Whatsapp icon Whatsapp

Reciclagem

A reciclagem é uma ação de suma importância para o desenvolvimento econômico e ambiental. Ela é resultado da transformação de resíduos sólidos descartáveis diversos.
Vista superior de várias latinhas de refrigerante amassadas.
A reciclagem é resultado da transformação de resíduos sólidos descartáveis.

A reciclagem é um processo de transformação de materiais descartáveis em novos insumos e produtos. Apesar de ser uma prática antiga, atualmente as políticas de reciclagem são fundamentais para a preservação ambiental, assim como para o desenvolvimento econômico. Ela geralmente é realizada por meio da coleta seletiva, que envolve a separação adequada do lixo e possui cores que possibilitam a distribuição correta dos materiais recicláveis conforme a sua origem.

Leia também: Qual é a política dos 3Rs?

Resumo sobre reciclagem

  • A reciclagem é um processo de transformação de resíduos sólidos descartáveis em novos insumos e produtos.

  • O processo de reciclagem é bastante antigo e foi ampliado mediante a grande produção de lixo no mundo.

  • A função da reciclagem é transformar um material descartável em um novo tipo de insumo e/ou produto.

  • A reciclagem é classificada conforme a forma de transformação em mecânica, energética e química.

  • As cores da reciclagem são uma forma de facilitar a identificação de espaços para a deposição correta de determinados tipos de lixo.

  • A reciclagem é importante para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento econômico das comunidades.

  • A reciclagem pode ser realizada por meio da coleta seletiva, que facilita a destinação correta dos resíduos sólidos.

  • O Brasil possui poucas políticas de reciclagem de lixo. Logo, esse cenário resulta em graves problemas ambientais no país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é reciclagem?

A reciclagem é um processo caracterizado pela transformação de um objeto, anteriormente descartado, em um novo produto ou insumo. Portanto, o processo de reciclagem realiza, por meio da alteração das características de diversos materiais descartáveis, a criação de um novo material, notadamente utilizado como matéria-prima em diferentes setores da sociedade.

História da reciclagem

O processo de reciclagem emergiu da necessidade e conscientização humana frente às demandas ambientais, especialmente a transformação de materiais que anteriormente eram depositados no lixo.

Esse cenário é histórico, visto que as civilizações antigas já buscavam destinar parte dos seus resíduos para novas utilidades. O crescimento da produção de lixo e a ocorrência de doenças contribuíram para a acentuação das ações de reciclagem no mundo.

A partir do desenvolvimento industrial da sociedade global, a reciclagem passou a ser amplamente adotada, especialmente nos países desenvolvidos, que produziam grandes quantidades de resíduos e possuíam poucos recursos em termos de matéria-prima. Logo, a reciclagem passou a ser vista como uma solução ambiental e uma alternativa econômica, sendo integrada à lógica produtiva do sistema capitalista predominante no mundo atual.

Função da reciclagem

A função da reciclagem é basicamente transformar um resíduo, como papel, metal ou vidro, que são descartados cotidianamente no lixo, em um novo produto ou insumo, especialmente matérias-primas, como fragmentos de vidros, tiras de alumínio e placas de celulose, que serão novamente utilizadas no processo industrial. Logo, tem-se um ciclo permanente de transformação de recursos já utilizados em produto final, e, por consequência, uma diminuição do volume de lixo produzido pela sociedade.

Quais são os tipos de reciclagem?

Os tipos de reciclagem são classificados conforme o processo utilizado na transformação de determinado material reciclável. Eles são divididos em três grandes grupos:

→ Reciclagem mecânica

Esse é o tipo mais comum de reciclagem, utilizado comumente com papéis e plásticos, em razão do alto aproveitamento desses materiais. A reciclagem mecânica recolhe os resíduos, que, posteriormente, são prensados e moídos, gerando grânulos. Esse material, formado por pequenas partículas tratadas de materiais recicláveis, são utilizados como matéria-prima na produção de novos bens industriais.

→ Reciclagem energética

Esse tipo de reciclagem está baseado na incineração dos resíduos sólidos. Assim, o lixo coletado é queimado em um ambiente controlado, gerando energia calorífera suficiente para abastecer usinas térmicas. Nesse tipo de reciclagem, destaca-se que os poluentes resultantes da queima do lixo são controlados, e usam-se resíduos formados por diversos tipos de lixos descartáveis.

→ Reciclagem química

Esse tipo de ação de transformação de um resíduo é bastante complexo e caro, visto que há uma total modificação do tipo de material reciclado. A reciclagem química ocorre especialmente por meio do aquecimento de lixo, que é transformado em combustíveis, óleos e gases diversos, notadamente utilizados como matérias-primas e como fonte energética. Esse é o tipo menos comum de reciclagem.

Veja também: Como é feita a reciclagem do papel?

Cores da reciclagem

Os tipos de materiais recicláveis são comumente classificados por meio de cores. Essa forma é facilmente visualizada em lixeiras dispostas em espaços públicos e privados, logo é uma maneira de facilitar a separação dos resíduos sólidos.

O conjunto de cores indicativas para reciclagem vem sendo constantemente ampliado em razão de novos materiais passíveis de transformação. A figura abaixo apresenta as cores mais utilizadas na reciclagem junto do seu significado:

 Indicação das cores da reciclagem.

AMARELO

Metais

AZUL

Papéis e papelões

VERMELHO

Plásticos

VERDE

Vidros

PRETO

Madeiras

LARANJA

Pilhas e baterias

MARROM

Lixo orgânico

ROXO

Lixo radioativo

BRANCO

Lixo hospitalar

CINZA

Resíduos sólidos que não são recicláveis

Por que a reciclagem é importante?

A reciclagem é importante, visto que é uma ação primordial para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da transformação de materiais que seriam destinados diretamente para o lixo. Assim, a reciclagem promove a conservação ambiental, pois impede o descarte incorreto de lixo e a poluição dos espaços naturais. Promove também o desenvolvimento econômico, já que fornece materiais diversos para a produção de bens de consumo.

A prática evita ainda a retirada de novas matérias-primas do espaço natural, de modo que diminui o impacto ambiental em zonas naturais como florestas e rios. A reciclagem também gera um grande volume de empregos, promove a distribuição de renda, ocasiona menores custos de produção e contribui para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Como reciclar?

A reciclagem é realizada especialmente por meio da chamada coleta seletiva. Esse tipo de coleta, usualmente oferecido pelos serviços públicos de coleta de lixo, recolhe os materiais recicláveis de residências, comércios e industriais, destinando-os de forma correta para usinas de reciclagem. Logo, a separação dos materiais recicláveis e sua destinação adequada é fundamental para o círculo de transformação característico da reciclagem.

Pessoa colocando materiais recicláveis em uma caixa de papelão.
A separação do lixo é o primeiro passo para a efetivação da reciclagem.

A prática da reciclagem pode ser realizada de forma individualizada, como, por exemplo, por meio da transformação do lixo orgânico doméstico em adubo ou ainda por meio da colaboração com entidades e associações de coleta de lixo, com a entrega desses materiais de forma direta em centros coletores de materiais recicláveis.

→ Coleta seletiva

A coleta seletiva é uma forma de destinação do lixo que considera a divisão entre os tipos de materiais recicláveis. Portanto, ela é realizada baseada na separação de materiais comuns, como papel, vidro e plástico, conforme a sua origem. Assim, materiais fabricados com celulose, como papéis e papelões, são destinados em um mesmo grupo, uma vez que possuem características em comum.

Essa destinação seletiva facilita o processo de reciclagem, já que os materiais chegam de forma separada nas usinas, facilitando o processo de transformação desses resíduos. A coleta seletiva é adotada em diversas cidades e comunidades como forma de facilitar o processo de reciclagem do lixo.

Saiba mais: Quais são as etapas de reciclagem do vidro?

Reciclagem no Brasil

O Brasil é um dos países que mais produzem lixo em todo o mundo. Porém, a maior parte desses resíduos não é reciclada, sendo inclusive depositada de forma incorreta no meio ambiente. Esse cenário ocorre em razão da ausência de políticas públicas efetivas de reciclagem de lixo, como a promoção da coleta seletiva, a criação de usinas de reciclagem, a proposição de vantagens econômicas e até mesmo a construção de infraestrutura adequada de destinação de resíduos.

A maior parte do lixo no Brasil não recebe o tratamento devido, sendo destinada para aterros sanitários e, até mesmo, lixões a céu aberto. Tal situação resulta em diversos problemas ambientais e sanitários, como proliferação de doenças, poluição do solo e da água e acentuação das enchentes. Esses aspectos ainda esbarram no desconhecimento de grande parte da população sobre a correta destinação do lixo.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A atividade pesqueira no mundo
Aspectos gerais da atividade realizada nos oceanos e mares.
A geomorfologia
A geomorfologia, O que é geomorfologia, Qual é o objetivo de estudo da geomorfologia, O nome do profissional especialista em geomorfologia, A geomorfologia e a dinâmica física da superfície da Terra.
Agenda 21
Confira o que é a Agenda 21, qual é a sua função e quais são os princípios centrais da Agenda 21 brasileira.
Carvão Vegetal
Carvão Vegetal, O que é Carvão Vegetal, Como é produzido o Carvão Vegetal, As características do Carvão Vegetal, Carvão Vegetal no tratamento de doenças.
Consumo sustentável
Uma proposta de mudança nos hábitos de consumo.
Dicas práticas de como melhorar o meio ambiente
Pequenas ações, grandes mudanças: ajude o meio ambiente.
Economia verde
Compreenda o conceito de economia verde, os seus princípios e fique por dentro do acalorado debate que existe em torno dessa proposição.
Empresas transnacionais
O que são empresas transnacionais e como são criadas? Saiba mais sobre essas empresas, antigamente conhecidas como "multinacionais".
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Meta Ambiental do Brasil
A meta ambiental do Brasil, suas reformulações e os seus principais avanços recentes.
Política dos 3R’s
Política dos 3R's: Reduzir, reutilizar e reciclar. Clique e entenda!
Preservação e Conservação Ambiental
Saiba a diferença entre conservação e preservação ambiental.
Reciclagem de Vidro
Veja dicas de reciclagem de vidro, quais são as vantagens e benefícios, como realizar sua coleta seletiva e quais são as etapas do seu processo de reciclagem.
Reciclagem de embalagens
Processo de reciclagem, importância da reciclagem, reciclagem das garrafas PET, Indústria Têxtil, fios e fibras de poliéster, embalagens plásticas rígidas, tarugos de aço, embalagens de vidro, embalagens de metal, tempo de absorção do lixo pela natureza.
Reciclagem de embalagens cartonadas longa vida
Conheça os métodos usados para reciclagem de embalagens cartonadas, visto que elas são formadas por três materiais e podem agravar o problema do lixo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.