Leite

Quando um descendente de mamífero nasce, seu primeiro alimento é o leite. Substância de cor branca e opaca, rica em nutrientes responsáveis pela manutenção da vida de uma prole até o momento no qual o indivíduo consegue se nutrir também com outros alimentos.

O leite é produzido nas glândulas mamárias (consideradas parte do sistema reprodutor) das fêmeas dos mamíferos. Ele é composto por gorduras, lactose (carboidrato), proteínas, minerais como cálcio, potássio, fósforo, cloro, sódio, manganês, além de vitaminas. Antes e após o parto, por alguns dias, a secreção recebe o nome de colostro, que possui maior quantidade de proteínas, sódio e cloro, sendo em menor quantidade a lactose e potássio. O colostro irá nutrir a prole com vitaminas, lipídeos e proteínas, protegendo-a, inclusive, de agentes infecciosos.

No início da vida, o leite materno é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da criança ou animal, pois é por meio do leite que anticorpos são passados de mãe para filho, mantendo a defesa do organismo.

A ingestão de leite e de seus derivados é fundamental também para adultos em razão de sua composição. Auxilia na composição de ossos, dentes e nos processos que necessitam de seus minerais, além de prevenir contra osteoporose, câncer, câimbras, intestino preso, dentre muitos outros.
Para uma alimentação saudável, não se esqueça do leite e dos outros componentes lácteos como queijo, requeijão e iogurte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Leite
Leite
Publicado por: Giorgia Lay-Ang
Assuntos relacionados
O leite de vaca apresenta proteínas que podem desencadear alergia
Alergia à proteína do leite de vaca
Você já ouviu falar em alergia à proteína do leite de vaca? Clique aqui e saiba mais a respeito dessa importante alergia alimentar.
O leite condensado é uma mistura de consistência semilíquida
Como é feito o leite condensado?
Você sabe como é feito o leite condensado? Clique aqui e aprenda o que é essa deliciosa mistura formada por leite e açúcar e conheça ainda quais são as etapas do processo de obtenção desse produto que se tornou um importante ingrediente na elaboração de diversas receitas de doces e mudou a prática da confeitaria.
Amendoim
Amendoim
Amendoim, leguminosa de origem vegetal, família do amendoim, origem do amendoim, um dos principais cultivos da África, valor nutritivo do amendoim, leguminosa rica em vitamina E, valor nutritivo do amendoim.
Beterraba
Beterraba
Beterraba, hortaliça, benefícios da beterraba para a saúde, importância da beterraba, vitaminas, consumo da beterraba, saúde.
Tomate
Tomate
Tomate, benefícios do tomate para a saúde, vitaminas, cultivo do tomate, origem do tomate, maiores produtores de tomates.
O brócolis é um alimento nutritivo que tem sido cada vez mais comercializado.
Brócolis
Conheça mais sobre o brócolis, uma hortaliça que faz muito bem à sua saúde, estando relacionada até mesmo com prevenção contra o câncer.
Gengibre
Gengibre
Gengibre, características do gengibre, importância do gengibre na saúde, alimentos, origem do gengibre, alimentos, alimentação, saúde.
O mel é rico em lactose e glicose, auxiliando na alimentação e armazenamento de fontes de energia
Mel
Saiba mais sobre esta preciosa fonte energética, feita a partir do néctar das flores.