Whatsapp icon Whatsapp

Girafa (Giraffa camelopardilis)

As girafas vivem em bandos.
As girafas vivem em bandos.

Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artidactyla
Família: Giraffidae
Gênero: Giraffa
Espécie:
Giraffa camelopardilis


As girafas são animais de pescoço longo (três a quatro metros), embora possuam o mesmo número de vértebras que nós, humanos. Esta característica permite com que estes ruminantes se alimentem mesmo das folhas das mais altas árvores, com o auxílio de suas longas e flexíveis línguas e lábio superior. Machos e fêmeas possuem, em suas cabeças, um ou dois pares de chifres curtos, cobertos por pele, e um par de orelhas pontiagudas.

Estes habitantes da região central e sul do continente africano fazem parte da dieta dos leões, hienas e leopardos. Visão e olfato apurados, além da própria altura (têm em média cinco metros), auxiliam as girafas a identificarem a presença do predador antes de serem atacadas.

Seus membros anteriores são maiores que os posteriores. Com o auxílio destes, e erguendo ao mesmo tempo as duas pernas do mesmo lado, caminham com seus passos travados. Correndo, podem atingir até 50 km/h.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano.

O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote. Fêmeas sempre procuram parir no mesmo local, dentro de seus territórios. Girafas vivem em média 25 anos, em bandos com um macho dominante. Após desmamarem, as fêmeas permanecem em seu bando e os machos formam, separadamente, outros grupos. Estes últimos podem ter até 1400 kg de massa corporal.

Em razão da resistência e beleza da pele, esses animais foram alvo de intensas caçadas há alguns anos. Atualmente são protegidos, sua caça é ilegal. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Camelos são utilizados como meio de transporte e muito explorados pelo turismo.
Camelo
Que saber mais sobre o camelo? Clique aqui e conheça as principais características desse animal, sua alimentação e forma de reprodução.
O elefante-africano-de-savana é o maior mamífero terrestre do mundo.
Elefante
O que você sabe sobre o elefante? Sabia que ele possui três espécies diferentes? Clique e aprofunde seu conhecimento sobre esses grandes animais.
Hipopótamos
Você sabia que existem duas espécies diferentes de hipopótamos? Clique aqui e conheça mais sobre os hábitos de vida, características e reprodução desses animais.
Leão
Amplie seus conhecimentos sobre o leão aqui. Veja algumas características básicas desses animais, como habitat, alimentação e reprodução.
Até segunda ordem, o ornitorrinco é classificado  como um mamífero monotremado
Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)
Saiba sobre este animal que tem características de répteis, aves e mamíferos.
Rinocerontes
Clique aqui e conheça mais sobre os rinocerontes. Veja as características gerais desses animais e conheça melhor as cinco espécies viventes.
Vaca-marinha: animal extinto no século dezessete.
Vaca-marinha (Hydrodamalis gigas)
Animal extinto no século dezessete em decorrência de sua caça indiscriminada.
De acordo com a IUCN, a zebra-das-montanhas se encontra classificada como “vulnerável”.
Zebra
Descubra mais sobre a zebra, aqui. Neste texto falaremos as características desse fascinante animal e descobriremos mais sobre suas espécies.
video icon
Geografia
Deslizamentos de terras no Brasil
Assista à videoaula e entenda o que é um deslizamento de terra. Conheça as principais causas dos deslizamentos, quais são seus efeitos, bem como as medidas que podem ser tomadas para evitar que suas consequências sejam tão danosas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!