Colômbia

A Colômbia é o segundo país mais populoso da América do Sul, e Bogotá, capital nacional, é a cidade colombiana que possui o maior contingente populacional.

Localizada no extremo norte da América do Sul, a Colômbia possui extensão territorial de 1.138.914 quilômetros quadrados, sendo o quarto maior país desse subcontinente. O território colombiano limita-se com o Brasil (a sudeste), Venezuela (a leste), Panamá (a oeste), Equador (a sudoeste), Peru (ao sul), além de ser banhado pelo Mar do Caribe (ao norte) e pelo Oceano Pacífico (a oeste).

Com população total de 45.659.709 habitantes, é considerado como o segundo país mais populoso da América do Sul. Bogotá, capital nacional, é a cidade colombiana que possui o maior contingente populacional: 6.260.862 habitantes. Outras cidades populosas são: Cali (2.077.386), Medellín (1.861.265), Barranquilla (1.223.260) e Cartagena (805.757).

A Colômbia está localizada a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, o país pertence ao Hemisfério Ocidental. A linha do Equador passa na porção sul do território colombiano, fato que proporciona ao país ter uma parte de sua área no Hemisfério Meridional (sul) e outra parte no Hemisfério Setentrional (norte). Com relação à zona climática, o país pertence à zona intertropical, visto que seu território está localizado entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

As florestas tropicais são a vegetação predominante na Colômbia. O clima é tropical quente, porém, nas terras altas predomina o clima de montanha.

A economia nacional é a terceira maior da América do Sul, apresentando-se inferior somente a do Brasil e da Argentina. Seu Produto Interno Bruto (PIB) atingiu, em 2009, a marca de 242,2 bilhões de dólares. Sua composição é a seguinte: agricultura - 13,9%; indústria - 30,3%; serviços - 55,8%. Os principais produtos de exportação nacional são café e petróleo.

O narcotráfico é outra atividade marcante no país. Atualmente, a Colômbia é a maior produtora mundial de cocaína (estima-se que esse país seja responsável por 80% da produção mundial dessa droga).

A Colômbia também sofre há décadas com um conflito interno que envolve guerrilheiros de esquerda, representados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Exército de Libertação Nacional (ELN), grupos paramilitares de direita (Autodefesa Unidas da Colômbia) e as Forças Armadas. Calcula-se que aproximadamente 200 mil pessoas tenham morrido durante esses conflitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Brasão de Armas da Colômbia

Informações sobre a Colômbia:

Extensão territorial: 1.138.914 km²

Capital: Bogotá

Governo: República presidencialista

Idioma: Espanhol (oficial)

Religião: Cristianismo - 96,7% (católicos - 92,1%, outros - 4,6%), outras - 1,9%, sem religião e ateísmo - 1,4%

População: 45.659.709 habitantes

Densidade demográfica: 41 hab/km²

População residente em área urbana: 75%

Analfabetismo: 7,3%

Esperança de vida ao nascer: 72,5 anos

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,689.

Moeda: Peso colombiano.

Produto Interno Bruto (PIB): 242,2 bilhões de dólares.

PIB per capita: 3.648 dólares.

Bandeira da Colômbia
Bandeira da Colômbia
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Estados Unidos são a nação mais influente do mundo na política, economia, gastronomia e na cultura.
Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
Moscou, capital da Rússia.
Rússia
Clique aqui e conheça as principais características da Federação da Rússia!
Bucareste, capital da Romênia
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.
Anúncio da independência de Kosovo na cidade de Prístina.
Independência de Kosovo
Independência de Kosovo, As conseqüências da Independência de Kosovo, Como ocorreu a Independência de Kosovo, Quando ocorreu a Independência de Kosovo, Os principais motivos da Independência de Kosovo.
Plantação de milho em La Cañada, México.
Agropecuária do México
Clique aqui e conheça como se configura a agropecuária do México!
O modelo japonês baseou-se pelos altos índices de exportação de produtos de alta tecnologia
Modelo japonês: ascensão e crise
As características, o crescimento e o declínio do modelo japonês de gestão econômica.