Movimento acelerado e retardado
O movimento retilíneo uniformemente variado é caracterizado como um tipo de movimento no qual existe aceleração, ou seja, a velocidade do móvel sofre variações com o passar do tempo.
De acordo com a segunda lei de Newton, uma força provoca aceleração em um corpo, alterando sua velocidade para mais ou para menos. Os sentidos dos vetores força e aceleração serão, portanto, sempre iguais.
Movimento acelerado
Quando velocidade e aceleração estão no mesmo sentido, o módulo da velocidade aumenta com o passar do tempo. Por causa disso, esse movimento é chamado de acelerado, e essas duas grandezas apresentam os mesmos sinais, conforme o representado na seguinte figura:
Quando um objeto é abandonado em queda livre, a favor da aceleração da gravidade, o movimento também é classificado como acelerado, pois ocorre aumento no valor da velocidade.
Movimento retardado
Quando velocidade e aceleração apresentam sentidos opostos, o módulo da velocidade diminui com o passar do tempo. Nesse caso, esse movimento é chamado de retardado, e essas duas grandezas apresentam sinais opostos. Observe:
Quando um motorista aciona os freios de um carro, por exemplo, o movimento executado é do tipo retardado, pois ocorre diminuição de velocidade.