Polônia

A Polônia é um dos principais países da Europa. Faz parte de importantes organizações, como a União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Bandeira da Polônia.

A Polônia é um país localizado na Europa Central. É formada por vastas planícies banhadas por uma extensa rede hidrográfica. Historicamente, foi dominada por diversas potências europeias e, ainda, invadida por tropas nazistas e soviéticas. Atualmente, a Polônia é um país moderno e democrático, caracterizado pelo amplo crescimento econômico. O turismo é um dos principais setores da economia nacional. A população local desfruta de um elevado padrão de vida. A Polônia possui forte influência cultural das populações eslavas do Leste Europeu.

Leia também: Mapa da Europa — localização dos países e das regiões que formam esse continente

Resumo sobre a Polônia

  • A independência oficial da Polônia em tempos mais recentes ocorreu somente em 1918 como um desdobramento do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

  • O país foi invadido por tropas nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e, ainda, experimentou a dominação soviética durante parte da Guerra Fria.

  • A Polônia faz fronteira com os seguintes países europeus: Rússia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia, Eslováquia, Chéquia e Alemanha.

  • Sua demografia é caracterizada pela diminuta taxa de natalidade e pela elevada expectativa de vida.

  • A Polônia é uma das economias que vêm apresentando forte crescimento no continente europeu nos últimos anos.

  • O país é um dos principais entrepostos comerciais europeus, portanto, possui vastas estruturas rodoviárias e ferroviárias.

  • Sua cultura é fortemente influenciada pelos povos eslavos que habitam a porção oriental europeia.

Dados gerais da Polônia

  • Nome oficial: República da Polônia

  • Gentílico: polonês ou polaco

  • Extensão territorial: 312.685 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Central

  • Capital: Varsóvia

  • Clima: temperado continental

  • Governo: república parlamentarista

  • Idioma: polonês

  • Religiões:

    96% (cristianismo);

    4% (sem religião).

  • População: 37.970.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 122 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,865 (muito elevado)

  • Moeda: Zloty

  • Produto Interno Bruto: US$ 585,7 bilhões

  • PIB per capita: US$ 15.420

  • Gini: 32,2%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    Organização das Nações Unidas (ONU);

    União Europeia (UE);

    Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

    Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  • Divisão administrativa: 16 províncias, sendo elas:

Cujávia-Pomerânia

Opole

Grande Polônia

Podláquia

Pequena Polônia

Pomerânia

Lodz

Pomerânia Ocidental

Baixa Silésia

Silésia

Lublin

Subcarpácia

Lubúsquia

Vármia-Masúria

Mazóvia

Santa Cruz

História da Polônia

A história antiga da Polônia é marcada por certo protagonismo político na porção oriental europeia, especialmente em razão do progresso econômico advindo da união dos reinos locais. A Comunidade Polaco-Lituana, por exemplo, uma parceria com a vizinha Lituânia, trouxe avanços geopolíticos para os poloneses. Porém, em razão da sua localização geográfica, em uma zona estratégica e com presença de depósitos minerais, o território polonês foi invadido por diferentes potências europeias ao longo do tempo.

A independência oficial do país em tempos mais recentes ocorreu somente em 1918, como um desdobramento do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Mesmo assim, a independência não significou consistente estabilidade política, visto que, em 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, dando origem à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os poloneses sofreram com diversos ataques mortais ao longo do conflito e conviveram de perto com vários campos de concentração nazistas construídos pelos alemães.

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Polônia ficou sob influência da União Soviética, que instalou um governo comunista no país. O autoritarismo durou até meados de 1989, quando revoltas locais coordenadas por sindicatos civis defenderam o estabelecimento de uma democracia no país. Nesse contexto, com a adoção de um regime parlamentarista de poder, a Polônia finalmente experimentou certa estabilidade política e desenvolvimento econômico, em um momento marcado pela aproximação com a Europa Ocidental.

Veja também: Rússia x Ucrânia — causas e consequências de um dos principais conflitos da atualidade

Etimologia da Polônia

A etimologia da Polônia está ligada aos povos chamados de polonos, que se estabeleceram entre os rios Vístula e Oder, em tempos bastante antigos. O termo polonos deriva da palavra pole, que significa “campo”.

Geografia da Polônia

O território polonês está localizado na porção central europeia. Ele faz fronteira com os seguintes países:

  • Rússia;

  • Lituânia;

  • Bielorrússia;

  • Ucrânia;

  • Eslováquia;

  • Chéquia;

  • Alemanha.

A porção norte polonesa é banhada pelo mar Báltico. Em termos geomorfológicos, a Polônia é formada por um relevo predominantemente de planícies que são bastante favoráveis aos cultivos agrícolas. Há a presença de cadeias de montanhas, especialmente na porção sul do país.

O clima da Polônia é tipicamente temperado. As estações do ano são bem definidas, há forte atuação da continentalidade e as amplitudes térmicas anuais são elevadas. A Polônia registra temperaturas baixas e fortes nevascas no inverno.

A maior parte da Polônia é coberta por uma vegetação florestal do tipo temperado. Assim, destaca-se a presença de árvores homogêneas e de grande porte, muito usadas na indústria florestal. Elas são bastante resistentes ao frio típico do país.

A rede hidrográfica da Polônia é bastante densa e formada por vários rios. Há ainda no país a presença de lagos que congelam nas estações mais frias do ano. Os rios de planície do país são favoráveis à navegação. Os principais rios locais são o Vístula e o Oder.

Mapa da Polônia

Demografia da Polônia

A Polônia é um dos países de maior população absoluta da Europa, e possui uma taxa de população relativa considerada elevada. As maiores cidades polonesas em população são: Varsóvia, Lódz, Cracóvia, Poznan e Gdansk.

A demografia da Polônia é caracterizada pela diminuta taxa de natalidade e pela elevada expectativa de vida. O país registra na atualidade um rápido envelhecimento de sua população. Há também uma grande emigração para outras nações europeias.

Em termos sociais, a Polônia experimenta uma melhoria significativa dos seus indicadores socioeconômicos nos últimos 30 anos. O país possui um elevado desenvolvimento humano bem como taxas positivas nas áreas de saúde e educação.

Como é a economia polonesa?

A Polônia é uma das economias que vêm apresentando forte crescimento no continente europeu nos últimos anos. O país tem um forte setor agropecuário, um parque industrial muito diversificado e um setor de serviços ancorado no turismo. A economia polonesa experimentou forte modernização após o período de redemocratização do país.

A cidade de Cracóvia é um dos principais pontos turísticos da Polônia.

O setor primário da Polônia está baseado na cultivação de grãos e tubérculos, como batata, beterraba, trigo e cevada. A criação de animais, tanto para o consumo de carne quanto de outros produtos, também é bastante expressiva. O país tem uma significativa produção de leite.

O setor secundário da Polônia tem como destaque as indústrias de base. O país possui grandes conglomerados industriais nas áreas de energia, petróleo, siderurgia, metalurgia e química. Há ainda vários centros tecnológicos, especialmente na indústria de precisão.

O setor terciário da Polônia é formado especialmente pelas atividades comerciais, financeiras e turísticas. O país possui diferentes cidades históricas e belas paisagens naturais que atraem um grande volume de turistas anualmente, especialmente de origem europeia.

Infraestrutura da Polônia

A Polônia possui uma infraestrutura bastante moderna. O país investiu bastante, especialmente nos últimos 30 anos, na renovação de suas estruturas de transportes e comunicações. Também fez investimentos vultuosos em áreas como segurança energética e militar. O país é um dos principais entrepostos comerciais europeus, logo, possui vastas estruturas rodoviárias e ferroviárias, além de centros de distribuição de produtos comerciais.

O território polonês tem ainda grandes centros urbanos equipados com arenas esportivas modernas, centros comerciais diversificados e ampla estrutura de serviços para a sua população. O país também destaca-se pela presença de tecnopolos, instituições de ensino e pesquisa e equipamentos de saúde.

Governo da Polônia

A Polônia é, na atualidade, um país de regime governamental parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado e o primeiro-ministro é o chefe do governo. O país segue a divisão de poder clássica entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

A Polônia possui uma estrutura governamental participativa.[1]

Como é a cultura da Polônia?

A cultura da Polônia é fortemente influenciada pelos povos eslavos que habitam a porção oriental europeia. O país possui grande tradição nas artes plásticas, no artesanato em âmbar, na produção cinematográfica e nas manifestações artísticas. A Polônia detém ainda diferentes centros culturais, além de muitas instituições de ensino ligadas às artes, muito apreciadas no país.

A língua polonesa é bastante valorizada pela cultura local como um instrumento de resistência, especialmente no período entre guerras. O país, fortemente católico, também tem várias tradições ligadas ao cristianismo, como as festas comemorativas natalinas. A Polônia detém tradição ainda nos esportes coletivos, como o vôlei, e na produção de alimentos, como cereais e derivados de leite.

Saiba mais: Migrações, urbanização, xenofobia e outros aspectos da organização do território europeu

Curiosidades sobre a Polônia

  • Os casamentos poloneses são grandes festividades marcadas pela realização de gincanas entre os convidados.

  • A floresta Curva, um dos pontos turísticos da Polônia, surgiu da manipulação dos troncos por fazendeiros florestais.

  • O consumo de cogumelos selvagens é muito comum na Polônia, especialmente no mês de setembro, com a chegada da primavera.

  • A Polônia, entre os anos 1600 e 1945, enfrentou 43 invasões e/ou guerras. A última foi a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

  • O esperanto, uma língua que surgiu com o ideal de tornar-se universal, foi criado na Polônia.

Créditos da imagem

[1] SpandowStockPhoto/ Shutterstock

Fontes

BBC. Polônia: perfil do país conhecido por belas cidades e os horrores da guerra. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56517526.

ALBUQUERQUE, C. Etimologia dos nomes de países europeus. DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/etimologia-dos-nomes-de-pa%C3%ADses-europeus/g-37770766#:~:text=A%20etimologia%20do%20nome%20Pol%C3%B4nia,aqueles%20que%20cultivavam%20a%20terra.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Polônia. IBGE Países. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/dados/polonia.

INFOPÉDIA. Polônia. Infopédia. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$polonia.

NADALE, M. 7 curiosidades bizarras sobre a Polônia. SuperInteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/7-curiosidades-bizarras-sobre-a-polonia.

ORGANIZAÇÃO POLONESA DE TURISMO. Informações Gerais da Polônia. Organização Polonesa de Turismo. Disponível em: https://www.polonia.travel/br/sobre-a-polonia/informac%C3%B5es-praticas-2.

UNIÃO EUROPEIA. Polônia. UE. Disponível em: https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/country-profiles/poland_pt. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.