Regiões do Brasil

As regiões do Brasil representam divisões territoriais com características particulares. O Brasil possui cinco regiões, segundo o IBGE.

As regiões do Brasil representam divisões territoriais que apresentam características específicas sejam elas físicas, como clima, vegetação e relevo; sejam sociais, como número de habitantes, índice de desenvolvimento humano e densidade demográfica; além das características econômicas, como Produto Interno Bruto e nível de industrialização.

O Brasil já foi dividido regionalmente diversas vezes e o órgão responsável por essa divisão no país é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Regiões do Brasil e seus estados

Regiões do Brasil e seus respectivos estados.
Regiões do Brasil e seus respectivos estados.

Estados da Região Norte

Estados e capitais

Acre – Rio Branco

Amapá – Macapá

Amazonas – Manaus

Pará – Belém

Rondônia – Porto Velho

Roraima – Boa Vista

Tocantins - Palmas

Estados da Região Nordeste

Estados e capitais

Alagoas – Maceió

Bahia – Salvador

Ceará – Fortaleza

Maranhão – São Luís

Paraíba – João Pessoa

Pernambuco – Recife

Piauí – Teresina

Rio Grande do Norte – Natal

Sergipe – Aracaju

Estados da Região Centro-Oeste

Estados e capitais

Goiás – Goiânia

Mato Grosso – Cuiabá

Mato Grosso do Sul – Campo Grande

Estados da Região Sudeste

Estados e capitais

Espírito Santo – Vitória

Minas Gerais – Belo Horizonte

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

São Paulo – São Paulo

Estados da Região Sul

Estados e capitais

Paraná – Curitiba

Rio Grande do Sul – Porto Alegre

Santa Catarina – Florianópolis

Mapa das regiões do Brasil

Mapa das regiões do Brasil. (Fonte: IBGE)
Mapa das regiões do Brasil. (Fonte: IBGE)

Diferenças entre as regiões do Brasil

As regiões do Brasil são divididas segundo as suas particularidades. Cada uma delas apresenta características específicas em relação ao território que abrange. Diferem-se economicamente, socialmente e fisicamente. Veja as principais características de cada região:

Região Norte

Belém é a capital do Pará, considerada uma cidade histórica e portuária.
Belém é a capital do Pará, considerada uma cidade histórica e portuária.

A Região Norte é constituída por sete estados e é a maior região do Brasil em extensão territorial do Brasil. Compreende uma área de 3.853.676,948 km, cerca de 45% do território nacional. Essa região apresenta a menor densidade demográfica do país, ou seja, o menor número de habitantes por quilômetro quadrado.

A população é de aproximadamente 18.182.253 milhões de habitantes e a densidade demográfica é de 4,72 hab/km2. Isso possibilita dizer que é uma região populosa, mas pouco povoada.

É na Região Norte que se encontra maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, berço da maior biodiversidade do planeta. É nessa região que também encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas.

O clima da região é predominantemente equatorial úmido e em boa parte do tempo a umidade do ar é elevada. A respeito da economia, em alguns estados há o predomínio de atividades de extrativismo mineral e vegetal, em outros destacam-se a agropecuária e há destaque também em alguns estados para o turismo.

Saiba mais: O relevo e a hidrografia da Região Norte

Região Nordeste

Pernambuco representa um dos litorais mais belos do país.
Pernambuco representa um dos litorais mais belos do país.

A Região Nordeste é constituída por nove estados, sendo, portanto, a maior região em unidades federativas e a terceira maior região em extensão territorial. Compreende uma área de 1.544.291 km2, sendo a região com maior faixa litorânea do país. Com paisagens paradisíacas, o Nordeste brasileiro atrai milhares de turistas do mundo todo.

É uma região de altas temperaturas, com predomínio do clima semiárido. Na área compreendida por esse clima, a população sofre com a seca, o calor extremo e a falta de chuva. Em áreas de transição, podemos encontrar o clima equatorial úmido e o clima tropical. No Nordeste, há presença de biomas como a Caatinga e a Mata Atlântica bem como faixas do Cerrado.

Leia também: Cultura da Região Nordeste

Vivem nessa região mais de 56 milhões de habitantes, sendo, portanto, a segunda maior região em termos populacionais, segundo o IBGE. É a região que apresenta mais problemas sociais no país, devido ao baixo desenvolvimento associado às características geográficas. Muitas pessoas vivem em situação de miséria.

A Região Nordeste é a terceira maior região do Brasil com uma área de aproximadamente 1.544.291 km2, constituída por nove estados, sendo, portanto, a região com maior número de unidades federativas. Definitivamente o turismo é um dos principais propulsores da economia na região. Atividades como extrativismo e agropecuária também são desenvolvidas.

Região Centro-Oeste

Bonito é um município localizado no estado do Mato Grosso do Sul e atrai milhares de turistas.
Bonito é um município localizado no estado do Mato Grosso do Sul e atrai milhares de turistas.

A Região Centro-Oeste é constituída por três estados, sendo a segunda maior região em extensão territorial do país. Faz limite com todas as outras regiões, por isso apresenta grande biodiversidade. A área abrangida é cerca de 1.606.403 km², ocupando aproximadamente 18% do território nacional.

Quando se fala em Centro-Oeste muitas pessoas associam à região serras e chapadas, atrativos turísticos para os aventureiros e amantes da natureza como a Chapada dos Veadeiros. Essa região abrange o Planalto Central e é a única que não possui litoral.

É a região com menor número de habitantes, cerca de um pouco mais de 16 milhões e possui densidade demográfica de 10,01 hab/km2,, a segunda menor do país, ficando atrás apenas da Região Norte.

O Centro-Oeste brasileiro apresenta clima tropical sazonal com duas estações bem definidas, um inverno seco e um verão chuvoso. É considerada uma das mais importantes regiões quando o assunto é hidrografia. No Centro-Oeste, encontram-se as nascentes de diversos rios brasileiros bem como abrange a área de aquíferos, como Aquífero Guarani. Os biomas predominantes são o Cerrado e Pantanal.

Saiba também: Características da população da Região Centro-Oeste

O Centro-Oeste é também conhecido pelo desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Muitos produtos que fazem parte do mercado de exportação como a soja e o milho. O extrativismo mineral também é uma das atividades econômicas desenvolvidas no Centro-Oeste. Em Goiás, encontra-se uma das maiores reservas de nióbio do mundo.

Região Sudeste

Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais conhecido por sua importância histórica.
Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais conhecido por sua importância histórica.

A Região Sudeste é constituída por quatro estados, sendo a segunda menor região em extensão territorial do país. Possui cerca de 924.620 km2, é a região mais populosa do Brasil e apresenta a maior densidade demográfica, 92,025 hab/km2.

Com mais de 85 milhões de habitantes, o Sudeste brasileiro é composto pelos estados de maior representatividade econômica do país. Muitas pessoas migram para essa região em busca de oportunidades de emprego e melhoria de vida.

Por ser a região mais desenvolvida, é a mais representativa no PIB brasileiro, correspondendo a 55,2% do PIB nacional. Destacam-se o setor industrial, financeiro e comercial. As indústrias automobilísticas, siderúrgicas e petrolíferas apresentam-se em grande quantidade.

Além de atrair pessoas em busca de trabalho, a Região Sudeste também destaca-se pelo turismo. O Rio de Janeiro atrai milhões de turistas durante todo o ano. São Paulo é conhecido pelo aspecto cultural, atraindo pessoas que se interessam pelo teatro, festivais e cinema. Minas Gerais e Espírito Santo com suas belíssimas construções históricas também atraem visitantes de todo o mundo.

Região Sul

Gramado é uma das cidades que mais atraem turistas no Brasil devido às suas belas paisagens.
Gramado é uma das cidades que mais atraem turistas no Brasil devido às suas belas paisagens.

A Região Sul é constituída por três estados e é a menor região do Brasil em extensão territorial. Abrange uma área de 576.774 km2 e é considerada uma das regiões com características mais distintas de todo o resto do país. Isso deve-se principalmente ao contexto histórico no que diz respeito à colonização. Essa região foi colonizada especialmente por alemães e italianos.

Nessa região, habitam mais de 29 milhões de pessoas, correspondendo a aproximadamente 14% da população brasileira. Apresenta os melhores indicadores sociais, indicando ser uma região que apresenta boas políticas públicas para educação e saúde.

Leia mais: A população da Região Sul

Outra característica que difere essa região das demais refere-se à sua localização. Por estar abaixo da zona tropical, o Sul do Brasil apresenta as estações do ano bem definidas. Há período de inverno rigoroso com ocorrência de geadas como também há períodos de temperaturas amenas e temperaturas elevadas. Os índices pluviométricos distribuem-se homogeneamente durante todo o ano.

Economicamente, é uma das regiões de maior PIB do país e de maior industrialização, ficando atrás apenas da Região Sudeste. A economia é baseada no extrativismo vegetal realizado especialmente na Mata das Araucárias e também a agropecuária, com a criação de suínos e a produção de uva.

Suas belas cidades e parques são grandes atrativos turísticos. Muitas pessoas dirigem-se ao Sul em busca de lugares bucólicos. Lugares como a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, atraem milhares de pessoas durante todo o ano.

O Brasil é dividido em cinco regiões segundo suas particularidades.
O Brasil é dividido em cinco regiões segundo suas particularidades.
Publicado por: Rafaela Sousa
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Os fusos horários do Brasil passaram a ser quatro novamente a partir de 2013
Fusos horários no Brasil
Um texto atualizado sobre quantos e quais são os fusos horários no Brasil.
Brasil
Aprenda mais sobre o Brasil. Conheça mais sobre seus aspectos geográficos, como vegetação, relevo, clima. Relembre quais são os seus estados e regiões.
Mapa da Região Sudeste
Região Sudeste
Região Sudeste, As características demográficas da Região Sudeste, os Estados que compõem a região sudeste, tipos de atividades econômicas.
Região Sul
Sul, a menor região brasileira
Sul, a menor região brasileira, Quais são os estados que compõe a região sul, O clima da região sul, Os europeus na região sul, A população da região sul, A economia da região sul, A ocupação da região sul, Região sul e a qualidade de vida.
Mapa da Região Nordeste com seus respectivos estados.
Região Nordeste
Região Nordeste, Aspectos climáticos da Região Nordeste, Aspectos demográficos da Região Nordeste, Aspectos socioeconômicos da Região Nordeste, Área territorial da Região Nordeste, Número de habitantes da Região Nordeste.
Região Norte
Clique para saber mais sobre a Região Norte. Conheça os estados dessa região e suas características geográficas mais importantes.
Mapa da região Centro-Oeste e seus respectivos Estados.
Região Centro-Oeste
Informações diversas da região que mais cresce no Brasil.