Clima subtropical
O clima subtropical é aquele localizado na transição entre as faixas tropicais e temperadas do planeta, ou seja, nas regiões próximas aos trópicos de Câncer e de Capricórnio. Essas zonas são marcadas pela diminuta radiação solar.
O clima subtropical tem como características principais o registro de temperaturas mais amenas e a distribuição igualitária das chuvas ao longo de todo o ano. Ele é característico da região Sul do Brasil.
Veja também: Clima temperado — o tipo climático localizado abaixo do Trópico de Capricórnio
Resumo sobre clima subtropical
-
Abrange porções temperadas do planeta, ou seja, acima do Trópico de Câncer e abaixo do Trópico de Capricórnio.
-
Suas zonas são caracterizadas pela menor incidência de radiação solar quando comparadas à porção central do planeta.
-
Sua formação dá-se mediante a influência de fatores e elementos climáticos, como umidade, latitude e massas de ar.
-
O registro de temperaturas mais amenas e a distribuição igualitária das chuvas são típicos desse clima.
-
É dividido em: subtropical com verão quente, subtropical com inverno seco, e subtropical de altitude.
-
Está presente na porção sul do Brasil, com destaque para os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
-
No Brasil, a vegetação do clima subtropical que ocorre no sul do país é conhecida como Mata de Araucárias.
O que é clima subtropical?
O subtropical é o clima que ocorre nas zonas localizadas próximas ao Trópico de Câncer e ao Trópico de Capricórnio, mais precisamente nas porções situadas acima do Trópico de Câncer e abaixo do Trópico de Capricórnio, ou seja, nas faixas temperadas do planeta Terra.
Essas zonas recebem uma quantidade diminuta de radiação solar, especialmente quando comparadas às faixas tropicais do globo, portanto, são regiões marcadas por temperaturas mais amenas e chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano.
Zonas do clima subtropical
As zonas de clima subtropical são aquelas situadas logo acima do Trópico de Câncer e logo abaixo do Trópico de Capricórnio. Estão localizadas nas faixas temperadas do planeta, ou seja, regiões que recebem menor radiação solar.
As zonas de clima tropical estão em uma faixa de latitude mediana, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul, e sofrem com a atuação de diferentes elementos climáticos e fatores climáticos, com destaque para as massas de ar.
Formação do clima subtropical
A formação do clima subtropical ocorre especialmente mediante a sua localização, em uma faixa de latitude mediana do planeta que recebe menor índice de radiação solar, quando comparada às zonas tropicais, mas também maior índice de radiação solar, quando comparada às regiões polares. Assim, trata-se de uma zona de transição climática, entre um clima mais quente e úmido e outro mais frio e seco.
Destaca-se ainda na formação do clima subtropical a atuação dos fatores climáticos para além de latitude, com a altitude e as massas de ar. Nesse tipo climático, a atuação de massas de ar frias é bastante comum; assim como, em zonas mais elevadas, predomina o registro de temperaturas mais baixas.
O elemento umidade do ar também é importante na formação do clima subtropical, considerando que a presença da umidade é constante e bastante perceptível ao longo do ano, influenciando, inclusive, na boa distribuição das chuvas nesse tipo climático.
Quais são as características do clima subtropical?
O clima subtropical tem como características principais: registro de temperaturas amenas e distribuição igualitária das chuvas ao longo de todo o ano.
Esse tipo climático, assim como suas variações, possui menor incidência de radiação solar e forte influência da umidade, aspectos que contribuem para sua classificação como um tipo mais frio e úmido.
A amplitude térmica no clima subtropical é bastante elevada em razão da diminuição acentuada da temperatura no inverno, inclusive com o registro de temperaturas negativas.
Vegetação do clima subtropical
As florestas subtropicais são as principais formações vegetais encontradas em zonas de clima subtropical. Essas florestas, no geral, apresentam plantas de grande porte, com grande disponibilidade de recursos vegetais, especialmente madeira.
Há uma diversidade muito grande de árvores subtropicais, desde espécies de pinheiros bastante homogêneas até plantas caducifólias, que perdem suas folhas durante o inverno. No Brasil, a vegetação do clima subtropical é chamada de Mata de Araucárias.
Tipos de clima subtropical
O clima subtropical, tanto no Brasil quanto no mundo, apresenta algumas subdivisões, caracterizadas por particularidades, especialmente em relação aos elementos e fatores climáticos locais, como umidade e altitude. Os principais tipos de clima subtropical são:
-
Clima subtropical com verão quente: é encontrado especialmente em zonas litorâneas, como as cidades de Porto Alegre e Florianópolis, além de zonas fortemente influenciadas por massas de ar mais úmidas. Ele é caracterizado pelo registro de temperaturas mais elevadas, além da forte presença de umidade, especialmente no verão.
-
Clima subtropical de inverno seco: é típico de zonas interioranas dos estados da região Sul do Brasil, que sofrem com maior influência de massas de ar continentais. Essas massas são mais secas, logo, implicam a formação de maiores períodos de escassez de chuvas, especialmente no inverno. A umidade também é menor nessa estação do ano.
-
Clima subtropical de altitude: ocorre em regiões serranas, como na serra Gaúcha e na serra Catarinense, no Sul do Brasil. Ele é marcado pela influência da altitude na diminuição das temperaturas, especialmente no inverno, inclusive com registro de temperaturas negativas, geadas e até mesmo neve.
Leia também: Clima equatorial — o tipo climático localizado próximo à Linha do Equador
Clima subtropical no Brasil
O clima subtropical ocorre no Brasil em zonas situadas logo abaixo do Trópico de Capricórnio, ou seja, os estados da região Sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de pequenas partes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
No Brasil, o clima subtropical é caracterizado pelo registro de temperaturas mais amenas, especialmente quando comparadas às registradas na maior parte do país, assim como pela recorrência de chuvas, que ocorrem de forma igualitária ao longo de todo o ano.
O clima subtropical no Brasil é marcado pela atuação de massas de ar polares, especialmente no inverno, que contribuem para o registro de baixas temperaturas, inclusive negativas, na região Sul do país, assim como pela atuação de geada e neve.