Isomeria espacial

A isomeria espacial ou estereoisomeria acontece quando dois compostos apresentam a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana, mas diferem quanto a sua estrutura espacial. Os compostos que apresentam esse tipo de isomeria são chamados estereoisômeros. Existem dois tipos de isomeria espacial: a geométrica (também conhecida como cis e trans) e a óptica.

Leia também: Tipos de isomeria

Isomeria geométrica

A isomeria geométrica acontece em compostos de cadeias abertas com dupla ligação entre carbonos ou ainda em compostos cíclicos que apresentem diferença na disposição geométrica dos compostos ligados aos carbonos da dupla, no caso das cadeias abertas. Também ocorre em pelo menos dois carbonos para os compostos de cadeia fechada. Analisaremos cada um dos casos a seguir.

  • Para compostos de cadeia aberta (alifáticos)

Para que ocorra geometria em compostos alifáticos, eles devem possuir pelo menos uma dupla ligação entre carbonos, e cada um dos carbonos insaturados deve apresentar grupos ligantes diferentes.

No esquema anterior, para que ocorra isomeria geométrica, A deve ser diferente de B, e C deve ser diferente de D. Veja o exemplo:

Na imagem, há o cis-dibromoeteno  à direita e o trans-dibromoeteno à esquerda.
Na imagem, há o cis-dibromoeteno  à direita e o trans-dibromoeteno à esquerda.

Note que, quando os grupos -Br estão no mesmo lado do plano, damos o nome cis ao composto. Já o composto trans apresenta os grupos iguais em lados opostos.

Nesse exemplo podemos perceber mais facilmente a diferença da disposição espacial dos grupos substituintes analisando a posição dos hidrogênios na molécula: quando estão no mesmo plano, trata-se do isômero cis; quando estão em planos opostos, trata-se do isômero trans.

Leia também: Isomeria E-Z

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Para compostos cíclicos

Para que ocorra isomeria geométrica nos compostos cíclicos, basta que pelo menos dois carbonos do ciclo apresentem grupos ligantes diferentes. Veja o exemplo:

Note que ocorre uma mudança na posição dos grupos ligantes do anel, o que permite classificar os isômeros em cis e trans. Quando os ligantes iguais estão no mesmo plano, trata-se do isômero CIS, e quando os ligantes iguais estão em plano opostos, trata-se do isômero TRANS.

Para compostos cíclicos, o plano que devemos analisar é o do próprio ciclo, uma vez que não é necessária a presença de ligações duplas para estabelecer a diferença entre os isômeros.

Caso queira saber mais sobre o assunto, acesse nosso texto: Isomeria em compostos cíclicos.

Isomeria óptica

A isomeria óptica acontece em compostos que apresentam carbonos assimétricos, isto é, possuem quatro ligantes diferentes, e está associada ao comportamento desses compostos quando submetidos a um feixe de luz polarizada.

A presença do carbono assimétrico na molécula permite que existam duas moléculas diferentes, sendo uma a imagem especular da outra e não sobreponíveis. Eles são chamados de isômeros ópticos.

Por ter quatro ligantes diferentes, a molécula apresenta isomeria óptica.
Por ter quatro ligantes diferentes, a molécula apresenta isomeria óptica.

As moléculas que são isômeros ópticos possuem a propriedade de desviar o plano da luz polarizada e são chamadas opticamente ativas. Quando o plano é desviado para o lado direito, chamamos o isômero de dextrogiro (d); quando é desviado para a esquerda, chamamos de levogiro (l). Os isômeros opticamente ativos desviam o plano da luz no mesmo ângulo, porém em sentidos contrários.

Veja também: O que é um carbono assimétrico ou quiral?

Exercícios resolvidos

Questão 1 — (UERJ) Observe abaixo as fórmulas estruturais espaciais dos principais compostos do óleo de citronela, produto empregado como repelente de mosquitos.

Considerando essas fórmulas estruturais, a quantidade de compostos que apresentam isômeros espaciais geométricos é igual a:

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Resolução: Letra a. Para que ocorra geometria em compostos alifáticos, eles devem possuir pelo menos uma dupla ligação entre carbonos, e cada um dos carbonos insaturados deve apresentar grupos ligantes diferentes. Ademais, apenas na molécula do geraniol são encontradas tais ocorrências, conforme demarcado na imagem seguinte.

Questão 2 — (UEG) A estrutura a seguir representa a morfina, um fármaco com alto poder analgésico utilizado em casos de dores severas, e em cuja molécula existe a presença de carbonos quirais (carbonos estereogênicos).

Analisando a estrutura da morfina, constata-se que o número de carbonos quirais presentes é igual a

a) 2

b) 3

c) 5

d) 4

e) 6

Resolução: Letra c. Os carbonos quirais, também chamados de carbonos assimétricos, são carbonos que possuem quatro ligantes diferentes. A seguir estão identificados (C*) os cinco carbonos assimétricos encontrados na estrutura da morfina:

Questão 3 — (UERJ — adaptada) Um mesmo composto orgânico possui diferentes isômeros ópticos, em função de seus átomos de carbono assimétrico. Considere as fórmulas estruturais planas de quatro compostos orgânicos, indicadas na tabela.

O composto que apresenta isomeria óptica é:

a) I

b) II

c) III

d) IV

Resolução: Letra a. A isomeria óptica ocorre em compostos que apresentam carbonos assimétricos, ou seja, carbonos que possuem quatro ligantes diferentes. Essa configuração só é encontrada no composto I.

Publicado por Victor Ricardo Ferreira
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A ribose apresenta diastereoisômeros por apresentar mais de um carbono quiral
Como contar os diastereoisômeros?
Aprenda como contar o número de diastereoisômeros presentes em um composto orgânico. Esse procedimento é baseado na determinação da quantidade de isômeros opticamente ativos, os quais estão relacionados com a quantidade de carbonos quirais existentes nas moléculas dessas substâncias. Clique e saiba mais!
O propanal é um exemplo de substância em que não identificamos um carbono quiral
Como identificar um carbono quiral
Clique aqui e aprenda macetes e regras importantes para identificar um carbono quiral tanto em cadeias fechadas quanto em cadeias abertas. Os exemplos que selecionamos para você vão auxiliá-lo na maneira correta de identificar os quatro ligantes de um carbono quiral, os quais são obrigatoriamente diferentes.
Os dois compostos de cima são diastereoisômeros e os de baixo são enantiômeros
Diferença entre diastereoisômeros e enantiômeros
Entenda a diferença entre diastereoisômeros e enantiômeros, um aspecto importante do estudo da isomeria espacial ou estereoisomeria.
A Estereoisomeria apenas pode ser entendida por meio de fórmulas espaciais.
Estereoisomeria ou Isomeria Espacial
Estereoisômeros são compostos que se diferem apenas pela configuração das moléculas, isto é, pelo arranjo espacial dos átomos.
Exemplo de tautomeria: equilíbrio aldoenólico em uma solução de aldeído acético
Isomeria Dinâmica ou Tautomeria
Entenda como ocorre a isomeria constitucional dinâmica, ou tautomeria, um tipo de isomeria de função.
O isômero (Z)-9-tricoseno é o feromônio da mosca doméstica que atrai os machos. Já o isômero (E)-9-tricoseno não possui nenhum efeito
Isomeria E-Z
Entenda o que é a isomeria E-Z e quando você deve usar esse sistema de nomenclatura para isomeria geométrica no lugar da cis-trans.
Imagem de isômero cis do 1,2-dimetilciclopentano
Isomeria Geométrica em Compostos de Cadeia Fechada
Veja quais são as condições necessárias para que a isomeria geométrica ocorra em compostos de cadeia fechada e observe um exemplo.
O metâmero 1,4-dioxana (estrutura na imagem) é carcinogênico e pode aparecer em alguns cosméticos
Isomeria de Compensação ou Metameria
Conheça a metameria, um caso particular de isomeria de posição.
O 1,2-dicloropropano é um exemplo de composto cíclico que realiza isomeria geométrica cis-trans e isomeria óptica
Isomeria em compostos cíclicos
Veja quais são os casos de isomeria em compostos cíclicos tanto na isomeria constitucional (plana) quanto na estereoisomeria (espacial).
Isômeros geométricos possuem propriedades químicas distintas. Na figura, o ácido maleico pode se transformar no anidrido, mas o ácido fumárico não
Isomeria geométrica cis-trans
Entenda as características necessárias para a ocorrência da isomeria geométrica ou cis-trans e como ela influencia nas propriedades físicas e químicas dos compostos.
Isomeria óptica
Clique e saiba mais sobre o fenômeno da isomeria óptica. Conheça os tipos, confira exemplos e resolva exercícios sobre o tema.
O ácido lático apresenta isômeros opticamente ativos
Isômeros opticamente ativos
Clique aqui e saiba o que são isômeros opticamente ativos, substâncias orgânicas capazes de polarizar e desviar o plano de luz. Conheça ainda os outros nomes desse grupo de moléculas orgânicas e descubra como elas atuam na polarização e no desvio do plano da luz para a direita ou para a esquerda.
Modelos moleculares dos dois isômeros ópticos do aminoácido alanina
Tipos de isomeria
Conheça todos os tipos de isomeria e as suas ocorrências.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?