Lactose

A lactose é um açúcar (carboidrato) presente em todo leite de origem animal. É formada pela associação de glicose e galactose e é capaz de sofrer a reação de Maillard.

A lactose é uma substância orgânica sólida presente no leite e em seus derivados. Pertence ao grupo bioquímico (substâncias fundamentais para a constituição estrutural dos organismos vivos) dos glicídios ou carboidratos e é um dissacarídeo formado pela interação entre uma molécula de glicose e outra de galactose.

Fórmula estrutural da glicose

Fórmula estrutural da galactose

Analisando a estrutura química da lactose, podemos perceber que nela existem as funções orgânicas álcool (grupo OH ligado a carbono saturado) e éter (oxigênio ligado ao mesmo tempo a dois átomos de carbono).

Fórmula estrutural da lactose

Características gerais da lactose

• É solúvel em água, mas menos que outros açúcares;

• Em temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido;

• Como apresenta apenas ametais (carbono e oxigênio) e hidrogênio em sua composição, as ligações químicas que unem seus átomos são covalentes;

• Como é formada por ligações covalentes, é um composto molecular;

• Sua fórmula molecular é C12H22O11;

• Sua massa molar é igual a 342 g/mol;

• Suas moléculas interagem entre si por meio de ligações de hidrogênio, já que apresenta vários grupos OH;

• Apresenta boa solubilidade (21,6 g a cada 100 mL de água) em água por realizar com esta ligações de hidrogênio.

Reação química envolvendo a lactose (Reação de Maillard)

A lactose, assim como outros compostos bioquímicos, como aminoácidos, proteínas e peptídeos, quando submetida a um tratamento térmico (cozimento) passa por um processo químico denominado de reação de Maillard.

Equação que representa a reação de Maillard

A reação de Maillard foi descrita pela primeira vez no ano de 1912 pelo químico francês Louis-Camille Maillard. Nessa reação, compostos que possuem grupo amina (peptídeos, aminoácidos e proteínas) interagem com agentes redutores (como a lactase) na presença de calor, formando polímeros denominados de melanoidinas, os quais conferem ao produto um aspecto escuro.

Entre os fatores que podem influenciar a reação de Maillard, temos:

• Temperatura;

• Tempo do aquecimento;

• pH;

• Tipo de grupo amina;

• Tipo do açúcar redutor;

• Teor de umidade;

• Presença de sulfito.

Utilizações da lactose

• É uma importante fonte de energia para o organismo;

• Na indústria alimentícia, sua fermentação é utilizada para a fabricação de queijos e iogurtes;

• A lactose não fermentada é utilizada pela indústria alimentícia para a fabricação de sopas, misturas de especiarias e bebidas;

• Na indústria farmacêutica, ela é comumente utilizada em formulações como excipiente (para completar o volume ou espaço) em cápsulas e comprimidos.

Para saber mais a respeito da intolerância à lactose, clique aqui!

A lactose é o açúcar natural do leite
Publicado por: Diogo Lopes Dias
 Molécula
Massa Molecular e Massa Fórmula
Massa molecular, Massa Fórmula, composto iônico, Massas atômicas, ligações covalentes, massa atômica do carbono, moléculas, íons, fórmula das substâncias, ligações iônicas.
Intolerância à lactose: incapacidade de digerir a lactose, devido à deficiência ou ausência da enzima lactase.
Intolerância a Lactose
Intolerância à Lactose, incapacidade de digerir a lactose, sintomas da intolerância à lactose, o diagnóstico da intolerância à lactose, o tratamento da intolerância à lactose, tipos de intolerância à lactose.
Corantes comestíveis normalmente provocam intolerância alimentar.
Intolerância alimentar
Intolerância alimentar, o que é intolerância alimentar, a diferença entre alergia alimentar e intolerância alimentar, como ocorre a intolerância alimentar, como conviver com a intolerância alimentar.
O vinho só é fabricado graças à fermentação
Fermentação
Entenda o processo de fermentação e como essa via de produção de energia é importante economicamente.
A diabetes melitus é regulada com a aplicação de insulina.
Glicose e diabetes
Carboidrato, glicose, hipoglicemia, dextrosol, soro glicosado, melitus, insipidus, hiperglicemia, deficiência de insulina, pâncreas, metabolismo da glicose, produção do hormônio insulina, diabético, alterações neurológicas e circulatórias, hormônio antidiurético, disfunção na glândula hipófise.
Coeficiente de solubilidade
O que representa em uma solução e como calculá-lo?
Dependendo da quantidade de solvente e de soluto, das condições de temperatura, de pressão e da natureza do solvente, a saturação das soluções varia
Solubilidade e Saturação
Nesse texto você verá o que são soluções saturadas, insaturadas e supersaturadas e conceitos relacionados à solubilidade e à saturação de soluções químicas.
Embora tenham a mesma fórmula molecular e ambas sejam glicídios, a frutose e a glicose são oses de classes diferentes.
Classificação dos Glicídios
Conheça a classificação dos glicídios, que apresenta como critério principal a ocorrência ou não de hidrólise de seus compostos.
Para limpar as mãos sujas de graxa, utiliza-se a gasolina, pois ambas são substâncias orgânicas apolares
Solubilidade dos Compostos Orgânicos
Você sabe por que o etanol consegue se misturar tanto em água como em gasolina? Isso é explicado pelos fatores que determinam a solubilidade dos compostos orgânicos.