Whatsapp icon Whatsapp

Chile

Chile é o maior produtor de cobre do mundo. O país possui uma das economias mais desenvolvidas da América do Sul, porém apresenta alto índice de desigualdade social.
Bandeira do Chile
Bandeira do Chile

    O Chile é um país localizado na América do Sul. Está situado na porção sul do subcontinente sul-americano, em um território longilíneo, marcado pelas grandes diferenças em termos geográficos. Essa variedade de aspectos naturais é dada, principalmente, em razão da dimensão territorial chilena, que possui grande extensão latitudinal.

O Chile é uma ex-colônia espanhola e alcançou sua independência em 1818. Os hábitos culturais do país foram influenciados pelos colonizadores, com destaque para a língua espanhola e a religião católica.

Na atualidade, é uma república presidencialista e possui cerca de 18 milhões habitantes. O Chile tem uma das economias mais ricas e desenvolvidas da América do Sul. O território chileno tem, ainda, uma moderna infraestrutura, com destaque para o setor de transportes. Contudo, é um país marcado pela desigualdade social entre a população.

Leia também: Países emergentes - países subdesenvolvidos com quadros de crescimento econômico prósperos

Dados gerais do Chile

  • Nome oficial: República do Chile

  • Gentílico: chileno

  • Extensão territorial: 756.950 quilômetros quadrados

  • Localização: América do Sul

  • Capital: Santiago

  • Clima: Semiárido, Mediterrâneo e Subtropical

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: espanhol

  • Religiões:

- 83% (cristianismo)

- 11% (ateísmo)

- 6% (outras)

  • População: 18.050.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 22 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,851 (muito alto)

  • Moeda: peso chileno

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 282,3 bilhões

  • PIB per capita: US$ 14.896,45

  • Gini: 46,4%

  • Fuso horário: UTC -4

  • Relações exteriores:

- Organização das Nações Unidas (ONU)

- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

- Organização dos Estados Americanos (OEA)

- Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)

- União de Nações Sul-Americanas (Unasul)

- Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec)

- Aliança do Pacífico (AP)

  • Divisão administrativa: 16 regiões, sendo elas:

Arica e Parinacota

Maule

Tarapacá

Ñuble

Antofagasta

Biobio

Atacama

Araucania

Coquimbo

Los Rios

Valparaíso

Los Lagos

Santiago

Aisén

O’Higgins

Magallanes

História do Chile

A história do Chile é caracterizada pelo processo de colonização da Espanha, empreendido a partir de 1536, data que marca a chegada dos navegadores espanhóis à região. No entanto, o processo de ocupação espanhola, fomentado pela busca de recursos minerais e também de passagens marítimas pelo sul da América, foi marcado pela intensa disputa com diversas tribos indígenas que habitavam a região desde tempos antigos.

A resistência indígena ao processo de colonização do Chile culminou em diversos conflitos violentos e, consequentemente, em um grande volume de mortos, principalmente indígenas. Ademais, o cenário conflituoso influenciou no processo de ocupação do território chileno, realizado de maneira gradual pelos espanhóis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo de colonização no Chile foi caracterizado pela elevada concentração de terras em razão da distribuição feita pelos espanhóis. A vida política local era marcada pela influência dos latifundiários, que tinham laços diretos com a Espanha. Em razão da crescente desigualdade social e da insatisfação com o domínio espanhol, os chilenos começaram a organização de movimentos de independência. Dessa maneira, em 1818, o Chile alcançou a sua independência da Espanha.

Foto de pessoas em um protesto; no centro e em destaque, a bandeira do Chile.
A organização da sociedade civil, por meio de protestos, faz parte da tradição política participativa dos chilenos. [1]

A partir da independência, a República do Chile foi marcada pelo desenvolvimento das atividades primárias e pela relativa estabilidade política e econômica. Contudo, entre os anos de 1973 e 1989, o país ficou sob o domínio de uma das mais sangrentas ditaduras militares latino-americanas. A partir da volta da democracia, o Chile foi administrado por presidentes com diferentes concepções econômicas. Ainda assim, as insatisfações populares frente às administrações governamentais foram recorrentes.

Em 2020, por meio de um plebiscito, a população chilena decidiu pela construção de um novo documento constitucional. Os representantes da população que contribuirão para a chamada Convenção Constitucional do Chile foram escolhidos por meio do voto popular, em 2021.

Leia também: Ditadura militar chilena – período muito truculento da história do Chile

Geografia do Chile

O Chile está localizado na América do Sul. É banhado pelo oceano Pacífico e faz fronteira com:

Os principais territórios ultramarinos do Chile são a ilha Sala y Gómez, a ilha de Páscoa, as ilhas Desventuradas e o arquipélago Juan Fernández. O Chile possui um território longilíneo, razão pela qual apresenta uma grande diversidade geográfica, marcada pela variação latitudinal. No norte do país está localizado o deserto do Atacama, um dos principais desertos do mundo.

Foto do deserto do Atacama; ao fundo, uma lagoa e montanhas.
O deserto do Atacama está localizado no norte chileno. Ele é um dos principais pontos turísticos do Chile.

O país é cortado, na sua porção leste, pela cordilheira dos Andes, principal formação geomorfológica da América do Sul. Na sua porção oeste, predominam formações de relevo de média altitude, e também zonas de planícies, em especial, ao longo do litoral. O Chile está localizado no Anel de Fogo do Pacífico, região marcada pela intensa atividade tectônica. Dessa maneira, a ocorrência de terremotos é constante. Além disso, o país possui muitos vulcões ativos e registra fenômenos como tsunamis.

Em relação ao clima e à vegetação, a ampla extensão latitudinal do Chile resulta em diversos tipos climáticos e vegetacionais:

  • o norte do país é marcado pelo clima Desértico, com vegetação esparsa e influenciada pelo baixo volume de pluviosidade;

  • a porção central do Chile apresenta clima e vegetação mediterrâneos, sendo o verão caracterizado por dias quentes e secos e o inverno, por dias frios e úmidos;

  • já o sul do Chile possui clima Subtropical e frio, em razão da proximidade com o extremo sul do planeta, sendo a vegetação formada principalmente por florestas temperadas.

Mapa do Chile

Mapa do Chile

Demografia do Chile

O Chile possui cerca de 18 milhões de habitantes. A maior parte da população local está concentrada na região metropolitana de Santiago, que tem aproximadamente cinco milhões de habitantes. A população chilena é composta por descendentes de europeus e indígenas, sendo que o idioma oficial do país é o espanhol e a religião predominante é o catolicismo.

O Chile apresenta uma população com elevado padrão de vida, com destaque para indicadores sociais satisfatórios. As taxas de mortalidade infantil estão entre as mais baixas da América. Já a expectativa de vida do país é bastante elevada. Nas últimas décadas, a população chilena tem apresentado um alto nível de envelhecimento, uma vez que as taxas de fecundidade caíram muito no país, por questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social.

Leia também: Quais são as 20 cidades mais populosas do mundo?

Economia do Chile

A economia do Chile é uma das mais abertas e dinâmicas da América do Sul, porém o país é extremamente dependente da exploração de reservas minerais e da cultivação de produtos agrícolas. O principal setor da economia do Chile é o primário. Na agricultura, o país produz trigo, uvas, maçãs, abacates e hortaliças diversas. Já no extrativismo, destaca-se a exploração de cobre, ferro, prata e ouro. O Chile é o maior produtor e exportador de cobre do planeta. A pesca também é um ramo econômico importante para o país, principalmente de peixes de água salgada.

Por sua vez, o setor secundário é caracterizado pela transformação de bens agropecuários e minerais, com destaque para as indústrias alimentícia, siderúrgica, metalúrgica, madeireira, cimenteira, e de papel e celulose. O Chile é considerado um país industrializado, apesar da indústria nacional ter um papel secundário na economia nacional.

o setor terciário é composto por atividades de comércio e logística, principalmente ligadas à exportação de mercadorias primárias. O Chile participa dos blocos econômicos Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) e Aliança do Pacífico (AP). Além disso, é um membro associado do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O turismo é um setor de destaque no país, em razão da sua diversidade geográfica e da grande produção de frutas e vinhos.

Infraestrutura do Chile

O Chile apresenta uma infraestrutura desenvolvida, principalmente no que toca às redes de transporte e comunicações. O país possui como modais principais de transporte as ferrovias e as rodovias, além dos setores aeroviário e portuário. A estrutura portuária, inclusive, está voltada para a exportação da produção econômica do país.

No entanto, apesar do elevado desenvolvimento socioeconômico, o Chile é um país muito dependente de determinados recursos naturais considerados estratégicos. O país é dependente de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural, e também possui poucas reservas de água para abastecimento humano, concentradas no despovoado extremo sul do seu território.

Já em termos de estrutura e serviços de educação e saúde, o país possui uma ampla cobertura assistencial para a população, apresentando baixos índices de analfabetismo assim como baixa mortalidade infantil e alta expectativa de vida. As universidades chilenas possuem grande importância regional em termos de pesquisa e desenvolvimento, principalmente nas áreas de pesquisas astronômicas, ambientais e de engenharia de minas.

Governo do Chile

O Chile é uma república presidencialista, logo, possui como representante principal a figura do presidente, que é o chefe do Executivo local. Além do Poder Executivo, a divisão de poderes do governo chileno contempla o Legislativo e o Judiciário. O primeiro é formado pelo Senado, que possui 38 representantes, e pela Câmara dos Deputados, com 120 representantes. Já o segundo é totalmente independente e formado pelas unidades de justiça.

A democracia chilena, apesar de recente, é considerada uma das mais prósperas do continente americano. A população do Chile contribui para o governo por meio da escolha dos seus representantes, mas também por uma participação política e social muito ativa, conhecida internacionalmente por meio das frequentes mobilizações populares locais. O uso de plebiscitos é um mecanismo comum na política chilena.

Cultura do Chile

A cultura do Chile é marcada pela mescla de tradições indígenas e europeias. A influência da religião católica também é notória nos hábitos culturais da população. A língua espanhola, assim como as tradições culturais, os festivais folclóricos e as festas religiosas são fruto do processo de colonização espanhola vivenciado pelo país.

A cultura do Chile tem como elemento caracterizante a literatura, sendo que o país detém forte reconhecimento nessa área, em razão do grande volume de poetas e escritores de renome internacional. Os escritores Isabel Allende, Gabriela Mistral e Pablo Neruda são chilenos.

O Chile também é reconhecido por sua rica culinária, fortemente marcada pela presença de frutas temperadas e peixes de água salgada. A produção de vinhos e azeites é uma tradição chilena que foi fomentada pela influência europeia.

Em relação às práticas esportivas, o futebol é o esporte mais praticado no país, que possui grande tradição em torneios regionais. Além disso, destacam-se como esportes admirados no Chile o tênis e o hóquei em patins.

Crédito da imagem

[1] abriendomundo / Shutterstock    

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Atentado ao Palácio de La Moneda, Chile, em 1973 ¹
11 de Setembro: um dia de atentados terroristas
Conheça os dois principais acontecimentos terroristas que ocorreram, coincidentemente, na data de 11 de setembro.
Caracas, capital da Venezuela.
A Venezuela
A Venezuela, República Bolivariana da Venezuela, Aspectos gerais da Venezuela, A área de ocupação da Venezuela, A localização geográfica da Venezuela, Aspecto da população da Venezuela.
Mapa da América do Sul
América do Sul
As características do subcontinente que abriga o Brasil.
Bandeira da Argentina
Argentina
País que possui a segunda maior economia da América do Sul.
Bandeira da Bolívia
Bolívia
O país que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano da América do Sul.
Botsuana possui parques de animais selvagens
Botsuana
Localizado na porção sul da África, o território de Botsuana é coberto pelo deserto Kalahari.
Brasil
Aprenda mais sobre o Brasil. Conheça mais sobre seus aspectos geográficos, como vegetação, relevo, clima. Relembre quais são os seus estados e regiões.
Bandeira da Colômbia
Colômbia
Clique aqui e conheça as principais características territoriais, econômicas e sociais da Colômbia!
Localização do Congo
Congo
O país africano cujo território é cortado pela linha do Equador.
Militar sul-coreano na fronteira com a Coreia do Norte
Coreia do Sul
As características de uma potência econômica localizada na Ásia.
Os filmes Americanos é uma forma de influência cultural
EUA: Influência cultural, econômica e política
EUA: Influência cultural, econômica e política, Os Estados Unidos referência cultural, Os Estados Unidos potência política, Os Estados Unidos potência econômica, Como desenvolveu a influência dos Estados Unidos.
Bandeira da Hungria
Hungria
Um país originado da fragmentação do Império Austro-Húngaro.
Águas termais na Islândia: consequência da atividade vulcânica
Islândia
País localizado próximo ao Círculo Polar Ártico.
A população da Índia torna o país um verdadeiro formigueiro humano
População da Índia
A população da Índia: dados demográficos, características gerais, grupos étnicos e condições econômicas.
África do Sul
Conheça as principais características da África do Sul. Saiba mais sobre a história de superação da população local em relação ao regime de segregação racial.
video icon
Geografia
Climatologia no Enem: como esse tema é cobrado?
Assista à videoaula entenda a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são os fatores que influenciam os climas do mundo. Veja como esse assunto pode ser abordado no Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.