Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Sombra e penumbra

Sombra e penumbra

A sombra e a penumbra surgem quando um anteparo é colocado na frente de uma fonte extensa de luz.

Estamos acostumados a nos deparar com a nossa própria sombra ou com a sombra de objetos que nos cercam. Sabemos que elas surgem sempre que um objeto (ou anteparo) está na frente de uma fonte de luz. Dependendo da fonte de luz, podemos ter a formação de sombras e/ou a formação das chamadas penumbras.

Para compreendermos a diferença entre sombra e penumbra, precisamos entender duas questões importantes referentes à óptica geométrica:

I. O chamado princípio da propagação retilínea da luz diz que, em meios homogêneos, a luz sempre se propaga em linha reta;

II. As fontes de luz que possuem dimensões desprezíveis são chamadas de fontes pontuais. Já aquelas que têm tamanho considerável, como o Sol, são chamadas de fontes extensas.

Definição de Sombra

A imagem abaixo mostra que, quando um anteparo opaco está de frente para uma fonte pontual de luz, ele receberá uma parcela dos raios de luz, mas a parte oposta à fonte pontual ficará escura. Essa região que não foi atingida pelos raios de luz é denominada de sombra, que, por definição, é entendida como uma região onde não há luz.

Definição de Penumbra

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a fonte a que o objeto estiver exposto for extensa, haverá a formação da sombra e o surgimento de um contorno mais claro ao redor da sombra denominado de penumbra. A penumbra é uma região onde somente alguns pontos têm luz.

Eclipse Solar

O Sol, por possuir luz própria, é considerado uma fonte primária de luz e, como possui dimensões muito grandes, é chamado de fonte extensa. Quando a Lua interpõe-se entre a Terra e o Sol, permanecendo os três astros alinhados, temos uma situação semelhante à mostrada na figura acima, pois a sombra e as penumbras da Lua são projetadas na Terra, ocorrendo o chamado eclipse solar. Nas regiões de sombra, dizemos que o eclipse foi total e a Lua cobre completamente o sol. Já nas regiões de penumbra, o eclipse é chamado de parcial e a Lua cobre apenas parte do Sol.

A imagem abaixo mostra a sequência de formação de um eclipse total do Sol que ocorreu em 2008, na Rússia.

A sombra e a penumbra estão ligadas à ocorrência do eclipse
A sombra e a penumbra estão ligadas à ocorrência do eclipse
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(UNIRG - TO) O esquema a seguir representa um eclipse solar, no qual a Lua, ao passar entre a Terra e o Sol, produz regiões de umbra (cone de sombra), penumbra e antumbra. Na região da umbra, o eclipse é total (A), na região de penumbra, o eclipse é parcial (C) e na antumbra é anular (B).

Disponível em: Eclipses_solares.en.png >. Acesso em 28 out. 2016. [Adaptado]

Essas regiões acontecem porque os raios que partem do Sol

a) são independentes.

b) interferem-se ao passar pela Lua.

c) são reversíveis.

d) propagam-se retilineamente.

Questão 2

(UFF - RJ) Para determinar a que altura H uma fonte de luz pontual está do chão, plano e horizontal, foi realizada a seguinte experiência. Colocou-se um lápis de 0,10 m, perpendicularmente sobre o chão, em duas posições distintas: primeiro em P e depois em Q. A posição P está, exatamente, na vertical que passa pela fonte e, nesta posição, não há formação de sombra do lápis, conforme ilustra esquematicamente a figura.

Na posição Q, a sombra do lápis tem comprimento 49 (quarenta e nove) vezes menor que a distância entre P e Q. A altura H é, aproximadamente, igual a:

a) 0,49 m

b) 1,0 m

c) 1,5 m

d) 3,0 m

e) 5,0 m

Mais Questões
Assuntos relacionados
Representação de um eclipse lunar
Eclipse Lunar
Compreenda como ocorre o eclipse lunar, bem como os seus três tipos de manifestação.
O eclipse solar é um espetáculo sem igual na natureza
Eclipse solar
O eclipse solar é um dos mais fantásticos fenômenos naturais. Clique e entenda como ele ocorre e quais são os seus tipos.
Fases do Eclipse da Lua
Eclipse Lunar
Você sabia que o eclipse lunar acontece sempre na lua cheia? Clique aqui e entenda como ocorre o eclipse da lua.
Câmara Escura de Orifício
Veja como a imagem de um objeto é formada dentro de uma câmara escura de orifício.
Os eclipses formam um belo espetáculo natural
Eclipse
Entenda o que é um eclipse, a diferença entre eclipse solar e lunar e os subtipos desse admirado fenômeno astronômico.