Nomenclatura dos óxidos

A nomenclatura dos óxidos é realizada levando-se em consideração a sua natureza, ou seja, se iônico (possui metal) ou molecular (não possui metal).
O nome do dióxido de carbono é dado pela regra de nomenclatura de óxidos moleculares

Óxidos são substâncias inorgânicas formadas pela associação de um elemento químico qualquer (metal ou ametal) com o oxigênio, que sempre apresenta NOX igual a -2. Por isso, a nomenclatura dos óxidos depende exclusivamente do elemento que está acompanhando o oxigênio.

A nomenclatura dos óxidos é realizada segundo regra proposta pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC):

Óxido + de + nome do elemento

Para realizá-la corretamente, devemos levar em consideração a natureza do óxido, isto é, se ele é iônico ou molecular.

Óxidos iônicos

São óxidos que apresentam um metal na sua constituição, sendo formados, por isso, por ligações iônicas. Na regra de nomenclatura dos óxidos, sempre indicamos o NOX do metal, caso ele não tenha NOX fixo.

Óxido + de +nome do elemento+ algarismo romano referente ao NOX

OBS.: Nos metais de NOX fixo (metais alcalinoterrosos, metais da família do boro, prata e zinco), os valores são: família IA (NOX = +1), IIA (NOX = +2), IIIA (NOX = +3) ou os elementos zinco e prata (NOX = +1).

Exemplos:

→ CaO

O elemento cálcio pertence à família IIA (possui NOX fixo +2). Logo, o nome do composto é óxido de cálcio.

→ Ag2O

O elemento prata possui NOX fixo +1. Logo, o nome do composto é óxido de prata.

→ Fe2O3

Esse óxido iônico apresenta índice numérico nos dois elementos. Isso acontece porque as cargas dos elementos foram cruzadas. Assim, como o NOX do oxigênio é sempre -2 (nos óxidos), podemos afirmar que o NOX do ferro é +3. Logo, o nome do composto é óxido de ferro III.

→ CrO3

Quando na fórmula de um óxido houver apenas um índice numérico, devemos calcular o NOX do elemento que acompanha o oxigênio (NOX = -2) utilizando a seguinte expressão:

NOX do Cr + NOX do O = 0

OBS.: Não podemos nos esquecer jamais de multiplicar o NOX do elemento pelo seu índice na fórmula.

NOX do Cr.1 + 3. (-2) = 0

NOX do Cr – 6 = 0

NOX do Cr = +6

Logo, o nome do composto é óxido de crômio VI.

→ PbO2

Nessa fórmula também temos apenas um índice numérico e, por isso, devemos calcular o NOX do elemento que acompanha o oxigênio (NOX = -2).

NOX do Pb + NOX do O = 0

NOX do Pb.1 + 2. (-2) = 0

NOX do Pb – 4 = 0

NOX do Pb = +4

Logo, o nome do composto é óxido de chumbo IV.

Óxidos moleculares

São óxidos que não apresentam um metal na sua constituição, sendo formados, por isso, por ligações covalentes. Para eles, a regra de nomenclatura inclui prefixos que indicam a quantidade de átomos de cada elemento na molécula do óxido.

Prefixo + óxido + de + prefixo + nome do elemento

Exemplos:

→ P2O5

O óxido apresenta dois (prefixo di) átomos do elemento fósforo e cinco (prefixo penta) átomos do oxigênio (óxido). Logo, seu nome é pentóxido de difósforo.

→ Cl2O7

O óxido apresenta dois (prefixo di) átomos do elemento cloro e sete (prefixo hepta) átomos do oxigênio (óxido). Logo, seu nome é heptóxido de dicloro.

→ SO3

O óxido apresenta um (prefixo mono, que é opcional) átomo do elemento enxofre e três (prefixo tri) átomos do oxigênio (óxido). Logo, seu nome é trióxido de enxofre.

→ CO

O óxido apresenta um (prefixo mono, que é opcional) átomo do elemento carbono e um (prefixo mono) átomo do oxigênio (óxido). Logo, seu nome é monóxido de carbono.

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Classificação dos óxidos
Classificação dos óxidos, compostos binários, oxigênio, Óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros, óxidos mistos, peróxidos, carga elétrica, caráter iônico, caráter covalente, ametais.
Elemento Químico
Conjunto formado por átomos de mesmo número atômico.
Ligação Iônica
Entenda como ocorre a ligação iônica, descubra seus princípios e características e aprenda a montar as fórmulas de compostos iônicos.
Ligações químicas
Conheça as formas de ligação entre os átomos: iônica, covalente e metálica. Entenda por que elas ocorrem e também confira exercícios sobre o assunto.
Reações de Simples Troca
Entenda o que é uma reação de simples troca, por que ela também se trata de uma reação de oxirredução e quais são as condições para a sua ocorrência.
Sal por toda parte
Conheça vários sais e onde são aplicados.
Íon-fórmula
Aprenda a construir a fórmula que representa qualquer composto iônico, isto é, o chamado íon-fórmula!
Óxidos Básicos
Entenda o que são óxidos básicos, suas propriedades, aplicações e exemplos principais, como o óxido de potássio, de cálcio e de sódio, além do óxido nitroso.
Óxidos anfóteros
Conheça a classificação dos óxidos em óxidos anfóteros, veja exemplos e como eles se comportam.
Óxidos ácidos
Definição dos óxidos ácidos, exemplos, fórmulas, reações que participam, ocorrência no cotidiano e sua contribuição para as chuvas ácidas.
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos