Hong Kong
Hong Kong é um território classificado como uma região administrativa especial da China. Ele está localizado na porção sul da China. Geograficamente, possui um clima do tipo subtropical úmido, com vasta influência da umidade do oceano. Sua população é de cerca de 7 milhões de habitantes. A economia de Hong Kong é muito desenvolvida e industrializada. A região possui uma moderna rede de estruturas em termos de transporte e comunicação. A história de Hong Kong reflete em uma cultura marcada pelas influências britânica e chinesa.
Leia também: Tigres Asiáticos — os quatro territórios de maior importância econômica mundial
Resumo sobre Hong Kong
-
A região administrativa especial Hong Kong é uma zona muito desenvolvida e industrializada situada na porção sul da China.
-
Ao longo da história, ela foi disputada por chineses e britânicos, em razão da sua posição geográfica estratégica.
-
Atualmente, a região é uma das mais desenvolvidas e industrializadas da China, com destaque para o seu porto marítimo.
-
Em razão do pequeno território e da grande população, Hong Kong é uma das regiões mais densamente povoadas do globo.
-
As atividades turísticas, com destaque para o chamado turismo de negócios, são uma parte importante da sua economia.
-
Sua cultura é fruto de influências ligadas ao processo de colonização britânico e ao domínio chinês na região.
-
A região possui certa autonomia em termos políticos e econômicos da China.
Dados gerais de Hong Kong
-
Nome oficial: Hong Kong
-
Gentílico: honconguês
-
Extensão territorial: 1104 quilômetros quadrados
-
Localização: China
-
Capital: não há.
-
Clima: subtropical úmido
-
Governo: região administrativa especial da China
-
Idioma: chinês e inglês
-
Religiões: 49% (religiões chinesas), 12% (cristianismo), 39% (outras).
-
População: 7.184.000 habitantes
-
Densidade demográfica: 6,2 mil habitantes/quilômetro quadrado
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,952 (muito elevado)
-
Moeda: Dólar de Hong Kong
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 381 bilhões
-
PIB per capita: US$ 52.678
-
Gini: 43,4%
-
Fuso horário: UTC+8
-
Relações exteriores: não há.
-
Divisão administrativa: não há.
História de Hong Kong
O território de Hong Kong foi ocupado pelos britânicos no contexto da Primeira Guerra do Ópio (1839-1842). Logo a então colônia britânica transformou-se em um importante entreposto comercial, estabelecendo uma ligação importante entre os países ocidentais e a região meridional chinesa. A retomada do território de Hong Kong pela China ocorreu por meio de acordos diplomáticos diversos entre chineses e britânicos.
A partir de 1997, a China retomou a soberania sobre Hong Kong, que adquiriu o estatuto de região administrativa especial da China. Atualmente, Hong Kong usufrui de certas liberdades em termos políticos e econômicos, bem como representa uma das regiões mais desenvolvidas da China.
O que significa hong kong?
O nome hong kong significa, na língua local, “porto perfumado”. Esse nome é explicado pela presença de um intenso comércio de pau-de-águila, em especial da sua madeira, que possui um cheiro bastante característico e que perfumava a área do porto de Hong Kong.
Veja também: Tibete — território que luta pela sua independência em relação ao governo chinês
Geografia de Hong Kong
A região administrativa especial de Hong Kong é formada pelas áreas de Hong Kong, Stonecutters, Kowloon e Novos Territórios. Ela está geograficamente situada na porção meridional da China, sendo banhada pelo mar da China Meridional.
O território de Hong Kong é bastante pequeno é possui um elevado grau de modificação da paisagem natural. A maior parte da área da região é formada por um terreno montanhoso, disposto sobre várias planícies de inundação, que possuem uma vegetação muito modificada. O clima de Hong Kong é do tipo subtropical úmido, com variações entre períodos mais quentes e úmidos, e outros mais frios e secos. O rio das Pérolas e o rio Shenzhen banham parcialmente o território dessa região administrativa.
Mapa de Hong Kong
Demografia de Hong Kong
A região de Hong Kong possui cerca de 7 milhões de habitantes. Essa é uma das regiões mais densamente povoadas do globo, pois essa grande população absoluta está distribuída em uma pequena área geográfica. A maior parte da população local é formada por pessoas de etnia chinesa, mas há também um número significativo de imigrantes estrangeiros, que, no geral, trabalham nas empresas locais.
A população desfruta de um elevado padrão de vida. Os indicadores demográficos e sociais da região são bastante positivos, com destaque para a elevada expectativa de vida. O índice de desenvolvimento humano de Hong Kong é classificado como muito elevado, logo, é resultado dos indicadores sociais elevados em termos de renda, escolaridade e saúde.
Economia de Hong Kong
A economia de Hong Kong é bastante desenvolvida e industrializada. O país possui um dos principais portos comerciais da Ásia, logo, tem seu perfil comercial centrado no ramo dos serviços. As atividades comerciais, bancárias e turísticas são pontos importantes da economia local.
O setor secundário é composto por uma grande diversidade de indústrias, com destaque para as de artigos eletrônicos, transportes, têxteis, entre outros. Já o setor primário de Hong Kong é bastante restrito, e a região importa uma parte significativa de alimentos. Hong Kong faz parte de diversos acordos comerciais, que dinamizam sua economia.
-
Turismo de Hong Kong
As atividades turísticas são uma parte importante da economia de Hong Kong. A região atrai um grande número de imigrantes, especialmente da própria China, além de regiões próximas dentro do continente asiático. Ademais, Hong Kong recebe muitos turistas estrangeiros que atuam em grandes empresas de finanças e de transportes.
Nesse contexto, o chamado turismo de negócios é bastante importante para a região, já que atrai um grande volume de indivíduos. Hong Kong possui uma vasta infraestrutura em termos de hotéis, restaurantes e equipamentos culturais para receber os visitantes.
Infraestrutura de Hong Kong
A região de Hong Kong é conhecida pela estrutura avançada de transportes, com destaque para a sua zona portuária. No mesmo sentido, o sistema de comunicação é bastante moderno, no qual ressalta-se a velocidade das conexões de internet.
A região administrativa especial de Hong Kong também conta com um robusto sistema de saúde e educação (resultado da influência da colonização britânica) que permanece até os dias atuais como um dos mais modernos da China. A área de Hong Kong possui muitos arranha-céus, que representam a importância econômica dessa região chinesa.
Governo de Hong Kong
A região administrativa especial de Hong Kong possui certa autonomia em termos políticos da China. São exceções desse cenário as áreas de defesa e política externa, amplamente dominadas pela China. Em Hong Kong, há uma estrutura governamental dividida entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A população local desfruta de certas liberdades individuais e o sistema econômico tem um forte viés capitalista.
Saiba mais: Como é celebrado o Ano-Novo Chinês?
Cultura de Hong Kong
A cultura de Hong Kong possui características relacionadas à influência chinesa e à influência britânica na região. Nesse sentido, destaca-se aspectos como a língua e a culinária. Ademais, Hong Kong conta com muitos equipamentos culturais, como museus e parques, além de estruturas modernas em termos esportivos.
Em Hong Kong o conceito de feng shui é muito aplicado no cotidiano da população. Hong Kong é uma região que possui diversos festivais folclóricos e religiosos, que marcam as tradições dos locais. As chamadas corridas de barcos-dragão, por exemplo, são bastante populares entre os nativos da região.
Curiosidades sobre Hong Kong
-
Além de Hong Kong, a China conta com outra região administrativa especial, Macau.
-
Em Hong Kong, o uso do bambu é comumente aplicado na construção de andaimes para auxiliar em trabalhos de construção civil.
-
A quase totalidade das residências existentes em Hong Kong possuem acesso à internet de alta velocidade.
-
A moeda oficial de Hong Kong é o dólar de Hong Kong, logo, é diferente da usada na China, chamada de Yuan.
Créditos da imagem
Fontes
BBC. As 5 principais diferenças da vida em Hong Kong e na China. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48871500
BBC. Hong Kong profile. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-asia-pacific-16517764
CONSULADO-GERAL DA CHINA EM RECIFE. De onde veio Hong Kong de hoje? - Histórias de Hong Kong. Consulado-Geral da China em Recife. Disponível em: http://recife.china-consulate.gov.cn/por/zlghd_3/202207/t20220703_10714561.htm
EMBAIXADA DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA NO BRASIL. Um país, dois sistemas: a pedra fundamental da prosperidade e da estabilidade de Hong Kong. Embaixada da República Popular da China no Brasil. Disponível em: http://br.china-embassy.gov.cn/por/sghds/202103/t20210317_10231078.htm
GARNER, A. C. O. Curiosidades sobre Hong Kong. Brasileiras pelo mundo. Disponível em: https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-sobre-hong-kong-parte-1-401067432
INFOPÉDIA. Hong Kong. Infopédia. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$hong-kong
SALDANHA, A. Hong Kong: de colônia britânica a ponta de lança contra a República Popular da China. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/04/10/hong-kong-de-colonia-britanica-a-ponta-de-lanca-contra-a-republica-popular-da-china