Whatsapp icon Whatsapp

Como é feito o leite condensado?

Leite condensado é uma mistura semilíquida formada por leite e açúcar que é submetida a um processo de evaporação e resfriamento.
O leite condensado é uma mistura de consistência semilíquida
O leite condensado é uma mistura de consistência semilíquida

O leite condensado é um produto de origem europeia, mais precisamente, inventado na França por Nicolas Appert. Essa mistura foi introduzida no Brasil no século XIX e tem como principal marco o fato de ter modificado as práticas culinárias de produção de doces da época.

Atualmente, o Brasil detém o título de maior consumidor mundial de leite condensado, consumo que ultrapassa a casa de 200 mil toneladas por ano, principalmente porque o esse produto foi incorporado a diversas receitas na doçaria.

O leite condensado é o ingrediente principal do pudim
O leite condensado é o ingrediente principal do pudim

Desde o início, a grande utilização do leite condensado na prática da doçaria deveu-se ao fato de ele promover uma melhor textura e palatabilidade (realça o sabor) do produto final. Entre os produtos que incorporaram o leite condensado, podemos citar: pudins, sorvetes, tortas, brigadeiro, cocada e canjica.

Torta que tem o leite condensado entre os ingredientes
Torta que tem o leite condensado entre os ingredientes

O brigadeiro é um doce originalmente brasileiro e é feito com leite condensado
O brigadeiro é um doce originalmente brasileiro e é feito com leite condensado

O produto leite condensado foi patenteado em 1856, pelo norte-americano Gail Borden. Um de seus maiores produtores no século XIX foi a indústria do doutor Henri Nestlé, cuja marca foi responsável por introduzir o produto no Brasil.


Definição

Define-se leite condensado como um produto obtido pela eliminação parcial da água do leite e consequente adição de açúcar, cuja composição padrão é dada nas seguintes medidas:

  • Gordura do leite – mínimo 8%;

  • Extrato (componentes sólidos) seco do leite – mínimo 28%;

  • Proteínas do leite no extrato seco desengordurado – mínimo 34%.


Matéria-prima

A matéria-prima básica para a produção do leite condensado é o leite. Porém, alguns aspectos dessa substância são primordiais para a obtenção de um bom leite condensado. Entre eles, temos:

  • Estabilidade das proteínas do leite, aspecto avaliado pela resistência dessas proteínas ao calor;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Presença de esporos bacterianos resistentes ao calor;

  • Presença ou não de enzimas psicotróficas (enzimas que degradam o leite).


Etapas do processo de produção do leite condensado

  • Centrifugação

A centrífuga é um equipamento que faz a mistura girar 360o
A centrífuga é um equipamento que faz a mistura girar 360o

Inicialmente, o leite é acondicionado em uma centrífuga, com a qual os materiais de maior densidade serão depositados no fundo do recipiente.

  • Filtração

Após a realização do processo de decantação na centrífuga, o leite é filtrado para terminar a retirada de partículas suspensas (impurezas).

  • Pasteurização

Etapa em que o leite é aquecido até uma temperatura de 75 oC e, logo em seguida, resfriado bruscamente para a eliminação de microrganismos.

  • Tratamento térmico

Nessa etapa, o leite é colocado em um equipamento denominado trocador, no qual será aquecido em baixa temperatura (82 ºC) por 10 minutos, ou em temperatura elevada (116 ºC) durante 30 segundos.

Os objetivos do tratamento térmico são:

- Promover uma maior viscosidade ao produto final;

- Estabilizar as proteínas do leite;

- Promover a precipitação de sais de cálcio presentes no meio.

Observação: Quanto maior o tempo do tratamento térmico, maior a viscosidade do produto final.

  • Adição do açúcar

Etapa do processo de produção do leite condensado em que o açúcar sacarose é adicionado ao leite, com uma concentração em torno de 170 g/L a 180 g/L. A importância desse procedimento está no fato de que a concentração de açúcar evita a proliferação de microrganismos. A adição de açúcar também pode ser realizada antes do tratamento térmico.

A mistura de leite com açúcar é colocada em um equipamento denominado concentrador, no qual será submetida a um aquecimento de 70 oC até que cerca de 60% a 65% da água seja vaporizada.

Quando a temperatura chega a 30 oC, ou 33 oC, é adicionada lactose em pó para evitar que, ao final da produção, ocorra a formação de cristais de açúcar. Por fim, realiza-se o resfriamento súbito até 18 oC.

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Alergia à proteína do leite de vaca
Você já ouviu falar em alergia à proteína do leite de vaca? Clique aqui e saiba mais a respeito dessa importante alergia alimentar.
Coloides ou Dispersões Coloidais
Conheça os coloides: dispersões que parecem ser soluções verdadeiras, mas que no microscópio vemos que na verdade são heterogêneas, como o caso do leite e do sangue.
Gorduras do Leite
Conheça as gorduras presentes no leite, como elas são responsáveis por características do leite, o porquê de sua cor e como elas atuam no desenvolvimento das crianças.
Leite
Quer saber mais sobre o leite e sua importância no início da nossa vida? Clique aqui e saiba mais sobre esse alimento produzido por mamíferos.
Os experimentos de Pasteur
Clique aqui e conheça o experimento de Pasteur, o cientista que derrubou de vez a teoria da abiogênese.
Propriedades do leite
Existem propriedades no leite que são essenciais para os mamíferos. Clique e entenda!
Riscos do consumo exagerado de açúcar
Saiba sobre os riscos do consumo exagerado de açúcar. Descubra quais são as doenças que podem ser causadas pelo excesso desse carboidrato no nosso organismo.
Separação de misturas heterogêneas
Filtração, decantação, ventilação, sublimação, separação magnética, misturas heterogêneas, filtro de algodão, filtro de papel, filtro de porcelana, limalha, pó de enxofre.
Separação de misturas homogêneas
Destilações que permitem separar dois líquidos miscíveis.
Tipos de açúcares
Carboidratos, hidratos de carbono, Oses, monossacarídeos, hidrólise, glicose, frutose, Osídeos, açúcares hidrolisáveis, dissacarídeos, polissacarídeos, monossacarídeos, sacarose, lactose, maltose.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.