Whatsapp icon Whatsapp

Israel

  Israel é um país localizado geograficamente no Oriente Médio. É banhado pelo mar Mediterrâneo e faz fronteira com o Egito, a Jordânia, a Síria e o Líbano. Essa região é uma das mais conflituosas do globo, em razão da diversidade religiosa e da adversidade política entre os povos que a habitam, mais precisamente os árabes e judeus.

O Estado de Israel foi fundado, em 1948, por meio de acordos diplomáticos em nível global, porém a sua fundação sempre foi motivo de discórdia no mundo árabe, situação que culminou, inclusive, em diversos conflitos militares. As tensões entre árabes e judeus são constantes. Mesmo assim, Israel é um país de economia avançada e muito desenvolvida.

A população israelense, formada em sua maioria por judeus, desfruta de um elevado padrão de vida. O país possui ampla infraestrutura de serviços. Além disso, mesmo envolvido em diversos conflitos políticos, é considerado um dos países mais seguros do mundo. O Estado de Israel é uma democracia parlamentar. O país é o centro das tradições judaicas no mundo, sendo um importante centro de preservação e difusão da cultura dos judeus.

Leia também: Causas dos conflitos entre Israel e Palestina

Dados gerais de Israel

  • Nome oficial: Estado de Israel

  • Gentílico: israelense ou israelita

  • Extensão territorial: 22.145 quilômetros quadrados

  • Localização: Oriente Médio

  • Capital: Tel Aviv e Jerusalém (não reconhecida pela Organização das Nações Unidas - ONU)

  • Clima: Temperado e Desértico

  • Governo: república parlamentarista

  • Idioma: hebraico e árabe

  • Religiões:

    - 82,7% (judaísmo)

    - 10,1% (islamismo)

    - 2,1% (cristianismo)

    - 5,1% (outras)

  • População: 9.053.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 320 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,894 (muito alto)

  • Moeda: Novo Shekel Israelense

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 394,7 bilhões

  • PIB per capita: US$ 43.592

  • Gini: 36,9%

  • Fuso horário: UTC +2

  • Relações exteriores:

- Organização das Nações Unidas (ONU)

- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

  • Divisão administrativa: seis distritos:

- Norte

- Haifa

- Central

- Tel Aviv

- Sul

- Jerusalém*

*Parte desse distrito, mais precisamente a porção leste da cidade de Jerusalém, é reivindicada pela Palestina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Israel

O território de Israel era habitado por diversos grupos religiosos, principalmente judeus e árabes, além de cristãos, sendo a região considerada sagrada para os praticantes de três religiões monoteístas (judaísmo, islamismo e cristianismo). Contudo, o principal grupo religioso e populacional da área era os árabes, sendo o Oriente Médio a principal zona de concentração da população islâmica no mundo.

Os árabes ainda se distribuem por diversos países do Oriente Médio, inclusive pela Palestina, região compreendida na área de localização de Israel nos dias atuais. O aumento da ocupação judaica na região é explicado pelo movimento sionista, que defendeu a criação de um Estado para o povo judeu. Por razões históricas e religiosas, a região da Palestina sempre foi reivindicada pelos judeus como propícia para a criação de um Estado, mas essa opção sempre foi rejeitada pelos árabes, que habitavam majoritariamente a região.

 A cidade histórica de Jerusalém é considerada sagrada para os judeus, mas também para os árabes e os cristãos.
A cidade histórica de Jerusalém é considerada sagrada para os judeus, mas também para os árabes e os cristãos.

A partir da ocupação do Oriente Médio pela Grã-Bretanha, em 1918, assim como pela atuação desse país na resolução de conflitos entre árabes e judeus ao longo da primeira metade do século XX, o desejo da fundação de um Estado judaico na região começou a tomar forma.

Para tal, por meio da atuação da Grã-Bretanha e de diversos outros países do globo, assim como pela reivindicação da população judaica mundial, foi proposta e aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a criação de dois Estados na região da Palestina: um judeu e um árabe. Sendo assim, apesar da resistência dos países árabes e da população palestina, em 1948, foi aprovado e criado o Estado de Israel.

Desde então, Israel viveu vários conflitos com os países árabes da região e com a própria população árabe que ainda habita o território israelense. Os conflitos na região foram marcados pela intensa rivalidade político-religiosa, pela superioridade militar de Israel, além das inúmeras perdas materiais e humanas, em especial, para o povo palestino.

Nas últimas décadas, com o apoio dos Estados Unidos, Israel assinou tratados de paz com os países vizinhos, como Egito e Jordânia, porém continou expandindo suas áreas de ocupação para além das fronteiras delimitadas em acordos internacionais. Esse último cenário contribui para a recorrência dos conflitos. A última escalada de violência ocorreu em maio de 2021, por meio da disputa entre as forças militares de Israel e a população civil e grupos armados ligados à Palestina.

Veja também: Causas e contexto histórico da Primeira Guerra Árabe-Israelense

Geografia de Israel

Israel está localizado na Ásia, mais precisamente no Oriente Médio, mas possui muitos laços políticos e econômicos com os países da Europa. O país é banhado pelo mar Mediterrâneo e faz fronteira com:

  • Egito

  • Jordânia

  • Síria

  • Líbano

O território israelense, apesar da pequena extensão territorial, apresenta uma grande diversidade geográfica.

Em relação ao relevo, está localizado em uma região de planície, com exceção das porções norte e central, marcadas pela presença de cadeias montanhosas. O principal rio do país é o Jordão, que também é uma importante fonte de água, já que o território israelense é extremamente seco.

O clima de Israel é predominantemente Desértico, nas áreas de planície, e Temperado, nas regiões de maior altitude, onde, inclusive, há ocorrência de neve durante o inverno. A vegetação israelense é formada por plantas típicas de regiões mediterrâneas, nas áreas litorâneas, é também por vegetação desértica, nas áreas mais secas do país.

Mapa de Israel

Demografia de Israel

A população israelense é composta por cerca de nove milhões de habitantes, sendo que a maior parte da população tem origem judaica. Os judeus migraram para a região como parte de um movimento chamado sionismo, que defendeu a criação de um Estado formado pelos povos judeus na região atual do Estado de Israel, considerada sagrada para os praticantes do judaísmo.

Dessa maneira, a maior parte da população israelense foi formada por migrantes judeus provenientes de diversas partes do globo. O país possui ainda uma importante minoria árabe, que já ocupava historicamente a região com pequenos grupos populacionais cristãos. A diversidade populacional de Israel é percebida na língua, sendo os idiomas oficiais o hebraico e o árabe, e também na religião, por meio do predomínio do judaísmo, mas também da presença de praticantes do islamismo e do cristianismo.

A população israelense desfruta de um elevado nível de vida. Israel possui indicadores demográficos positivos, como a baixa mortalidade infantil, a elevada expectativa de vida e, ainda, uma consistente taxa de crescimento populacional. O país é extremamente urbanizado, e a maior parte da população local vive nas cidades.

Leia também: Qual a diferença entre povo e nação?

Economia de Israel

A economia de Israel é uma das mais desenvolvidas do planeta. É bastante diversificada e marcada pelo alto desenvolvimento tecnológico e pela alta produtividade local. O setor primário é caracterizado pela mecanização e pela grande utilização de insumos agrícolas. O país possui grandes áreas cultivadas por meio de irrigação, com destaque para a fruticultura. Além disso, produz diversos gêneros agrícolas, como grãos e hortaliças, principalmente para consumo interno.

O setor secundário está ancorado na produção de bens tecnológicos de alto valor agregado. As principais indústrias do país são a eletrônica, bélica, química, farmacêutica e de máquinas e equipamentos. Já o setor terciário é baseado no desenvolvimento dos serviços, como as atividades bancárias, a saúde e a educação. O turismo em Israel é um ramo importante, com destaque para o turismo histórico e religioso.

O Estado de Israel possui uma economia desenvolvida, com destaque para o alto desenvolvimento tecnológico.
O Estado de Israel possui uma economia desenvolvida, com destaque para o alto desenvolvimento tecnológico.

Infraestrutura de Israel

A infraestrutura israelense é uma das mais modernas do mundo, tanto em termos estruturais quanto em termos de serviços para a população. O acesso à saúde e à educação é universal e considerado um dos melhores do mundo. O país, apesar de estar situado em uma das zonas mais conflituosas do globo, possui altos níveis de segurança.

Além disso, Israel oferece para sua população estruturas modernas de transporte, energia e telecomunicações. O país está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologia de informação e possui alto nível de digitalização da sua economia. Além disso, possui centros de pesquisa e desenvolvimento renomados em nível global.

A pesquisa científica em Israel é muito valorizada, sendo apoiada pelos diversos centros acadêmicos do país assim como por grandes corporações empresariais. O país também é pioneiro na utilização de fontes alternativas de energia, na utilização da água do mar para abastecimento humano e, também, no desenvolvimento de projetos de irrigação.

Governo de Israel

O governo de Israel é classificado como uma democracia parlamentar. O presidente é o chefe de Estado, porém o principal cargo público do país é o de primeiro-ministro, escolhido por meio de acordos políticos entre os representantes do Parlamento.

O Parlamento israelense é formado por 120 membros, escolhidos pela população de quatro em quatro anos. O país possui eleições livres e pluripartidárias, sendo que Israel é considerado a única democracia plena do Oriente Médio. No entanto, a participação de minorias religiosas, como os árabes, ainda é muito pequena na política nacional.

Bandeira de Israel

Cultura de Israel

O Estado de Israel está localizado em uma região de grande diversidade étnica e religiosa. A influência da religião, inclusive, é marcante nos hábitos da sua população, sendo um importante traço da identidade nacional. O país adota o calendário hebraico e possui diversos feriados ligados às festividades religiosas judaicas.

Da mesma maneira, a religião está presente nos festivais musicais, nas manifestações artísticas e culturais e nos diferentes hábitos cotidianos da população. O país possui uma ampla produção cultural e também acadêmica, em termos de música, pintura e arquitetura. Além disso, é considerado um dos principais centros culturais do mundo, com a presença de muitos museus e salas de exposição. A culinária israelense utiliza muitos alimentos mediterrâneos e também pratos típicos da cozinha árabe. Já no esporte, destacam-se o futebol e os esportes náuticos.  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira da Guiana.
Guiana
Guiana, República Cooperativa da Guiana, Onde está localizada a República Cooperativa da Guiana, Aspectos naturais da República Cooperativa da Guiana, Aspectos da população da República Cooperativa da Guiana, A colonização da República Cooperativa da Guiana.
A integração entre indústria e o campo
A Indústria e o Campo Norte Americano
A Indústria e o Campo Norte Americano, O que é a Indústria e o Campo Norte Americano, Como ocorre a Indústria e o Campo Norte Americano, Como desenvolveu a Indústria e o Campo Norte Americano, A Indústria e o Campo Norte Americano e o economia.
Bandeira do Afeganistão
Afeganistão
Leia sobre os conflitos militares que fazem parte da história do Afeganistão. Veja os principais aspectos geográficos, econômicos e culturais do território afegão.
Bandeira da Arábia Saudita
Arábia Saudita
Clique aqui e conheça as características territoriais, culturais e sociais da Arábia Saudita!
As Olimpíadas de Munique ficaram marcadas pelo terrível ataque promovido pelo grupo Setembro Negro
Atentado terrorista nas Olimpíadas de Munique
Veja como ocorreu o atentado terrorista nas Olimpíadas de Munique e quais foram as suas consequências. Descubra qual foi a reação de Israel.
Bandeira da Bolívia
Bolívia
O país que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano da América do Sul.
Dubrovnik na Croácia
Croácia
Uma das nações mais prósperas da extinta Iugoslávia.
Copenhague, capital da dinamarquesa
Dinamarca
Clique aqui e conheça os principais aspectos referentes à Dinamarca, um país europeu!
Bandeira do Egito
Egito
Saiba mais sobre a história da civilização egípcia. Veja dados geográficos, demográficos e econômicos do Egito e leia sobre a diversidade cultural dos egípcios.
Burj Khalifa Bin Zayid, localizado em Dubai, é o maior edifício do planeta
Emirados Árabes Unidos
País que abriga a maior obra de engenharia do mundo.
Liubliana, capital da Eslovênia
Eslovênia
Localizada no continente europeu, a Eslovênia é uma das ex-repúblicas da antiga Iugoslávia.
Bandeira da Palestina, formada pela Faixa de Gaza e pela Cisjordânia.
Faixa de Gaza
Saiba mais sobre as características geográficas da Faixa de Gaza. Entenda a formação histórica e a composição política desse território que faz parte da Palestina.
O território da Guatemala é bastante montanhoso
Guatemala
Aspectos de uma das nações mais industrializadas da América Central
Símbolo distintivo do Mossad, o serviço secreto israelense
Mossad – Serviço Secreto Israelense
Saiba o que é o Mossad e que importância ele teve para o Estado de Israel durante as décadas que se passaram após a Segunda Guerra Mundial.
Palestina
Saiba mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Palestina. Entenda o processo de reconhecimento internacional da Palestina como um território soberano.
Machu Picchu
Peru
País que possui construções da civilização Inca.
Primeira Guerra Árabe-Israelense
Saiba como ocorreu a Primeira Guerra Árabe-Israelense e o que ela significou para a região do Oriente Médio após a Segunda Guerra Mundial.
Bandeira da Suécia
Suécia
Clique aqui e conheça um pouco mais da Suécia!
Foto da destruição causada pelo terremoto no Chile em 2010
Terremoto no Chile
Um território localizado em uma área sísmica.
A bandeira da Turquia foi criada com o fim do Império Otomano e apresenta elementos da cultura Islâmica
Turquia
Saiba mais sobre a Turquia, um país localizado na fronteira da Europa e da Ásia!
video icon
Português
Tipos de argumento | Tipos de argumento para redação
Os textos argumentativos povoam o dia a dia, seja pelos veículos de comunicação, seja no ambiente escolar, mas você sabe o que é um argumento? Se sabe ou não, aqui vai uma aula só para tratar desse assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.