Superóxidos
Superóxidos são compostos inorgânicos binários (formados por apenas dois elementos químicos) nos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo e apresenta sempre NOX igual a -1/2.
Essas substâncias químicas são formadas com a junção de metais alcalinos ou alcalinoterrosos ao oxigênio. A fórmula geral para os superóxidos pode ser:
YO4 ou X2O4
Propriedades dos superóxidos
-
São formados por metais;
-
São sólidos em temperatura ambiente;
-
São compostos iônicos;
-
São formados por ligações iônicas;
-
São compostos instáveis.
Nomenclatura dos superóxidos
Superóxido + de + nome do elemento
Veja alguns exemplos:
→ Cs2O4
Como o elemento que está acompanhando o oxigênio é o césio, o nome desse composto é superóxido de césio.
→ RaO4
Como o elemento que está acompanhando o oxigênio é o rádio, o nome desse composto é superóxido de rádio.
Reações com superóxidos
a) Reações de superóxidos com água
Quando um superóxido reage com a água, forma como produtos uma base, peróxido de hidrogênio (H2O2) e gás oxigênio, como representado na equação a seguir:
YO4 + H2O → YOH + H2O2 + O2
Vale ressaltar que o peróxido de hidrogênio sofre decomposição na presença de um hidróxido (uma base) e forma água (H2) e gás oxigênio (O2), como na equação a seguir:
H2O2→ H2O + ½ O2
Assim, se o superóxido de potássio reagir com a água, por exemplo, teremos a formação de hidróxido de potássio e peróxido de hidrogênio. Veja:
1 K2O4 + 2 H2O → 2 KOH + 1 H2O2 + 1 O2
Com a decomposição do peróxido de hidrogênio (que forma 1 mol de água e 1/2 mol de gás oxigênio), o mol de água formado anula o mol de água do reagente, e o 1/2 mol de gás oxigênio formado soma-se ao mol que já existia nos produtos.
1 K2O4 + 1 H2O → 2 KOH + 3/2 O2
b) Reações de superóxidos com ácidos
Quando um superóxido reage com um ácido, forma como produtos um sal, peróxido de hidrogênio (H2O2) e gás oxigênio, como representado na equação a seguir:
YO4 + HX → YX + H2O2 + O2
Vale ressaltar que o peróxido de hidrogênio não sofre decomposição na presença de um ácido. Assim, se o superóxido de bário reagir com o ácido fosfórico, por exemplo, teremos a formação do sulfato de bário, peróxido de hidrogênio e gás oxigênio, de acordo com a seguinte equação balanceada:
6 BaO4 + 4 H3PO4 → 2 Ba3(PO4)2 + 6 H2O2 + 1 O2