Tríplice Aliança e Tríplice Entente

A Tríplice Aliança e a Tríplice Entente foram duas alianças militares adversárias que foram criadas no período anterior à Primeira Guerra Mundial e que se enfrentaram durante este conflito. Após completar sua unificação em 1871, o Império Alemão se tornou uma potência econômica e militar na Europa, se aliando ao Impérios Austro-Húngaro e ao Reino da Itália, esta aliança ficou conhecida como Tríplice Aliança.
Preocupados com o poder e a influência alemã, Reino Unido, França e Império Russo também criaram sua própria aliança, a Tríplice Entente. As duas alianças concorriam economicamente, politicamente e iniciaram uma corrida armamentista. Essa “política de alianças”, disputas econômicas e políticas e a corrida armamentista levaram à Primeira Guerra Mundial, onde forças “aliadas” lutaram contra as forças da “entente”.
Leia também: Afinal, quem venceu a Primeira Guerra Mundial?
Resumo sobre Tríplice Aliança e Tríplice Entente
- Tríplice Aliança e Tríplice Entente foram duas alianças militares opostas que lutaram na Primeira Guerra Mundial.
- A Tríplice Aliança foi composta pelo Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e o Reino da Itália.
- No início da guerra, o Império Turco Otomano e a Bulgária aderiram às forças aliadas, também chamadas no conflito de Potências Centrais.
- Fizeram parte da Tríplice Entente o Reino Unido, a França e o Império Russo.
- Durante a guerra diversos países integraram a Entente, entre eles os Estados Unidos e o Brasil.
- As duas alianças militares foram construídas no contexto da Paz Armada.
- No início da Primeira Guerra Mundial o Reino da Itália deixou a Tríplice Aliança e passou para o lado da Entente.
O que foi a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente?
A Tríplice Aliança e a Tríplice Entente foram as duas alianças militares, fundadas antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial, e que se confrontaram na guerra ocorrida entre 1914 e 1918.
Contexto histórico da Tríplice Aliança e Tríplice Entente
A Guerra Franco-Prussiana, encerrada em 1871, foi o último grande conflito europeu e, após o término desta guerra se iniciou na Europa a chamada Bela Época, período marcado por grande desenvolvimento econômico, tecnológico e por relativa paz na Europa.
Mas, esta paz era realmente relativa. Na Bela Época os grandes impérios da Europa estavam no auge da Segunda Revolução Industrial e a busca por mercados consumidores, matérias-primas e fontes de energia, sobretudo carvão e petróleo, geraram uma disputa entre estes impérios, levando-os a uma corrida por colônias na Ásia e na África, no imperialismo do século XIX.

A disputa por colônias e seus recursos gerou uma corrida armamentista e a uma política de alianças, foi neste contexto, de disputas e busca pelo fortalecimento militar, que a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente foram criadas.
Veja também: Quais os principais motivos da Primeira Guerra Mundial?
Qual a diferença entre Tríplice Aliança e a Tríplice Entente?
A Tríplice Aliança e a Tríplice Entente foram duas alianças militares adversárias criadas no período anterior à Primeira Guerra Mundial, na Bela Época, no período também chamado de Paz Armada, uma vez que os impérios europeus não estavam em guerra, mas se preparavam para ela.
A Tríplice Aliança foi fundada em 1882, quando o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e pelo Reino da Itália se uniram. A aliança foi renovada diversas vezes até terminar em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, quando a Itália deixou a aliança militar e passou para o lado adversário.
Em 1891, França e Rússia assinaram um acordo conhecido como Aliança Franco-Russo. No ano de 1904, o Reino Unido e a França assinaram uma série de acordos que levaram à aliança militar que ficou conhecida como Entente Cordiale. Em 1907 foi a vez de Reino Unido e Rússia assinarem seu acordo de aliança militar, a Entente Anglo-Russa. A fundação da Tríplice Entente formalizou a aliança entre França, Reino Unido e Rússia e foi oficialmente criada em 1907.
Países da Tríplice Aliança
- Império Alemão (Alemanha),
- Império Austro-Húngaro (Áustria e Hungria) e
- Reino da Itália (Itália).
Países da Tríplice Entente
- Reino Unido,
- Império Russo e
- França.
Saiba mais: Tratado de Versalhes — famoso acordo que foi considerado um dos motivos da Segunda Guerra Mundial
Exercícios resolvidos sobre Tríplice Aliança e Tríplice Entente
1 - (IBFC) A disputa por mercados consumidores, matérias-primas e metais preciosos na Ásia e África pelas grandes potências europeias em meados do século XIX aumentou concomitantemente o investimento em armamentos para a salvaguarda e soberania destes países. Este contexto, combinado a uma série de fatores, deu início à Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. A respeito deste conflito, assinale a alternativa incorreta.
a) A unificação da Alemanha na segunda metade do século XIX fortaleceu os elos com países como a Rússia, França e Grã-Bretanha, que tinham interesse em compartilhar mercados consumidores e colônias.
b) O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando no dia 28 de junho de 1914, em Saravejo, é considerado um estopim do conflito.
c) Durante o conflito, a Tríplice Aliança (cujas principais forças eram a Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e, em um primeiro momento, Itália) concorria com a Tríplice Entente (Rússia, Grã-Bretanha e França).
d) O Tratado de Versalhes determinou que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por ocasionar o conflito, com necessárias reparações às nações adversárias.
Alternativa A
A Alemanha, após completar seu processo de unificação, se tornou uma potência militar e econômica na Europa. A fundação da Tríplice Entente teve por principal objetivo se contrapor ao avanço do Império Alemão.
2 – (FGV-SP – modificada)

Observe a foto acima. Nela, que é de 1914, ano em que começou a Primeira Grande Guerra, em meio a flores e bandeiras, três potências (França, Rússia e Inglaterra) celebram sua aliança, além de homenagearem a Bélgica, pequeno país que havia sido invadido. Considerando a política internacional da época, assinale a alternativa correta:
a) essa aliança teve como plano principal a invasão da Normandia, no “dia D”.
b) a Inglaterra, após dois anos de guerra, rompeu com essa aliança e passou para o lado alemão.
c) tal aliança, conhecida como Tríplice Entente, saiu-se vitoriosa na guerra.
d) a Rússia foi o país que mais se beneficiou da guerra, por isso saiu dela em 1917.
e) o que ameaçava os países-membros dessa aliança eram propósitos expansionistas do nazismo.
Alternativa C
A Tríplice Entente era composta por França, Reino Unido e Rússia e foi o bloco vencedor da Primeira Guerra Mundial.
Fontes
JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Grande Guerra – O confronto de imperialismo. Editora Atual, Santos, 2002.
GILBERT, Martin. A Primeira Guerra Mundial. Casa da Palavra, São Paulo, 2017.
SONDHAUS, Lawrence. A Primeira Guerra mundial – História completa. Editora Contexto, São Paulo, 2010.
Ferramentas Brasil Escola




Artigos Relacionados

Últimas notícias
Outras matérias


