Cisjordânia

A Cisjordânia é um território situado no Oriente Médio que, com a Faixa de Gaza, forma o Estado da Palestina e luta pelo seu reconhecimento.
Bandeira da Palestina, formada pela Faixa de Gaza e pela Cisjordânia.

A Cisjordânia é um pequeno território que forma, com a Faixa de Gaza, o Estado da Palestina. Ela está localizada no Oriente Médio, entre os países Israel e Jordânia, no continente Ásia. Historicamente a Cisjordânia é uma zona de tensão entre árabes e israelenses. Em termos geográficos, é uma região montanhosa e seca, que conta com a presença do mar Morto. A Cisjordânia é um território relativamente povoado e economicamente pouco desenvolvido.

 A infraestrutura local foi duramente atingida pelos conflitos militares que ocorrem com frequência na região. A Cisjordânia é uma região histórica muito importante para as três principais religiões monoteístas do mundo.

Leia também: Israel x Palestina — quais são as causas desse conflito?

Resumo sobre Cisjordânia

  • O território da Cisjordânia, com a Faixa de Gaza, luta pelo seu reconhecimento como Estado da Palestina.

  • Ela está situada na chamada região do Oriente Médio, no continente Ásia, entre os países Israel e Jordânia.

  • As principais fontes de água presentes ao longo do território da Cisjordânia são o rio Jordão e o mar Morto.

  • Sua economia tem forte base no setor terciário, como os pequenos comércios e a oferta de serviços.

  • Sua infraestrutura é bastante precária em razão dos danos causados pelos conflitos bélicos da região.

  • Na Cisjordânia, há diversos lugares históricos e naturais sagrados para as principais religiões monoteístas do mundo.

Dados gerais da Cisjordânia

  • Nome oficial: Cisjordânia

  • Gentílico: cisjordaniano

  • Extensão territorial: 5640 quilômetros quadrados

  • Localização: Oriente Médio

  • Capital: Ramallah

  • Clima: desértico

  • Governo: autoridade nacional que compõe uma república semipresidencialista com a Palestina.

  • Idioma: árabe

  • Religiões: 85% (islamismo), 12% (judaísmo), 3% (outras).

  • População: 3.256.906 habitantes

  • Densidade demográfica: 555 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): não disponível

  • Moeda: Novo shekel israelense

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 17 bilhões

  • PIB per capita: US$ 3424

  • Gini: não disponível

  • Fuso horário: UTC+2

  • Relações exteriores: membro observador da Organização das Nações Unidas (ONU) como parte do Estado da Palestina.

  • Divisão administrativa: são 11 territórios administrativos, sendo eles:

Jenin

Jerusalém

Tubas

Belém

Tulkarm

Hebron

Nablus

Ramallah & Al-Bireh

Qalqiliya

Jericó & Al Aghwar

Salfit

 

História da Cisjordânia

A história da Cisjordânia é bastante antiga e está vinculada à ocupação dessa região do globo por diversos povos. Essa porção do planeta esteve sob o domínio do Império Otomano ao longo de centenas de anos, até o início do século XX, quando, em razão dos desdobramentos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a região conhecida como Palestina ficou atrelada ao Reino Unido.

Por sua vez, em 1948, com a fundação do Estado de Israel, houve um aumento das animosidades entre árabes e israelenses, culminando em um cenário de tensão que predomina até os dias atuais. A fundação do Estado da Palestina falhou, enquanto o Estado de Israel criou vários assentamentos no território da Cisjordânia, resultando, assim, em um cenário político complexo. Atualmente, a Cisjordânia, com a Faixa de Gaza, luta pelo seu reconhecimento como Estado da Palestina, amplamente apoiado pelas nações árabes.

Etimologia da Cisjordânia

O nome Cisjordânia é uma referência à localização geográfica desse território, considerando que ele indica a porção oeste do rio Jordão, justamente onde está localizado o território cisjordaniano.

Veja também: Muro de Israel — mais uma entre as muitas barreiras que separam palestinos e israelenses

Geografia da Cisjordânia

A Cisjordânia é um pequeno território que forma, com a Faixa de Gaza, o Estado da Palestina. Ela está situada na região do Oriente Médio, no continente Ásia, entre os países Israel e Jordânia. A Cisjordânia possui um clima tipicamente desértico, com variações para o temperado continental. No mesmo sentido, a vegetação local é desértica, com alguns registros de campos e estepes. O relevo da Cisjordânia é bastante montanhoso, com grande presença de colinas. As principais fontes de água da Cisjordânia são o rio Jordão e o mar Morto.

Mapa da Cisjordânia

Demografia da Cisjordânia

A população da Cisjordânia é superior aos três milhões de habitantes. A maior parte da população local está concentrada nos principais centros urbanos do território, entre eles: Hebron, Nablus e Ramallah. A população da Cisjordânia é formada predominantemente por jovens. O território possui uma elevada taxa de natalidade e também uma baixa expectativa de vida e um grande índice de emigração. O perfil demográfico da Cisjordânia é fortemente influenciado pelos conflitos históricos que acontecem nessa região do globo.

Economia da Cisjordânia

A economia da Cisjordânia tem forte base no setor terciário, com destaque para a presença de pequenos comércios e para a vasta oferta de serviços, especialmente nos centros urbanos do território. O setor primário é caracterizado pela produção de grãos e frutas, com o auxílio da irrigação, uma vez que se trata de uma zona geográfica árida. Já o setor secundário é pouco desenvolvido, no qual se ressalta a presença de pequenas fábricas de produtos alimentícios, bebidas e químicos. A economia da Cisjordânia é considerada subdesenvolvida.

Infraestrutura da Cisjordânia

A população da Cisjordânia se concentra em centros urbanos, como Nablus, e depende da ajuda de países vizinhos.

A infraestrutura da Cisjordânia é bastante precária e também sofreu fortes danos em razão dos intensos conflitos entre a população local e as forças militares israelenses. O acesso aos serviços básicos, como água e energia, é dependente de ajuda externa, ou seja, disponibilizada por países vizinhos. No mesmo sentido, a oferta de saúde e educação é bastante precária dentro do território. A disponibilidade de combustível e alimentação também é reduzida e sofre diretamente com a ocorrência de conflitos militares.

Governo da Cisjordânia

O Estado da Palestina, do qual faz parte a Cisjordânia, além da Faixa de Gaza, não possui reconhecimento internacional de forma unânime. Atualmente, esses territórios são administrados por um governo chamado de Autoridade Nacional Palestina (ANP), cujos principais órgãos governamentais estão localizados na cidade de Ramallah (Cisjordânia).

Cultura da Cisjordânia

A cultura da Cisjordânia é fortemente vinculada às tradições árabes. Essa região recebeu muitos imigrantes e refugiados de outras regiões do Oriente Médio, portanto, mescla diferentes aspectos culturais de várias vertentes árabes. Nesse contexto, destaca-se as diferentes expressões artísticas de música e dança árabes, além de toda a tradição ligada aos mercados árabes, com vasto consumo de frutas, grãos, pães e outros produtos típicos.

Ressalta-se ainda que a cultura da Cisjordânia está fortemente vinculada às práticas religiosas. Essa região do planeta tem muitos monumentos históricos e naturais considerados sagrados para três religiões: cristianismo, islamismo e judaísmo. Assim, é bastante comum na Cisjordânia a realização de festividades religiosas, procissões e outras manifestações ligadas ao contexto dessas religiões. Essas áreas recebem grande fluxo de turistas internacionais.

Saiba mais: Hamas — organização que representa a autoridade máxima na Palestina atualmente

Curiosidades sobre a Cisjordânia

  • Há um grande muro, construído pelos israelenses a partir de 2002, que separa o território da Cisjordânia do de Israel.

  • O mar Morto, que banha parte da Cisjordânia, tem esse nome em razão do alto teor de sal presente em suas águas.

  • Há vários assentamentos judaicos dentro do território da Cisjordânia que não são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

  • Na Cisjordânia há diversos lugares sagrados para as principais religiões monoteístas do mundo: cristianismo, islamismo e judaísmo.

Fontes

BBC. Oito perguntas para entender o conflito entre israelenses e palestinos. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42268607

DW. Cisjordânia. DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/cisjord%C3%A2nia/t-49050393

FOLHA DE SÃO PAULO. Especial Um Mundo de Muros - Israel e Cisjordânia. Youtube da Folha de São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3Pf9_bmFxBk

SOUZA, F. O que é a Cisjordânia e por que Israel e palestinos entram em confronto pela região. CNN. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/o-que-e-a-cisjordania-e-por-que-israel-e-palestinos-entram-em-confronto-pela-regiao/  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As religiões no Oriente Médio
A região mais tensa do planeta e sua relação com as religiões.
Conflitos entre Israel e Palestina
Venha entender um pouco dos conflitos travados entre Israel e Palestina. Saiba como esses conflitos se iniciaram, e veja um resumo dos seus principais episódios.
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Faixa de Gaza
Saiba mais sobre as características geográficas da Faixa de Gaza. Entenda a formação histórica e a composição política desse território que faz parte da Palestina.
História de Jerusalém
Acesse este texto e conheça informações a respeito da história de Jerusalém, cidade que é considerada sagrada por três grandes religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. Entenda parte da trajetória histórica dessa cidade, desde sua origem, em Canaã, até os dias de hoje.
Israel
Conheça a história da fundação do Estado de Israel. Saiba mais sobre a origem dos conflitos políticos e religiosos que caracterizam o país desde a sua criação.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Palestina
Saiba mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Palestina. Entenda o processo de reconhecimento internacional da Palestina como um território soberano.
Xiitas e sunitas
Clique aqui, entenda o que são os sunitas e os xiitas e descubra quais são as principais diferenças entre essas duas vertentes do islamismo.
Enem
O que você precisa saber sobre o SiSU 2024
Assista ao vídeo para conferir tudo que você precisa saber sobre o SiSU 2024.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos