Whatsapp icon Whatsapp

Congresso Nacional

O Congresso Nacional é a sede o Poder Legislativo no Brasil, sendo também o representante do Legislativo a nível federal. É formado por Senado e Câmara dos Deputados.
Vista horizontal do edifício do Congresso Nacional, em Brasília.
O Congresso Nacional é o órgão que sedia o Poder Legislativo no Brasil. [1]

Congresso Nacional é o órgão que sedia o Poder Legislativo no Brasil, além de atuar como Legislativo a nível federal. Esse órgão é formado pelo Senado Federal (câmara alta) e Câmara dos Deputados (câmara baixa), sendo considerado, portanto, uma casa bicameral. Está localizado em Brasília.

O Congresso Nacional é presidido pelo presidente do Senado, e as duas casas possuem critérios distintos para eleger os seus membros. Nesse local, os parlamentares atuam legislando (elaborando as leis) e fiscalizando as ações do Executivo.

Leia também: Sistema eleitoral brasileiro como funciona?

Resumo sobre o Congresso Nacional

  • O Congresso Nacional é o órgão que sedia o Poder Legislativo no Brasil.

  • O prédio do Congresso Nacional está localizado em Brasília.

  • O Congresso Nacional é formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.

  • Os parlamentares são eleitos por meio de eleições democráticas.

  • A função do Congresso Nacional é legislar e fiscalizar o Executivo.

O que é o Congresso Nacional?

O Congresso Nacional é o órgão que sedia o Poder Legislativo no Brasil, sendo o representante do Legislativo a nível federal. O prédio do Congresso Nacional está localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e é formado por duas câmaras:

A existência de duas câmaras faz do Congresso Nacional um órgão bicameral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem são os membros do Congresso Nacional?

Essas duas câmaras são formadas por senadores, deputados federais e deputados distritais, possuindo composições distintas. O Senado Federal é composto por 81 senadores, sendo eleitos três por cada uma das 27 Unidades Federativas do Brasil (26 estados e o Distrito Federal).

A Câmara dos Deputados, por sua vez, é composta por 513 deputados, mas cada estado possui um número específico de deputados que é determinado pelo tamanho de sua população. O chefe do Congresso Nacional é o presidente do Senado, uma vez que o presidente da Câmara dos Deputados tem prioridade na linha de sucessão presidencial.

Veja também: Governador — representante responsável pela gestão da Unidade Federativa

Funcionamento do Congresso Nacional

O Congresso Nacional tem cronograma de funcionamento, segundo a legislação brasileira, e os dois períodos legislativos de um ano se estendem:

  • de 2 de fevereiro a 17 de julho;

  • de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Os intervalos entre esses períodos são os recessos legislativos. O funcionamento do Congresso Nacional como um todo é estabelecido pelo Regimento Comum do Congresso Nacional do Brasil, no entanto cada uma das câmaras também possui um regimento interno.

Quais as funções do Congresso Nacional?

Os membros do Congresso Nacional, enquanto representantes do Poder Legislativo a nível federal, têm duas grandes funções: legislar e monitorar as ações realizadas pelo Poder Executivo. No primeiro caso, é no Congresso Nacional que são formuladas a leis brasileiras a nível federal, uma vez que o debate, votação e aprovação das leis acontecem nas duas casas legislativas que formam o Congresso.

Nesse caso, as leis são apresentadas em um projeto de lei, que é debatido nas comissões ou no Plenário para então ser votado. Se o projeto é apresentado primeiro na Câmara dos Deputados, é lá que será votado inicialmente para depois ser votado no Senado Federal. Se for aprovado, vai para o presidente, que pode sancionar ou vetar o projeto.

Naturalmente, durante todo esse processo o projeto de lei pode sofrer inúmeras alterações antes de sua aprovação. Os parlamentares que compõem o Congresso Nacional também devem monitorar o trabalho realizado pelo Poder Executivo, isto é, pelo presidente da República e por seus ministros de Estado.

Os ministros podem ser convocados para prestar esclarecimentos, assim como o presidente, e denúncias podem ser realizadas pelos membros do Congresso Nacional. No caso das finanças, por exemplo, as irregularidades podem ser denunciadas diretamente para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Tanto os deputados quanto os senadores podem conduzir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), uma investigação que é conduzida pelos próprios parlamentares para investigar condutas do Executivo. Caso, essa comissão seja formada por membros das duas casas legislativas, passa a se chamar Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).

O Congresso Nacional também tem a prerrogativa de conduzir a derrubada de um presidente por meio de um processo de impeachment. Caso seja constatada má conduta do presidente durante exercício de sua função, o impeachment pode ser o recurso usado pelos parlamentares. A partir desse recurso, um presidente é retirado de seu cargo forçadamente.

O Senado Federal possui algumas funções que não são competência da Câmara dos Deputados, como, por exemplo, o de sabatinar e aprovar (ou reprovar) os indicados pelo presidente para cargos de grande importância, como o de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Os parlamentares que compõem o Congresso Nacional também são os responsáveis por chancelar decisões importantes tomadas pelo presidente, como o acionamento do estado de exceção — estado de sítio, estado de defesa e intervenção federal.

Por fim, a posição dos parlamentares no Congresso Nacional dá a eles imunidade jurídica, o que significa que os parlamentares não podem ser presos, a não ser em casos de prisão em flagrante para crimes inafiançáveis.

Saiba mais: Como foi o processo de impeachment de Dilma Rousseff?

Quem elege os membros do Congresso Nacional?

Todos os parlamentares do Congresso Nacional foram escolhidos pela população em eleições democráticas. O sistema eleitoral brasileiro estabelece critérios diferentes para a composição de cada uma das casas legislativas do Congresso Nacional.

Eleição dos membros do Senado Federal

No caso do Senado Federal, usa-se o sistema majoritário, em que o candidato mais votado conquista a vaga. É necessária a maioria simples, o que significa que senadores com menos de 50% dos votos são eleitos bastando ter recebido mais votos que os seus adversários. Em uma eleição, renova-se um terço do quadro do Congresso, e na eleição seguinte, renovam-se dois terços.

Eleição dos membros da Câmara dos Deputados

Já para a Câmara dos Deputados, o sistema utilizado é o proporcional. Nesse caso, há um quociente eleitoral que os partidos políticos precisam alcançar para conquistar vagas legislativas e, consequentemente, vagas na Câmara dos Deputados. São eleitos os candidatos mais votados do partido, desde que eles obtenham pelo menos 10% do total de votos que formam o quociente eleitoral. Nesse sistema, nem sempre os candidatos mais votados são os eleitos.

Créditos da imagem

[1] Samuel Ericksen / Shutterstock

Fontes

BURLE, Sílvio. Como funciona o Congresso Nacional. Agência Senado. Senado Federal, 09 set. 2014. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/09/09/como_funciona_o_Congresso_Naciona

CAVALCANTI, Orleanes. Entenda como funciona o cálculo dos quocientes partidário e eleitoral. Tribunal Regional Eleitoral, 20 ago. 2022. Disponível em: https://www.tre-ce.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Agosto/entenda-como-funiona-o-calculo-dos-quocientes-partidario-e-eleitoral

CERQUEIRA, Carolina. Entenda o que é e como funciona o Congresso Nacional. CNN, 29 set. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/entenda-o-que-e-e-como-funciona-o-congresso-nacional/

CONGRESSO NACIONAL. Senado Federal, 2023. Glossário orçamentário. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/congresso/legislacao-e-publicacoes/glossario-orcamentario/-/orcamentario/termo/congresso_nacional_cn

FIGUEIREDO, Danniel; MAIA, Dominique. O que é o Congresso Nacional? Politize, 01 ago. 2022. Disponível em: https://www.politize.com.br/congresso-nacional-o-que-e/?https://www.politize.com.br/&gclid=Cj0KCQiA54KfBhCKARIsAJzSrdryigsYX-2KlmQuR_gVDhzra5jLqMLa6q930JEugzfMtHo7THMdi-waAmXOEALw_wcB

O QUE É? Congresso Nacional, 2023. Disponível em: https://www2.congressonacional.leg.br/visite/o-que-e

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Câmara dos Deputados
Acesse o texto para conhecer sobre a Câmara dos Deputados, a casa que compõe a câmara baixa do Legislativo federal do sistema político brasileiro.
Governador
Clique aqui para entender o que é um governador. Veja as funções desse cargo no Brasil e como a população brasileira escolhe os seus governadores.
Poder Legislativo
Clique para saber mais sobre o Poder Legislativo. Entenda qual é a sua função e como seus representantes são escolhidos.
Presidente da República
Saiba o que significa ser presidente da república e quais as funções do cargo. Descubra como ocorre sua escolha e qual é a linha de sucessão presidencial no Brasil.
Senado Federal
Clique aqui, entenda o que é, como funciona, o que representa e qual a função do Senado Federal e saiba onde está localizado.
Senador
Clique e acesse para saber mais detalhes sobre os senadores, agentes políticos que atuam na Câmara Alta do Congresso Nacional. Entenda suas funções.
Sistema eleitoral brasileiro: como funciona?
Acesse para saber mais sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Entenda os dois sistemas que organizam as eleições: o majoritário e o proporcional.
Três Poderes
Saiba mais sobre o surgimento e a divisão dos Três Poderes e sobre aquele que propôs esse modelo de Estado: Charles Montesquieu.
Vereador
Clique aqui para saber mais sobre o cargo legislativo de vereador. Veja a história das Câmaras Municipais no Brasil, e conheça as funções de um vereador.