Whatsapp icon Whatsapp

Grandezas diretamente proporcionais

Duas grandezas são diretamente proporcionais quando uma varia de acordo com a variação da outra, de maneira proporcional e direta.
A velocidade é a razão entre as grandezas espaço percorrido e tempo gasto no percurso
A velocidade é a razão entre as grandezas espaço percorrido e tempo gasto no percurso

Uma grandeza é algo que pode ser medido. As grandezas não são os objetos que podem ser medidos, mas estão ligadas ao tipo de medida que pode ser obtida nesses objetos. Suponha, por exemplo, que a tela de um celular tenha 5,5 polegadas. Isso significa que a medida da diagonal dessa tela é igual a 5,5 polegadas e que a grandeza usada aqui foi o comprimento.

A proporcionalidade entre duas grandezas pode acontecer de duas formas: direta – e as grandezas são chamadas diretamente proporcionais – ou inversa – e as grandezas são chamadas inversamente proporcionais. Para o estudo das grandezas diretamente proporcionais, é importante saber sobre a proporcionalidade entre grandezas, conteúdo que será explicado a seguir.

Proporcionalidade entre grandezas

Duas grandezas são ditas proporcionais se for possível construir duas razões equivalentes entre elas, de medidas distintas e em momentos distintos.

Exemplo: um automóvel move-se a 60 km/h e, em determinado período de tempo, consegue percorrer 240 km. Se esse automóvel estiver a 120 km/h, ele conseguirá percorrer 480 km no mesmo período de tempo.

Nesse caso, foram observadas duas situações diferentes para as grandezas velocidade e distância. Na primeira situação, podemos escrever a seguinte razão entre essas grandezas:

 60 
240

Na segunda situação, podemos escrever a seguinte razão entre essas grandezas:

120
480

Observe que ambas as razões têm como resultado o número 0,25, portanto elas formam a seguinte proporção:

 60 = 120
240   480

Podemos dizer, portanto, que as grandezas velocidade e distância são proporcionais.

Grandezas diretamente proporcionais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando duas grandezas são proporcionais, deve-se avaliar se essa proporcionalidade é direta ou indireta, especialmente para exercícios em que não houver uma das medidas da proporção e é necessário encontrá-la (isso pode ser feito de diversas maneiras, a mais conhecida é a regra de três).

Dadas as grandezas proporcionais X e Y, a variação na grandeza X gera uma variação na grandeza Y, na mesma proporção. No exemplo anterior, do automóvel, ao dobrarmos a velocidade, a distância percorrida também dobrará.

Duas grandezas são diretamente proporcionais quando um aumento na medida da primeira gera um aumento na medida da segunda, ou quando uma diminuição da medida da primeira gera uma diminuição da medida da segunda.

São exemplos de grandezas diretamente proporcionais:

  • Velocidade e distância;

  • Gravidade e peso.

Regra de três

Quando a regra de três envolve grandezas diretamente proporcionais, basta aplicar a propriedade fundamental das proporções (também conhecida como multiplicar cruzado) para transformar a proporção em uma equação com solução facilitada.

Exemplo: um automóvel está movendo-se a uma velocidade de 60 km/h e percorre 240 km em determinado período de tempo. Quantos quilômetros percorrerá a uma velocidade de 90 km/h?

Solução: Aumentando a velocidade, aumentamos também a distância percorrida pelo automóvel. Portanto, as grandezas são diretamente proporcionais. Para solucionar esse problema, basta construir a proporção entre elas e aplicar a propriedade fundamental das proporções:

 60 = 90
240    x 

60x = 90·240

60x = 21600

x = 21600
      60

x = 360

Serão percorridos 360 km.

Publicado por Luiz Paulo Moreira Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Algoritmo da divisão
Aprenda a utilizar o algoritmo da divisão, mais conhecido no Brasil como método da chave.
Consumo de combustível de um automóvel
Clique e aprenda a calcular o consumo médio de combustível de um automóvel por meio de exemplos simples!
Diagonais de um polígono
Clique para conhecer um modo de obter o número de diagonais de um polígono em que não é necessário contá-las uma a uma.
Razão e proporção
Entenda os conceitos de razão e proporção e saiba como aplicá-los. Veja também como calcular razão e proporção e conheça as propriedades da proporção.
Razão entre grandezas diferentes
Clique e saiba mais sobre a razão entre grandezas diferentes: um modo de relacionar medidas de naturezas distintas e analisar os resultados.
Regra de três simples
Saiba quando e como usar a regra de três simples. Veja também como calcular porcentagem utilizando a regra de três simples.
Resolvendo Proporções
Resolvendo proporções pela regra prática.
Segmentos proporcionais
Confira casos em que as duas razões entre quatro segmentos de reta são iguais e, por isso, os segmentos são proporcionais!
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.