Whatsapp icon Whatsapp

Leite

Leite é uma secreção produzida pelas glândulas mamárias e que se caracteriza por ser um alimento bastante nutritivo e com vários componentes importantes.
Copo e jarra com leite em cima de mesa.
O leite é um produto produzido por mamíferos e que faz parte da dieta de crianças e adultos da nossa espécie.

O leite é uma secreção de cor esbranquiçada produzida pelos mamíferos. Trata-se de um produto complexo que apresenta uma série de nutrientes importantes para o desenvolvimento inicial dos filhotes dos animais desse grupo de vertebrados. No leite são encontrados componentes como água, lipídios, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

Em seres humanos, o leite materno deve ser o único alimento ofertado nos primeiros seis meses de vida. Nesse momento, não é necessário fornecer outros alimentos à criança, nem mesmo água. Após os seis meses, no entanto, o leite materno deve ser complementado com outros alimentos.

O aleitamento materno garante uma série de benefícios à criança, protegendo-a contra infecções e diarreias, diminuindo o risco do desenvolvimento de hipertensão, colesterol e diabetes e reduzindo a chance de obesidade.

Leia também: Dicas para uma alimentação saudável

Características do leite

O leite é uma secreção produzida pelas glândulas mamárias, presentes nos animais conhecidos como mamíferos. Essa secreção é fornecida para os filhotes de mamíferos após o nascimento, permitindo que eles cresçam e se desenvolvam.

O leite é um produto complexo, formado por diferentes moléculas. São alguns dos seus componentes:

Em relação aos lipídios, os triglicerídeos são os compostos encontrados em maior quantidade. A composição e a quantidade de triglicerídeos do leite, no entanto, variam entre as espécies de mamíferos.

No que diz respeito às proteínas, podemos citar a caseína e a lactoalbumina. Em relação aos carboidratos, o principal é a lactose. Cálcio e fósforo aparecem como os principais minerais. Todas as principais vitaminas estão no leite. Vale salientar que a dieta influencia direta e indiretamente na composição do leite produzido por um animal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Benefícios do leite

Os seres humanos são animais que consomem leite mesmo após o desmame da mãe. Apesar de seu consumo não ser essencial por toda a vida, o leite pode ser um alimento bastante nutritivo e com grandes benefícios à saúde dos seres humanos. Veja, a seguir, alguns benefícios do leite:

  • O leite fornece uma série de nutrientes importantes, tais como proteínas, carboidratos, lipídios e sais minerais, como cálcio.

  • O leite atua na melhoria da densidade óssea. Ele e seus derivados são os principais responsáveis pelo cálcio fornecido ao organismo. Por garantir a melhoria da densidade óssea, o leite, consequentemente, promove uma prevenção contra a osteoporose e o risco de fraturas na vida adulta.

  • Alguns estudos têm demonstrado relação entre o consumo de leite e seus derivados e a prevenção contra doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, hipertensão e alguns tipos de câncer.

  • As proteínas presentes no leite promovem um pequeno aumento na liberação do hormônio insulina, sendo, portanto, um alimento benéfico no controle do diabetes.

  • O leite também pode ser um grande aliado no controle do peso. Isso se deve, entre outros fatores, ao fato de o alimento ser rico em proteínas, o que pode contribuir para o aumento da saciedade.

Leia também: Importância do cálcio para o organismo

Malefícios do leite

É importante deixar claro que a ingestão de leite por adultos é uma questão bastante polêmica. Entre os pontos negativos relacionados ao seu consumo, alguns autores apontam que ele está muito relacionado com alergias e também provoca o aumento de secreções mucosas, o que pode, por exemplo, intensificar os sintomas da rinite. Além disso, outro problema relacionado ao leite é a intolerância à lactose, a qual provoca uma série de sintomas desagradáveis.

  • Alergia à proteína leite de vaca

Algumas pessoas, ao consumirem leite de vaca, apresentam uma reação adversa conhecida como alergia à proteína do leite de vaca (APLV). A APLV é uma alergia alimentar, portanto, envolve mecanismos imunológicos. Manifesta-se por meio de sintomas como vômitos, diarreia, irritabilidade, cólica, urticária, dermatite atópica e rash cutâneo. Destaca-se por ser a alergia alimentar mais comum na infância, e seus sintomas são observados principalmente durante o primeiro ano de vida do indivíduo.

  • Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é um problema que se caracteriza pela incapacidade do indivíduo de digerir a lactose, um carboidrato presente no leite. Essa incapacidade é resultado de uma ausência ou deficiência de uma enzima chamada lactase, capaz de decompor a lactose. Essa ausência ou deficiência pode ser resultado de problemas genéticos, doenças intestinais ou ainda devido a uma redução da produção da enzima como consequência do envelhecimento.

A intolerância à lactose produz sintomas como dores abdominais, náuseas, diarreia, desconforto e gases. A intensidade dos sintomas varia de uma pessoa para outra e também está relacionada com a quantidade de leite ingerido. O controle da alimentação é fundamental para evitar que os sintomas surjam.

Leia também: Como se determina o valor calórico de um alimento?

Leite materno

O leite materno é um alimento produzido naturalmente pelo corpo da mulher e fundamental para o desenvolvimento inicial do bebê. Tem uma composição complexa, apresentando, por exemplo, água, lipídios, proteínas, carboidratos, sais minerais e vitaminas. Não podemos deixar de mencionar que o leite humano é rico em fatores imunológicos, agentes anti-inflamatórios, enzimas digestivas, fatores de crescimento e hormônios.

  • Variação da cor do leite materno

Durante a mamada, pode-se observar a variação da cor do leite humano. No início, o leite materno lembra água de coco, destacando-se por ser rico em anticorpos. À medida que a mamada ocorre, o leite passa a apresentar uma cor branca opaca devido ao aumento da proteína caseína. No final da mamada, ele então se torna mais amarelado, pois, nesse momento, observa-se maior quantidade de gordura.

O leite do final da mamada, também chamado de leite posterior, garante saciedade ao bebê. O leite varia ainda sua coloração devido à alimentação, como uma rica em betacaroteno, e ao uso de determinados medicamentos.

  • Benefícios do leite materno

O leite materno deve ser fornecido logo após o nascimento do bebê e deve ser o único alimento da criança durante seus primeiros seis meses de vida. Nesse tempo, a criança não precisa de água ou outro alimento para seu desenvolvimento, uma vez que o leite fornece todos os nutrientes necessários para o início da sua vida.

Após os seis meses, no entanto, o aleitamento materno deixa de ser exclusivo e passa a ser complementado com outros alimentos. O leite ainda poderá ser ofertado até os dois anos ou mais.

Aleitamento materno
O leite materno é o alimento ideal para o bebê em desenvolvimento.

Os benefícios do leite materno são inúmeros, destacando-se como importante fonte de nutrientes. De acordo com a publicação “Saúde da Criança: Nutrição Infantil - Aleitamento Materno e Alimentação Complementar”, do Ministério da Saúde, “estima-se que dois copos (500ml) de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia”.

Além de funcionar como fonte de nutrientes, o leite materno, rico em anticorpos, garante proteção ao bebê contra doenças infecciosas. O aleitamento materno também protege contra diarreias, infecções respiratórias; diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes; reduz as chances de obesidade; contribui para o desenvolvimento cognitivo; promove um aumento no desempenho neuropsicomotor; e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida também reduz o risco de alergia à proteína do leite de vaca e outros tipos de alergia. Não podemos deixar de pontuar também que o aleitamento materno é importante economicamente, uma vez que o leite é produzido naturalmente pelo corpo da mulher. 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

O leite de vaca apresenta proteínas que podem desencadear alergia
Alergia à proteína do leite de vaca
Você já ouviu falar em alergia à proteína do leite de vaca? Clique aqui e saiba mais a respeito dessa importante alergia alimentar.
Amamentação
Clique aqui e aprenda qual é a importância da amamentação tanto para mãe como para o bebê. Saiba também quais cuidados devem ser tomados durante a lactação.
Amendoim
Amendoim
Amendoim, leguminosa de origem vegetal, família do amendoim, origem do amendoim, um dos principais cultivos da África, valor nutritivo do amendoim, leguminosa rica em vitamina E, valor nutritivo do amendoim.
Beterraba
Beterraba
Beterraba, hortaliça, benefícios da beterraba para a saúde, importância da beterraba, vitaminas, consumo da beterraba, saúde.
O brócolis é um alimento nutritivo que tem sido cada vez mais comercializado.
Brócolis
Conheça mais sobre o brócolis, uma hortaliça que faz muito bem à sua saúde, estando relacionada até mesmo com prevenção contra o câncer.
O leite condensado é uma mistura de consistência semilíquida
Como é feito o leite condensado?
Você sabe como é feito o leite condensado? Clique aqui e aprenda o que é essa deliciosa mistura formada por leite e açúcar e conheça ainda quais são as etapas do processo de obtenção desse produto que se tornou um importante ingrediente na elaboração de diversas receitas de doces e mudou a prática da confeitaria.
Gengibre
Gengibre
Gengibre, características do gengibre, importância do gengibre na saúde, alimentos, origem do gengibre, alimentos, alimentação, saúde.
Os derivados do leite são os principais fornecedores de cálcio
Importância do cálcio
Entenda a importância do cálcio para o organismo humano! Acesse!
Intolerância à lactose: incapacidade de digerir a lactose, devido à deficiência ou ausência da enzima lactase.
Intolerância a Lactose
Intolerância à Lactose, incapacidade de digerir a lactose, sintomas da intolerância à lactose, o diagnóstico da intolerância à lactose, o tratamento da intolerância à lactose, tipos de intolerância à lactose.
O mel é rico em lactose e glicose, auxiliando na alimentação e armazenamento de fontes de energia
Mel
Saiba mais sobre esta preciosa fonte energética, feita a partir do néctar das flores.
As alergias são uma resposta exagerada do sistema imune a um determinado antígeno
O que é alergia?
A alergia afeta uma grande parcela da população. Entenda o que causa essa resposta exagerada do corpo a determinados agentes.
O que tem no leite?
Propriedades do leite
Existem propriedades no leite que são essenciais para os mamíferos. Clique e entenda!
Tomate
Tomate
Tomate, benefícios do tomate para a saúde, vitaminas, cultivo do tomate, origem do tomate, maiores produtores de tomates.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | A vida na Teologia, com Robinson Jacintho
Quer ter mais informações sobre o curso de Teologia e a profissão? Confira uma entrevista com o teólogo Robinson Jacintho, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!