarão”, “cachorrão”, “mesão”.
Saiba mais: Uso do hífen — como as novas regras afetam substantivos compostos e palavras formadas por derivação
Exercícios resolvidos sobre classificação dos substantivos
Questão 1
(Fepese 2021)
Sobre a classificação dos substantivos, assinale a alternativa correta.
A) Os substantivos compostos são formados por duas ou mais raízes (radicais), a exemplo de: fotografia, vaivém, autódromo, ferrovia.
B) Os substantivos derivados são sempre formados com acréscimo de sufixos: anel > anelar, flor > florir, capim > capinar.
C) Os antropônimos são substantivos próprios que nomeiam lugares: Corumbá, Machu Picchu, Serra do Corvo Branco, Santa Catarina.
D) São exemplos de substantivos concretos: bem-estar, felicidade, prazer, glória, bondade.
E) O substantivo falange é coletivo de cão de caça, como em: “Sorrateiro, apareceu o primeiro cão, depois outros, que formavam uma autêntica e poderosa falange predadora”.
Resposta
Alternativa A.
Questão 2
(Quadrix – Adaptada)
Para responder à questão, leia o texto abaixo.
Investigação da Fifa vê indícios de irregularidades cometidas por Blatter
Em outubro de 2011, funcionários foram premiados com US$ 14 milhões em bônus para a Copa do Mundo 2014.
Investigação interna feita pela Federação Internacional de Futebol informa ter encontrado evidências de violações cometidas pelo ex-presidente da entidade, Joseph Blatter, e pelos ex-secretários gerais Jérôme Valckee e Markus Kattner. Segundo a Fifa, por meio de aumentos salariais, bônus e incentivos, os três enriqueceram em mais de US$ 79 milhões em apenas cinco anos.
Por meio de nota, a Fifa divulgou os resultados, que são ainda preliminares. De acordo com um dos investigadores do caso, Quinn Emanuel, foram aprovadas alterações contratuais problemáticas em favor de Blatter, Kattner e Valcke. "Essas alterações resultaram em pagamentos maciços, no valor de dezenas de milhões de dólares, para os ex-funcionários na forma de salários e bônus entre os anos de 2011 e 2015", disse Emanuel, por meio de nota.
Enriquecimento
Segundo ele, há documentos e provas revelando "um esforço coordenado por três altos funcionários da Fifa para enriquecer através de aumentos anuais de salário e bônus da Copa do Mundo, bem como o pagamento de indenizações indevidas." Em apenas uma das operações citadas pelos investigadores, os três teriam recebido, em 2010, US$ 23 milhões em bônus especiais para a Copa daquele ano, realizada na África do Sul. De acordo com a nota da Fifa, foram atribuídos efeitos retroativos a esses prêmios quatro meses após a conclusão da Copa, "aparentemente, sem uma cláusula contratual subjacente estipulando tais bônus".
Em outubro de 2011, Valcke e Kattner foram premiados novamente com um combinado de US$ 14 milhões em bônus para a Copa do Mundo 2014 e em junho de 2014 receberam outros US$ 15,5 milhões em bônus para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
(http://www.administradores.com.br/)
Veja:
“Em apenas uma das operações citadas pelos investigadores, os três teriam recebido, em 2010, US$ 23 milhões em bônus especiais para a Copa daquele ano, realizada na África do Sul.”
Sobre o trecho, assinale a afirmação correta.
A) A palavra “operações” está flexionada no feminino e no plural.
B) A palavra “ano” não tem gênero definido.
C) Há problemas de flexão de gênero, já que existe um par de substantivo e adjetivo que não combinam em gênero entre si.
D) A palavra “em” classifica-se como substantivo.
Resposta
Alternativa A.
“Operações” é um substantivo que está flexionado no feminino e no plural.
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.
Ferramentas Brasil Escola




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