Whatsapp icon Whatsapp

Forças conservativas

Forças conservativas são aquelas que realizam um trabalho independentemente do caminho escolhido entre dois pontos distintos.
O trabalho das forças conservativas independe do caminho escolhido entre os pontos de partida e chegada.
O trabalho das forças conservativas independe do caminho escolhido entre os pontos de partida e chegada.

O trabalho (τ) é a grandeza que determina o quanto de energia foi transferida ou retirada de um corpo. Sua definição é feita pelo produto da força aplicada sobre o corpo e o deslocamento. Somente forças que possuem a mesma direção do deslocamento do objeto realizam trabalho, portanto, o cosseno do ângulo entre a força e o deslocamento deve ser acrescentado na equação, de modo que o trabalho de uma força pode ser definido como:

Forças conservativas são aquelas que realizam o mesmo trabalho para qualquer caminho possível entre dois pontos. Em outras palavras, podemos dizer que o trabalho das forças conservativas independe do caminho feito entre o ponto de partida e o ponto de chegada. 

Queda livre

Observe a imagem acima na qual objetos idênticos estão em queda livre entre dois pontos de mesma altura. A única força que atua sobre os objetos é o peso, definido pelo produto da massa pela aceleração da gravidade (P = m.g). Julgando a trajetória 2 como possível para a queda de um objeto e partindo da definição matemática de trabalho, pode-se determinar que o trabalho realizado pela força peso em qualquer caso será o mesmo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Trabalho e energia

Repare que o trabalho é determinado pela altura da queda, distância em linha reta do ponto de chegada ao ponto de partida, e pelo peso dos objetos. Garantindo que ambos caiam da mesma altura, independentemente do caminho executado, o trabalho será o mesmo. Assim, a força peso é um tipo de força conservativa, para a qual o trabalho independe do caminho escolhido.

As forças que atuam no sistema, transformando energia mecânica em outras formas de energia, são denominadas de forças não conservativas ou, ainda, forças dissipativas.

Como exemplo disso, é o processo de parar um veículo. Quando um motorista aciona os freios de seu veículo, a força de atrito entre o sistema de freios e a roda é responsável por parar o veículo, transformando energia cinética em som e calor. A força de atrito, por transformar a energia mecânica em outras modalidades de energia, é considerada, portanto, uma força dissipativa.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Conservação da energia mecânica
Descubra o que é conservação da energia mecânica. Aprenda as fórmulas usadas para calcular a energia mecânica, confira também exemplos e exercícios resolvidos.
Cálculo do trabalho através da energia cinética
Este artigo mostra como realizar de forma simples o cálculo do trabalho a partir da variação da energia cinética.
Cálculo do trabalho da força peso
Você sabe determinar o trabalho da força peso? Clique aqui e conheça a equação que determina o valor dessa grandeza.
Energia cinética
Acesse o texto para conhecer a definição de energia cinética. Aprenda a aplicação da dessa grandeza física. Teste seus conhecimentos com os exercícios resolvidos.
Energia potencial elástica
Você sabe o que é energia potencial elástica? Confira o conceito, a fórmula, a dedução e exemplos de exercícios resolvidos sobre essa forma de energia.
Energia potencial gravitacional
Acesse o texto e confira o que é a energia potencial gravitacional, a fórmula para calculá-la e exercícios resolvidos sobre o tema.
Formas de energia
Conheça a definição de energia e veja suas diferentes formas de obtenção.
Relação entre Trabalho e Energia Cinética
Veja qual é a relação entre o trabalho e a energia cinética.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!