Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Reações de dupla troca entre sal e base

Reações de dupla troca entre sal e base

As reações de dupla troca entre sal e base são processos químicos que podem gerar sais ou bases praticamente insolúveis e uma base instável.

Reações de dupla troca entre sal e base são processos químicos em que o cátion (Y+) de uma base interage com o ânion de um sal (X-), enquanto o ânion (que é sempre uma hidroxila, OH-) da base interage com o cátion do sal (C+). Abaixo temos uma equação geral de uma reação de dupla troca entre sal e base.

YOH + CX → YX + COH

Como em uma reação de dupla troca entre sal e base, temos a troca entre os cátions e ânions entre essas substâncias, os produtos serão obrigatoriamente um novo sal e uma nova base.

1- Formação dos produtos em uma reação de dupla troca entre sal e base

O novo sal e a nova base, durante uma reação de dupla troca entre um sal e uma base, são formados pela interação entre cátions e ânions das substâncias reagentes. Quando um cátion interage com um ânion, temos o cruzamento das suas cargas, como nos exemplos abaixo:

a) Cruzamento entre o cátion do sal e o ânion da base

No exemplo, temos um cátion e carga +2, enquanto o ânion da base sempre apresenta carga -1. Com a interação deles, o valor numérico da carga irá se transformar na quantidade de átomos do outro, e vice-versa:

Cruzamento na reação de dupla troca que resulta em uma base
Cruzamento na reação de dupla troca que resulta em uma base

No cruzamento, o valor 1 da carga do ânion se transforma na quantidade de átomos C, enquanto que o valor 2 da carga do cátion se transforma na quantidade de hidroxilas.

b) Cruzamento entre o cátion da base e o ânion do sal

No exemplo, temos um cátion da base contendo carga +3, enquanto o ânion do sal apresenta carga -2. Com a interação deles, o valor numérico da carga irá se transformar na quantidade de átomos do outro, e vice-versa:

Cruzamento na reação de dupla troca que resulta em um sal
Cruzamento na reação de dupla troca que resulta em um sal

No cruzamento, o valor 1 da carga do ânion se transforma na quantidade de átomos C, enquanto que o valor 2 da carga do cátion se transforma na quantidade de hidroxilas.

2- Condições para que uma reação de dupla troca entre sal e base seja visível

Sempre que um sal entra em contato com uma base ocorre a reação de dupla troca, porém, somente podemos observar alteração visual do meio se uma ou mais das condições abaixo estiverem presentes:

a) Se um sal praticamente insolúvel for formado

Um sal praticamente insolúvel é uma substância que apresenta um baixíssimo grau de solubilidade em água, logo, se um sal desse for formado em uma reação de dupla troca entre sal e base iremos observar a formação de uma massa sólida (geralmente no fundo do recipiente onde a reação estiver ocorrendo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para determinar se um sal é solúvel ou praticamente insolúvel, devemos consultar a tabela de solubilidade dos sais. Nessa tabela temos as combinações de cátions e ânions que formam sais solúveis ou praticamente insolúveis, proposta abaixo:

Tabela de solubilidade dos sais inorgânicos
Tabela de solubilidade dos sais inorgânicos

b) Formação do Hidróxido de amônio

O hidróxido de amônio (cuja fórmula é NH4OH) é formado em uma reação de dupla troca entre sal e base apenas se o sal utilizado como reagente apresentar o cátion amônio (NH4+).

Como o hidróxido de amônio é uma substancia instável, ele acaba se convertendo em água e amônia. A amônia formada é um gás, por isso é possível observar a formação de bolhas no recipiente onde a reação está acontecendo.

NH4OH → H2O + NH3

c) Formação de uma base praticamente insolúvel

Quando o cátion proveniente do sal não pertence às famílias IA ou IIA, e interage com o ânion hidróxido, irá formar uma base praticamente insolúvel, ou seja, uma base que apresenta uma baixíssima solubilidade em água.

Assim, quando uma reação de dupla troca entre sal e base ocorre e forma uma base praticamente insolúvel, é possível ver a formação de uma massa sólida (no fundo do recipiente onde a reação estiver ocorrendo).

3- Exemplos de reações de dupla troca entre sal e base

Exemplo 1: Dupla troca entre o hidróxido de cobre II [Cu(OH)2] e o nitrato de sódio (NaNO3).

O sal apresenta o cátion Na+1 e o ânion NO3-1, enquanto a base apresenta o cátion Cu+2 e o ânion OH-1. Com o cruzamento realizado entre esses íons, temos a formação da base e do sal, observado na equação abaixo:

Cu(OH)2 + NaNO3 → Cu(NO3)2 + 2 NaOH

Quando esse processo é realizado, não é observada nenhuma alteração no recipiente, porque o sal formado é solúvel e a base formada é solúvel e instável.

Exemplo 2: Dupla troca entre o hidróxido de amônio (NH4OH) e o nitrito de lítio (LiNO2).

O sal apresenta o cátion Li+1 e o ânion NO2-1, enquanto a base apresenta o cátion NH4+1 e o ânion OH-1. Com o cruzamento realizado entre esses íons, temos a formação da base e do sal, observado na equação abaixo:

NH4OH + LiNO2 → NH4NO2 + LiOH

Quando esse processo é realizado, é observada uma alteração no recipiente, porque o sal formado é solúvel e a base formada é instável.

Algumas reações de dupla troca entre sal e base produzem borbulhamento
Algumas reações de dupla troca entre sal e base produzem borbulhamento
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
O sulfeto de hidrogênio pode ser obtido em reações com sulfetos específicos
Reações com sulfetos
Clique e conheça quais são as principais reações químicas com sulfetos, bem como os reagentes e produtos dessas reações.
Bases
Conheça quais são as principais bases e como elas são classificadas. Aprenda como nomeiam-se os compostos alcalinos e quais são suas aplicações mais comuns.
Flor de Hibisco: indicador ácido-base
Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
Utilizamos o sal para salgar alimentos.
Os sais
Sais, compostos iônicos, cloreto de sódio, sal de cozinha, cátion, ânion, base forte, ácido forte, hidróxido de sódio, ácido clorídrico, reação de neutralização, sabor salgado, dicromato de potássio, salinas, Sulfato de cobre.
Bicarbonato de sódio: presente em reações de dupla troca.
Reações de dupla troca
Saiba os fatores necessários para que elas ocorram.
Como se classifica um sal?
Tipos de Sais
Classificação dos sais quanto à natureza de seus íons.
Classificação das Bases
Como a solubilidade se relaciona com o grau de dissociação de bases.
Cada sal inorgânico possui fórmulas químicas diferentes, que indicam os elementos que o constituem e as proporções destes
Fórmulas dos sais
As fórmulas dos sais são formadas através da troca das cargas dos íons, passando-as aos índices, mas de modo invertido.
Existem vários tipos de sais estudados em Química Inorgânica
Classificação dos Sais
Entenda mais a respeito da classificação dos sais através deste texto.
A combinação de dois sais diferentes resulta em uma dupla troca entre sais
Reações de dupla troca entre sais
Clique e aprenda como proceder para saber se uma reação de dupla troca entre sais ocorre visualmente ou não.
Produção de gás em uma reação química de dupla troca
Reações de dupla troca entre sal e ácido
Conheça os critérios para determinar o aparecimento de alterações visuais em reações de dupla troca entre sal e ácido.
Exemplos de bases consideradas solúveis em água
Solubilidade das bases
Aprenda a classificar uma base quanto à sua capacidade de dissolver-se muito, pouco ou quase nada em água!