Colômbia
A Colômbia é um país localizado na América do Sul. O território colombiano foi amplamente explorado pelos colonizadores espanhóis até a sua independência. O país possui belas riquezas naturais e a presença de muitos minérios. Economicamente, a Colômbia é uma importante produtora de bens primários. O país vem modernizando a sua infraestrutura, especialmente em transporte e energia. A população da Colômbia desfruta de um elevado nível de desenvolvimento humano. A geografia colombiana é marcada pela biodiversidade expressiva e pelo relevo com pontos de elevada altitude.
Leia também: Os 20 maiores países do mundo
Resumo sobre a Colômbia
-
A Colômbia, assim como outros territórios sul-americanos, foi ocupada pelos exploradores espanhóis em 1525.
-
O país vivenciou diversos distúrbios políticos ao longo da sua história, com destaque para a atuação de grupos armados.
-
O território da Colômbia, localizado na América do Sul, faz fronteira com Brasil, Equador, Peru, Panamá e Venezuela.
-
A Colômbia é um ponto importante de chegada de refugiados provenientes da Venezuela em busca de melhores condições de vida.
-
A economia da Colômbia tem como destaque a produção de alimentos, flores, minérios e combustíveis fósseis.
-
O governo da Colômbia é uma democracia presidencialista marcada pela ampla participação da sociedade civil.
-
A cultura colombiana é caracterizada pela realização de diversas festas, com destaque para o carnaval.
Dados gerais sobre a Colômbia
-
Nome oficial: República da Colômbia.
-
Gentílico: colombiano.
-
Extensão territorial: 1.138.910 quilômetros quadrados.
-
Localização: América do Sul.
-
Capital: Bogotá.
-
Clima: tropical.
-
Governo: república presidencialista.
-
Idioma: espanhol.
-
Religiões: 98% — cristianismo, 2% — outras.
-
População: 50.339.000 habitantes.
-
Densidade demográfica: 45 habitantes/quilômetro quadrado.
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,767 (elevado).
-
Moeda: peso colombiano.
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 323 bilhões.
-
PIB per capita: US$ 6.430.
-
Gini: 48%.
-
Fuso horário: UTC-5.
-
Relações exteriores:
-
Divisão administrativa: 32 departamentos e um Distrito Capital (Bogotá). Os distritos colombianos são:
Amazonas
Chocó
Putumayo
Antioquia
Córdoba
Quindio
Arauca
Cundinamarca
Risaralda
Atlântico
Guainía
San Andrés, Providencia
e Santa Catalina
Bolívar
Guaviare
Santander
Boyacá
Huila
Sucre
Caldas
La Guajira
Tolima
Caquetá
Magdalena
Valle del Cauca
Casanare
Meta
Vaupés
Cauca
Nariño
Vichada
Cesar
Norte de Santander
História da Colômbia
A Colômbia foi ocupada pela Espanha em 1525 por meio do processo de colonização espanhola em diversas localidades da América do Sul. Já o processo de autonomia em relação à Espanha iniciou-se de forma escalonada, por meio da formação da Nova Granada, da Grande Colômbia e, por fim, da Colômbia, em 1886.
A história colombiana pós-independência foi marcada por uma sucessão de governos autoritários, além da grande influência política de grupos diversos, com destaque para as guerrilhas e para o narcotráfico. Logo, o país vivenciou ao longo da sua história forte instabilidade política e acentuada violência.
Etimologia de Colômbia
O nome Colômbia é uma homenagem ao navegador genovês Cristóvão Colombo (1451-1506), que, por ordem da Espanha, ocupou diversos territórios latino-americanos no período da colonização, dentre eles, a Colômbia.
Geografia da Colômbia
A Colômbia está localizada na América do Sul, sendo banhada pelo oceano Pacífico e pelo mar do Caribe. O território colombiano faz fronteira com:
Em termos geomorfológicos, há uma grande diversidade de formas de relevo na Colômbia, com destaque para a presença da Cordilheira dos Andes, além de várias formas de planalto de altitude, além das planícies litorâneas e fluviais.
Já o clima da Colômbia é tipicamente tropical. O país conta com uma vegetação tropical marcada pela elevada biodiversidade, com destaque para a Floresta Amazônica. O principal rio da Colômbia é o Magdalena.
Mapa da Colômbia
Demografia da Colômbia
A população da Colômbia é de cerca de 50 milhões de habitantes. O país conta com uma população jovem em via de crescimento graças ao aumento expressivo da expectativa de vida e ao índice positivo de crescimento vegetativo.
Ademais, a Colômbia recebe um grande número de refugiados, especialmente da Venezuela, que buscam no território colombiano melhores condições de vida. Atualmente, a população da Colômbia desfruta de um padrão de vida satisfatório, com elevado índice de desenvolvimento humano. A maior parte da população colombiana é urbana e está concentrada em localidades próximas ao litoral. As maiores cidades da Colômbia em população são: Bogotá, Medellín, Cáli e Barranquilla.
Leia também: Crise na Venezuela — o cenário de grande instabilidade que tem feito as pessoas deixarem o país
Economia da Colômbia
A economia da Colômbia tem forte base primária, com destaque para a produção de gêneros alimentícios, como cana-de-açúcar, café, milho, além de produtos minerais, como esmeraldas, carvão mineral, gás natural e petróleo.
Por sua vez, o setor secundário da Colômbia é formado por indústrias de bens de consumo, como têxtil, alimentícia, moveleira, química e papeleira. O setor terciário é amplamente caracterizado pelo comércio e serviços, além do turismo.
-
Turismo na Colômbia
O turismo é uma parte importante da economia da Colômbia, visto que é um grande gerador de emprego e renda no país, especialmente na sua região litorânea. A Colômbia conta com diversas paisagens geográficas bastante particulares, com destaque para os parques de vegetação tropical, o litoral recortado e, ainda, as ilhas caribenhas.
As cidades de Bogotá e Medellín são centros importantes do turismo de eventos e negócios, enquanto a ilha de San Andrés destaca-se com relação ao ecoturismo. Por sua vez, a cidade de Cartagena das Índias, com seu belo casario colonial preservado, é considerada o principal centro turístico da Colômbia.
Infraestrutura da Colômbia
A Colômbia é um país que vem passando por um processo de modernização de suas infraestruturas, com investimentos importantes em transportes e energias. A rede de transportes da Colômbia é bastante diversa, com destaque para a ampla estrutura aeroviária, além dos portos e ferrovias. O país também possui destaque no transporte de massa por meio de teleféricos. Já na energia, apesar do amplo uso de fontes fósseis, a Colômbia tem procurado diversificar sua matriz energética, por meio de investimentos em fontes renováveis como eólica e solar.
Em relação aos serviços públicos, a Colômbia tem aumentado as taxas de atendimento em saúde e educação da sua população. No mesmo sentido, o país tem investido em questões como distribuição de água e tratamento de esgoto. As redes de comunicação do país também têm ampla abrangência no território nacional.
Governo da Colômbia
A Colômbia é uma democracia formada por um governo presidencialista. O principal líder político do país, o presidente, é escolhido por meio do voto direto da população para um mandato de quatro anos.
O país possui ampla liberdade de impressa, pluripartidarismo político e grande presença de organizações sindicais, mesmo com as adversidades políticas, como as guerrilhas armadas e o narcotráfico. Ademais, a Colômbia tem tomado, nos últimos anos, medidas bastante progressistas em termos de asseguração dos direitos humanos e liberdade individual dos cidadãos.
Cultura da Colômbia
A Colômbia é uma nação de cultura muito rica, haja vista a contribuição dos diversos povos que formaram o país, com destaque para espanhóis, indígenas e africanos. A cultura colombiana tem como marca a forte musicalidade e a influência de populações tradicionais, como, por exemplo, os caribenhos, além dos grupos indígenas locais. O carnaval de Barranquilla é considerado a principal manifestação cultural do país.
Em termos culinários, destaca-se o consumo de alimentos como mandioca e milho, além de peixes, frutas tropicais e sementes diversas. Já no esporte, ressalta-se a prática de esportes coletivos, como o futebol e o voleibol.
Leia também: Bolívia — outro país de colonização espanhola na América do Sul
Curiosidades da Colômbia
-
A Colômbia conta com muitos vulcões, em razão da sua localização geográfica no Anel de Fogo do Pacífico.
-
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia foram um grupo paramilitar que lutou muitos anos contra o governo central colombiano.
-
Os músicos Shakira e Maluma são exemplos de cantores de sucesso internacional que têm origem colombiana.
-
O escritor Gabriel Gárcia Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, foi colombiano.
-
A Colômbia é uma grande produtora mundial de café, esmeraldas e rosas. As rosas colombianas são amplamente apontadas como as mais bonitas do mundo.
Créditos da imagem
[1] Cacio Murilo / Shutterstock