Serra do Mar

A Serra do Mar é uma formação de relevo localizada ao longo do litoral centro-sul do Brasil. Ela é caracterizada por sua vegetação tropical e por seu clima muito úmido.
A Serra do Mar é uma formação de relevo que se estende ao longo do litoral centro-sul brasileiro. [1]

A Serra do Mar é uma das principais formações serranas do Brasil. Ela está localizada nas proximidades do litoral centro-sul brasileiro e foi formada por meio de processos geológicos bastante antigos de soerguimento do relevo terrestre.

Essa serra possui um clima muito úmido, com recorrência de precipitações e vasta rede hidrográfica. A vegetação mais comum nessa formação serrana é a de Mata Atlântica. Além disso, a Serra do Mar possui grande importância biológica, ambiental, hidrológica e econômica, porém foi muito impactada pela ação humana ao longo do tempo. As ações de preservação dessa região serrana buscam atenuar os impactos gerados pelo homem nesse ambiente natural.

Leia também: Chapada dos Guimarães — uma importante reserva ambiental da região Centro-Oeste do Brasil

Resumo sobre a Serra do Mar

  • A Serra do Mar estende-se por parte dos territórios estaduais de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  • Esse sistema geomorfológico foi formado e esculpido especialmente pela ação de diversos agentes externos do relevo ao longo do tempo geológico.

  • As características climáticas locais envolvem a grande presença de umidade, a prevalência de temperaturas médias e baixas e a recorrência de precipitações.

  • A Mata Atlântica, que possui coberturas vegetais muito densas e úmidas, é o principal tipo vegetacional que ocorre na Serra do Mar.

  • A Serra do Mar é fonte de diversos recursos ambientais e hidrológicos, logo possui grande importância em termos econômicos e ambientais para o país.

  • São exemplos de impactos ambientais recorrentes na Serra do Mar: a remoção da vegetação nativa, a contaminação das nascentes e a poluição dos cursos de água.

Localização da Serra do Mar

A Serra do Mar é uma feição geomorfológica que está localizada ao longo do litoral centro-sul do território brasileiro. Ela estende-se por parte dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Portanto, ela engloba parte importante do centro-sul brasileiro, composto pelas regiões geográficas Sudeste e Sul. O cartograma abaixo apresenta a localização da Serra do Mar em relação ao território brasileiro:

 (Créditos: Paulo José Soares Braga | Mundo Educação)

Formação da Serra do Mar

A Serra do Mar formou-se em tempos remotos, sendo uma das hipóteses levantadas para a sua formação o soerguimento do relevo terrestre ao longo do processo de separação continental concretizado em períodos geológicos muito antigos, dando origem ao formato atual do litoral brasileiro. Esse sistema geomorfológico é composto por diversos morros e serras, de altitude significativa, formados e esculpidos especialmente por agentes externos do relevo, como a água e o vento.

Nessas formações, predomina, ao longo do tempo geológico, a ação de processos geomorfológicos especialmente erosivos, que foram fundamentais para o atual perfil de relevo dessa formação, com feições muito escarpadas e compostas por grandes camadas rochosas, com destaque para os gnaisses e os granitos.

A formação da Serra do Mar é fruto, ainda, da influência do clima e da vegetação local, ambos muito úmidos, além da recorrência de precipitações, que foram fundamentais para o esculpimento desse complexo sistema geomorfológico e para sua constante transformação em termos geológicos, pedológicos e de relevo.

Características da Serra do Mar

A Serra do Mar estende-se ao longo de cerca de 1.500 quilômetros de forma paralela ao litoral centro-sul brasileiro. Portanto, sofre com a ação especialmente de agentes externos do relevo, que são fundamentais para a sua caracterização.

Esse sistema geomorfológico é tipicamente uma formação serrana, enquadrada como parte do Complexo Cristalino Brasileiro, no qual destacam-se feições de média e alta altitude, com forte atuação de processos erosivos e deposicionais.

Em termos geológicos, destaca-se a presença de rochas como os gnaisses e os granitos, amplamente transformadas ao longo do tempo, sendo que muitas delas estão diretamente expostas aos processos de intemperismo químico e físico.

Os afloramentos rochosos e as corredeiras de água são típicos da Serra do Mar.

Já em relação ao clima, destaca-se a prevalência do tipo climático tropical, com duas variações específicas: tropical úmido e tropical de altitude. As características climáticas locais envolvem a grande presença de umidade, a prevalência de temperaturas médias e baixas e a recorrência de precipitações ao longo da maior parte do ano.

O clima da Serra do Mar sofre influência direta da umidade proveniente do oceano, fator climático conhecido como maritimidade, que interfere nas elevadas precipitações típicas dessa zona geográfica. A altitude, as massas de ar e a pressão atmosférica também são aspectos climáticos que influenciam na Serra do Mar, especialmente quanto à elevada taxa de umidade registrada nessa região, presente na maior parte do ano climático.

A Mata Atlântica é uma vegetação característica da Serra do Mar.

No mesmo sentido, a vegetação também sofre influência dessa caracterização climática, sendo fortemente marcada pela umidade. A Mata Atlântica é o principal tipo vegetacional que ocorre na Serra do Mar, estando tipicamente atrelada a essa formação, com coberturas vegetais muito densas e úmidas, além de elevada biodiversidade de fauna e flora. Há, além da Mata Atlântica, outras formações vegetacionais de menor extensão territorial nas faixas de influência da Serra do Mar, como os campos de altitude, as florestas de araucárias e as formações de mangue e restinga.

Ademais, o clima também interfere na hidrografia da Serra do Mar, visto que confere elevados volumes de precipitações ao longo da maior parte do ano, que abastecem os aquíferos locais e elevam a vazão dos cursos de água. A rede hidrográfica da Serra do Mar é bastante densa e formada, em sua maioria, por pequenos córregos e rios, que abastecem uma vasta quantidade de cursos de água de maior magnitude. A ocorrência de cachoeiras e corredeiras, em razão do relevo declivoso, também é muito comum nessa formação geográfica.

Qual a importância da Serra do Mar?

A Serra do Mar é uma das principais formações de relevo do Brasil. Nessa zona geográfica estão presentes diversos exemplares de espécies de fauna e flora do país, que são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico local e regional.

Ademais, essa formação de relevo possui grande importância em termos de clima, visto que é fundamental para a manutenção da umidade, e consequentemente à ocorrência de chuvas, em toda a porção centro-sul do território do país.

Os cursos de água locais, inclusive, são fundamentais para a manutenção da vida biológica presente nessa formação e para o fornecimento de recursos hídricos fundamentais para parte significativa das cidades do litoral centro-sul brasileiro.

A vegetação da Serra do Mar também é fonte de diversos recursos naturais, como frutos, seivas e madeiras, que são importantes para a economia local, com destaque para as populações tradicionais como os quilombolas e os caiçaras.

A Serra do Mar é entendida ainda como uma zona geográfica fundamental para a manutenção das condições climáticas, vegetais e ambientais, especialmente no centro-sul brasileiro, região mais populosa e desenvolvida do Brasil.

Veja também: Cerrado — o bioma brasileiro que representa uma parte significativa da disponibilidade de água a nível nacional

Preservação da Serra do Mar

A Serra do Mar é uma das zonas geográficas mais impactadas pela ação humana no Brasil. Nessa porção do país estão localizados grandes centros urbanos, além de vasta rede de transportes e comunicações, que impactaram diretamente na conservação dos aspectos naturais dessa formação geológica.

A expansão dos processos de urbanização e industrialização no país culminaram no registro de diferentes impactos ambientais na Serra do Mar, com destaque para a expansão das zonas urbanas por meio da especulação imobiliária e da ocupação desordenada, especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. São exemplos de impactos ambientais recorrentes na Serra do Mar:

  • remoção da vegetação nativa;

  • contaminação das nascentes de água;

  • poluição dos cursos de água;

  • exploração dos recursos naturais;

  • predação de espécies de fauna.

A ocupação desordenada da Serra do Mar tem gerado desastres naturais recorrentes no Brasil. [2]

Portanto, considerando que essa zona geográfica é uma das mais transformadas pela ação humana no Brasil, são necessárias ações urgentes que busquem atenuar os impactos ambientais registrados nesse bioma e, ainda, promover a conscientização da população sobre a preservação ambiental local.

Atualmente, há um conjunto de projetos que buscam contribuir para a preservação da Serra do Mar, muitos deles desenvolvidos pela sociedade civil organizada, como programas de reflorestamento, manejo sustentável e agricultura familiar.

O poder público também é um agente de importância nesse contexto de preservação da Serra do Mar, por meio da delimitação de reservas ambientais e extrativistas, da fiscalização de crimes ambientais, da promoção de políticas públicas em meio ambiente, da criação de projetos de educação ambiental, dentre outras medidas.

Crédito de imagem

[1] Deni Williams / Shutterstock

[2] Nelson Antoine / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos
História
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Assista à nossa videoaula para conhecer a história da civilização micênica. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos