Narcotráfico

Apreensões de drogas relativas ao narcotráfico.
A prática da violência no mundo contemporâneo surge a partir de vários contextos. Em todo o globo existem diversas áreas de conflitos decorrentes de problemas políticos, religiosos e econômicos, que em geral abalam a estrutura político-administrativa do lugar.
Alguns focos de tensões são provocados pelo narcotráfico que é uma atividade criminosa, e se fundamenta no tráfico de drogas. Algumas estimativas revelam que o comércio mundial de drogas gera um volume aproximado de 300 bilhões de dólares ao ano, superando o PIB (Produto Interno Bruto) de vários países.

O tráfico de drogas não gera só lucro, a conseqüência de seu funcionamento abala todos os mecanismos inerentes à norma e à segurança. Isso ocorre porque o crime organizado estimula a corrupção nos órgãos públicos para garantir os interesses do tráfico.


O tráfico de drogas apresenta a configuração de uma empresa multinacional, pois cria alternativas para diminuir os custos da produção, inova os meios para dinamizar a distribuição e alcançar novos mercados. Na Colômbia a produção de cocaína representa 4% do PIB, esse é o maior produtor mundial de cocaína.

O tráfico não tem apenas capital, também possui exércitos particulares com armamento extremamente modernos. Quando o governo não está corrompido, ele tenta coibir a atividade, então sofre ameaças e atentados, o que faz surgir uma “espécie” de poder paralelo.

Com o declínio dos cartéis colombianos houve uma descentralização do poder, e esse passou a ser controlado pelas máfias Italiana, Japonesa e Russa. A máfia Russa tem atuado em toda a Europa com o tráfico de drogas e armas.


Em suma, essa atitude tem alterado e direcionado os rumos de vários países, além de suas decisões internas, esse não é um problema restrito a alguns países se tornou uma questão mundial.
Publicado por Tiago Dantas
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.