Madonna

Madonna é uma cantora estadunidense que se tornou mundialmente famosa a partir da década de 1980. Em seus 40 anos de carreira, Madonna se tornou um ícone da música pop.
Madonna é considerada um símbolo da cultura pop.[1]

Madonna é uma cantora e dançarina nascida nos Estados Unidos. A artista, conhecida como a rainha do pop, começou sua carreira no início dos anos 1980 e segue em atividade até os dias atuais. Considerada um símbolo da cultura pop, Madonna também é atriz e representante de várias comunidades. A cantora está ligada, ainda, à moda, por ter lançado vários figurinos considerados icônicos durante a sua trajetória.

Madonna encerrou a sua turnê Celebration Tour no dia 4 de maio de 2024 na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O show de Madonna no Brasil é considerado o maior da sua carreira, que já tem mais de 40 anos.

Leia também: Rita Lee — tudo sobre a vida e a carreira da rainha do rock brasileiro

Resumo sobre Madonna

  • Madonna é uma cantora estadunidense considerada a rainha do pop.
  • Além de cantora, é atriz e dançarina.
  • Sua primeira apresentação como cantora aconteceu em 1981.
  • Em 1983, lançou seu primeiro disco, intitulado Madonna.
  • O sucesso veio um ano depois, com o lançamento de seu segundo disco, Like a virgin, que a tornou conhecida nos Estados Unidos e no mundo.
  • A cantora tem seis filhos e foi casada duas vezes.
  • Madonna gravou 14 discos de estúdio em seus 40 anos de carreira.
  • Em maio de 2024, ela encerrou a sua turnê Celebration Tour em um show gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Madonna antes da fama

Madonna Louise Ciccone nasceu no dia 16 de agosto de 1958 em Bay City, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Seu pai, Tony Ciccone, era de uma família de imigrantes italianos e casou-se com uma americana. A cantora, que tem cinco irmãos, perdeu a sua mãe quando tinha cinco anos. Também chamada de Madonna, a mãe da cantora morreu em decorrência de um câncer. Um tempo depois, o pai da artista casou-se novamente, o que acabou gerando conflitos na família.

Conforme a biografia de Madonna, escrita pela autora Mary Gabriel, o pai da cantora, que a chamava de “Nonni”, a criou para estudar e ter uma profissão. Sendo assim, a jovem cresceu confiante, determinada e acreditava que teria sucesso. Já na adolescência, Madonna tocava piano e tornou-se uma exímia bailarina ao estudar na Universidade de Michigan. No entanto, seu foco era ser cantora também. Ela revelou, ainda no livro, por exemplo, que admirava muito Michael Jackson e queria ser famosa como ele.

Carreira de Madonna

Madonna iniciou a sua carreira no início da década de 1980, na cidade de Nova York, como modelo, dançarina e backing vocal de cantores, como Patrick Hernandéz. Em 1981, a artista realizou a sua primeira apresentação como cantora. O primeiro disco de Madonna, lançado em 1983, e também chamado Madonna, teve repercussão positiva, com suas músicas pop dançantes. Os destaques são as canções “Everybody”, “Holiday” e “Boderline”.

Foi com o seu segundo disco (Like a virgin, de 1984) que a artista atingiu os holofotes, especialmente pelos sucessos da faixa-título e da música “Material girl”. Os próximos álbuns seguiram linha crescente de sucesso. A cantora passou a colecionar hits que caíram no gosto dos americanos.

Capa do álbum Like a virgin, de 1984. O sucesso crescente deu à cantora o título de rainha do pop.[2]

Os videoclipes das músicas de Madonna, tais como “Material girl”, “La isla bonita” e “Papa don’t preach”, tocavam diariamente na programação do canal Music Television (MTV), tornando-a cada vez mais conhecida não só nos Estados Unidos, mas no mundo. Ao longo dos anos 1980, Madonna realizava cada vez mais shows, encantando o público com suas músicas e danças sensuais. Nessa época, a cantora ficou conhecida como “a rainha do pop”, título que carrega até os dias atuais.

Madonna também se aventurou no cinema, participando de vários filmes, tais como Quem é essa garota e Procura-se Susan desesperadamente. Em 1996, interpretou Evita Perón no filme homônimo. A artista atuou e cantou no longa-metragem, sendo muito elogiada e ganhando o Globo de Ouro daquele ano.

Veja também: Qual é a história do rock?

Discos de Madonna

Em 40 anos de carreira, Madonna lançou 14 discos de estúdio. Enquanto algumas produções contam com letras mais intimistas, nas quais fala de amor, dor, solidão, traumas etc; outras canções revelam uma faceta mais alegre, brincalhona e livre sexualmente. Confira abaixo todos os discos da Madonna e os anos nos quais foram lançados:

  • Madonna (1983)
  • Like a Virgin (1984)
  • True Blue (1986)
  • Like a Prayer (1989)
  • Erotica (1992)
  • Bedtime Stories (1994)
  • Ray of light (1998)
  • Music (2000)
  • American Life (2003)
  • Confessions on a Dance Floor (2005)
  • Hard Candy (2008)
  • MDNA (2012)
  • Rebel Heart (2015)
  • Madame X (2019)

Vida pessoal de Madonna

Madonna e sua primogênita, Lourdes Maria.[3]

Madonna foi casada duas vezes. O ator Sean Penn foi seu primeiro marido, e o diretor de cinema Guy Richie, o segundo. Ao longo de sua vida, teve vários namorados, como o brasileiro Jesus Luz. A artista tem seis filhos. A primogênita é a designer de moda Lourdes Maria, conhecida como Lola. O segundo filho biológico chama-se Rocco. Madonna tem outros quatro filhos adotados.

Madonna no Brasil

No dia 4 de maio de 2024, Madonna encerrou a sua turnê Celebration Tour em um show gratuito, realizado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Com público estimado de 1,6 milhão de pessoas, a apresentação foi considerada a maior da história dos 40 anos da carreira da artista.

O show de Madonna lotou a praia de Copacabana. (Créditos da imagem: Agência Brasil / Fotógrafo: Fábio Motta.)[4]

O show de Madonna em Copacabana movimentou toda a capital do Rio de Janeiro, atraindo turistas de várias partes do país. Com cerca de duas horas de apresentação, dividida em sete atos e várias trocas de figurino, Madonna cantou os seus maiores sucessos e fez diversas coreografias, acompanhada de vários bailarinos, que também marcaram sua carreira.

Alguns artistas brasileiros, como Anitta e Pablo Vittar, participaram do show da Madonna no Rio de Janeiro. Durante a apresentação, a cantora homenageou algumas personalidades brasileiras que morreram em decorrência da AIDS, tais como os cantores Renato Russo e Cazuza, e o sociólogo Betinho.

Saiba mais: Bob Marley — como foi a vida de um dos maiores ícones do reggae

Madonna, um ícone da cultura pop

Tecidos transparentes e meias-calças arrastão são marcas do figurino de Madonna.[5]

Madonna é um dos ícones da cultura pop não só dos anos 1980 como também do século XX. Suas músicas, suas danças, sua forma de ser inspiraram várias outras artistas femininas. Ao longo de sua carreira, Madonna mostrou ser uma mulher que buscava respeito a ela e aos outros. Com isso, a cantora tornou-se porta-voz de várias comunidades. Madonna, por exemplo, tem uma forte ligação com os homossexuais, que a consideram um ícone.

Madonna também está intimamente ligada à moda. Desde que iniciou a sua carreira, os seus figurinos são copiados por várias mulheres. Exemplos são as roupas e acessórios que ela usava quando foi nomeada “a rainha do pop”: saias curtas, às vezes usadas com meias-calças arrastão cortadas, blusas com tecidos transparentes, botas, argolas, crucifixos e cabelos rebeldes e presos.

Nos anos seguintes, mais perto da década de 1990, Madonna passou a adotar um visual mais glamouroso, com cabelos mais curtos e loiros platinados, e roupas mais decotadas e sensuais, inspirando-se claramente em outro ícone: a atriz Marilyn Monroe.

Créditos das imagens

[1]Denis Makarenko/ Shutterstock

[2]PHLD Luca/ Shutterstock

[3]Everett Collection/ Shutterstock

[4] Fábio Motta/ Agência Brasil (reprodução)

[5]whiteandlight.com/ Shutterstock

Fontes

GABRIEL, M. Madonna, uma vida rebelde. Rio de Janeiro: BestSeller, 2023.

LORENTZ, B. Madonna, a discografia: g1 coloca todos os 14 álbuns da diva na ordem (do pior ao melhor). G1, 3 maio 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2024/05/03/madonna-a-discografia-g1-coloca-todos-os-14-albuns-da-diva-na-ordem-do-pior-ao-melhor.ghtml

VASCONCELOS, N. Biografia de Madonna mostra determinação de artista desde a infância e influência de artistas como David Bowie e Michael Jackson. O Globo, Rio de Janeiro, 2 maio 2024. Disponível em: htps://oglobo.globo.com/cultura/musica/noticia/2024/05/02/biografia-de-madonna-mostra-determinacao-de-artista-desde-a-infancia-e-influencia-de-artistas-como-david-bowie-e-michael-jackson.ghtmlt

Publicado por Silvia Tancredi
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos