Regra de três simples
Regra de três simples é utilizada em problemas que envolvem a relação entre duas ou mais grandezas. Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido. Esses problemas podem ser de ordem direta ou inversamente proporcional e são muito frequentes no cotidiano.
Saiba mais: Regra de três composta: constituída por mais de duas grandezas
Como calcular a regra de três simples?
Para calcular a solução de um problema utilizando a regra de três simples, temos que fazer a razão entre as grandezas e analisar se estas são direta ou inversamente proporcionais. Vamos lembrar como é cada uma delas?
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando o aumento ou diminuição na medida da primeira gera o mesmo na medida da segunda. São exemplos de grandezas diretamente proporcionais:
Dados dois números x e y, dizemos que eles são diretamente proporcionais aos números a e b, se a razão entre eles for igual.
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando o aumento ou diminuição na medida de uma delas faz com que a medida da outra sofra a alteração contrária na mesma proporção. Dados dois números x e y, vamos dizer que eles são inversamente proporcionais aos números a e b, se o produto entre os primeiros for igual ao produto entre os segundos. a · x = b · y |
Exemplos
Exemplo 1 - Uma empresa gasta 6 peças de plástico para produzir um ventilador. Quantas peças são necessárias para produzir 25 ventiladores?
Para resolver esse problema, vamos dispor os dados em uma tabela, a fim de facilitar nossa interpretação.
Peças de plástico |
Quantidade de ventiladores |
6 |
1 |
x |
25 |
Veja que as grandezas são diretamente proporcionais, visto que, quanto mais peças de plástico temos, mais ventiladores confeccionamos. Assim:
Exemplo 2 - Uma empresa de costura com 6 costureiras consegue terminar uma demanda de serviço em 24 dias. A fim de fazer o mesmo serviço com 8 costureiras, quantos dias serão necessários para terminá-lo?
De maneira semelhante, vamos dispor os dados do problema em uma tabela:
Número de costureiras |
Dias de serviço |
6 |
24 |
8 |
x |
Observe que as grandezas são agora inversamente proporcionais, pois quanto mais costureiras temos, menos dias de serviço serão necessários. Precisamos inverter uma das grandezas antes de prosseguir com a conta, veja:
Leia também: Três erros cometidos na regra de três
Como calcular porcentagem com regra de três?
Para calcular porcentagem de algo utilizando regra de três, temos que ter em mente que 100% sempre irão ser equivalentes ao todo e que as razões referentes à porcentagem são constituídas sobre um denominador 100.
-
Exemplo
Um senhor pegou emprestado com um amigo uma quantia de R$ 3.000 para quitar uma dívida no banco. Entretanto esse senhor teve um gasto inesperado com seu carro e gastou a quantia de R$ 600. Quantos por cento esse senhor gastou do total?
3000 ---------- 100%
600 ------------- x
Exercícios resolvidos
Questão 1 - (Unisinos - RS) Sabendo-se que a distância entre duas cidades num mapa, na escala 1: 1.600.000, é de 8 cm, qual é a distância real entre elas?
a) 2 km
b) 12,8 km
c) 20 km
d) 128 km
e) 200 km
Solução:
Sabemos que cada um centímetro no mapa equivale a 1.600.000 centímetros na vida real. Assim:
Resposta: alternativa d
Questão 2 - (Unicamp - SP) A razão entre a idade de Pedro e a de seu pai é igual a dois nonos. Se a soma das duas idades é igual a 55 anos, então Pedro tem:
a) 12 anos
b) 13 anos
c) 10 anos
d) 15 anos
Solução:
Vamos nomear a idade de Pedro por P e a idade do pai de Pedro por C. Logo:
Resposta: alternativa c