Girafa
A girafa é um animal encontrado na África que se destaca como o mamífero mais alto do planeta. As girafas machos podem atingir mais de cinco metros de altura. Uma característica marcante é o padrão manchado no corpo das girafas, padrão esse que é único e ajuda o animal na camuflagem. Girafas são animais herbívoros, e um de seus alimentos favoritos são as acácias. Esses animais são sociais e vivem em grupos, que podem variar de 10 a 20 indivíduos. O período de gestação é de cerca de 457 dias, e as fêmeas dão à luz em pé.
Leia também: Elefante — outro mamífero conhecido pelo seu grande porte
Resumo sobre girafa
-
A girafa é o maior mamífero do mundo.
-
Girafas podem apresentar mais de cinco metros de altura.
-
O padrão da pelagem das girafas ajuda na camuflagem.
-
Elas possuem em sua cabeça os chamados ossicones, protuberâncias ósseas recobertas por pele.
-
São animais herbívoros, sendo a acácia um dos seus alimentos favoritos.
-
Não bebem água com frequência.
-
O período de gestação delas é de cerca de 457 dias.
-
São nativas da África.
Quais são as características da girafa?
As girafas animais que se destacam pelo seu tamanho, sendo consideradas os mamíferos mais altos do mundo. Os machos podem medir cerca de 5,7 m, enquanto as fêmeas são cerca de 1 m mais baixas. Em relação à massa, machos apresentam cerca de 1930 kg, enquanto as fêmeas apresentam até 1189 kg.
O pescoço da girafa, que pode atingir 2,4 m de comprimento, é formado por sete vértebras, estas, no entanto, são bastante alongadas, diferentemente das vértebras encontradas em seres humanos. As girafas apresentam pernas longas, sendo as dianteiras mais longas que as traseiras. A cauda é fina e mede de 76-101 cm de comprimento. A cauda é utilizada pela girafa para afastar insetos.
Girafas possuem um par de protuberâncias ósseas recobertas por pele e pelos em sua cabeça, os chamados ossicones. Essas estruturas ajudam na proteção do animal de ferimentos e tendem a ser mais grossas nos machos.
Uma característica marcante desses animais é o padrão da pelagem, que apresenta várias manchas. O pelo desses animais tem uma coloração amarelada e é possível perceber grandes manchas marrons. Cada indivíduo tem um padrão único de manchas, responsáveis por ajudar na camuflagem desses animais.
As girafas apresentam uma pequena corcova que lembra a dos camelos. Devido à presença dessa corcava e das manchas marrons em seu corpo, o nome científico desse animal é Giraffa camelopardalis, uma referência às corcovas de camelo e às manchas semelhantes às do leopardo.
Apesar de serem animais imponentes, girafas também podem sofrer ação de predadores. Dentre os predadores desses animais, podemos citar leões, hienas e leopardos. Vale destacar que, em geral, as girafas são mais predadas quando pequenas, sendo poucos os predadores que as atacam quando adultas. Girafas vivem, na natureza, de 10-15 anos.
Veja também: Lhama — animal da família dos camelos que não possui corcova
Comportamento e comunicação da girafa
Girafas são animais que vivem em manadas abertas e instáveis, as quais podem apresentar entre 10 e 20 indivíduos. Essas manadas podem ser compostas apenas por fêmeas, apenas por machos, por fêmeas com seus filhotes ou por uma mistura de sexos e idades. Como salientado, as manadas são abertas e, portanto, girafas entram e saem à vontade do grupo. É possível encontrar na natureza também indivíduos isolados.
Quando vão dormir, podem dormir no chão apoiando a cabeça nas costas e formando uma espécie de arco com o pescoço. A posição, no entanto, as torna vulneráveis a ataques de predadores. Para evitar essa situação, algumas vezes as girafas dormem em pé.
Classificação taxonômica da girafa
Atualmente, existe apenas uma espécie de girafa, porém, no passado, cerca de um milhão de anos atrás, o continente africano abrigava, pelo menos, três espécies desse animal. Veja abaixo a classificação taxonômica da girafa:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Giraffidae
Gênero: Giraffa
Espécie: Giraffa camelopardalis
Onde a girafa vive?
A girafa é um animal encontrado na África e, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie está espalhada pelo sul e leste da África, com populações isoladas menores no oeste e centro do continente. Ainda de acordo com a IUCN, girafas habitam 18 países africanos e foram reintroduzidas em três outros (Malawi, Ruanda e Suazilândia). Nesses locais, elas podem ser encontradas em áreas desérticas e até em ambientes florestais.
Alimentação da girafa
Girafas são animais herbívoros, que se alimentam de folhas, caules, flores e frutos. Cada população de girafas pode se alimentar de até 93 espécies distintas de vegetal. Dentre as espécies favoritas do animal, podemos citar a acácia, que é repleta de espinhos. Para se alimentar dessas plantas espinhosas, as girafas contam com uma língua que é resistente e mede 45 cm de comprimento.
Fato curioso é que as girafas adultas podem comer cerca de 60 kg de comida por dia. Em situações em que alimento de qualidade não é encontrado com facilidade, elas podem sobreviver ingerindo apenas 7 kg de alimento. As girafas não necessitam ingerir água todos os dias.
Reprodução da girafa
As girafas iniciam a época reprodutiva na estação chuvosa, enquanto o nascimento dos filhotes ocorre nos meses mais secos, com maior frequência de maio a agosto. A gestação dura aproximadamente 457 dias, e as fêmeas dão à luz em pé, fazendo com que o filhote nasça caindo de uma altura de 2 m.
Em geral, costuma-se nascer um único filhote, sendo raros os casos de gêmeos. O filhote de girafa, ao nascer, apresenta cerca de 50-55 kg, e, após cerca de 15 minutos, já se levantam e mamam. O desmame acontece após cerca de um ano.
Saiba mais: Leão — outra espécie nativa da África que está ameaçada de extinção
Girafas estão ameaçadas de extinção?
Infelizmente, as girafas estão classificadas na categoria vulnerável na Lista Vermelha da IUCN. A tendência populacional atual é de decréscimo. Dentre as ameaças enfrentadas por esse animal, podemos citar a perda de habitat, a caça ilegal e o conflito entre humanos e animais selvagens.
Fontes
MAISANO, S. Giraffa camelopardalis (on-line). Animal Diversity Web. Disponível em https://animaldiversity.org/accounts/Giraffa_camelopardalis/.
MULLER, Z., Bercovitch et al. Giraffa camelopardalis (amended version of 2016 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T9194A136266699. Disponível em: https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T9194A136266699.en.
NATIONAL GEOGRAPHICBRASIL. Por que a girafa tem um pescoço tão longo? Conheça essa e outras curiosidades do animal. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2023/06/por-que-a-girafa-tem-um-pescoco-tao-longo-conheca-essa-e-outras-curiosidades-do-animal.
WHAT are giraffes? The African Wildlife Foundation, 2023. Disponível em: https://www.awf.org/wildlife-conservation/giraffe.