Whatsapp icon Whatsapp

Colômbia

A Colômbia é um país da América do Sul conhecido pela grande produção de café, esmeraldas e flores. O território colombiano faz fronteira com a porção norte do Brasil.
Bandeira da Colômbia
Bandeira da Colômbia

A Colômbia é um país localizado na América do Sul. O território colombiano foi amplamente explorado pelos colonizadores espanhóis até a sua independência. O país possui belas riquezas naturais e a presença de muitos minérios. Economicamente, a Colômbia é uma importante produtora de bens primários. O país vem modernizando a sua infraestrutura, especialmente em transporte e energia. A população da Colômbia desfruta de um elevado nível de desenvolvimento humano. A geografia colombiana é marcada pela biodiversidade expressiva e pelo relevo com pontos de elevada altitude.

Leia também: Os 20 maiores países do mundo

Resumo sobre a Colômbia

  • A Colômbia, assim como outros territórios sul-americanos, foi ocupada pelos exploradores espanhóis em 1525.

  • O país vivenciou diversos distúrbios políticos ao longo da sua história, com destaque para a atuação de grupos armados.

  • O território da Colômbia, localizado na América do Sul, faz fronteira com Brasil, Equador, Peru, Panamá e Venezuela.

  • A Colômbia é um ponto importante de chegada de refugiados provenientes da Venezuela em busca de melhores condições de vida.

  • A economia da Colômbia tem como destaque a produção de alimentos, flores, minérios e combustíveis fósseis.

  • O governo da Colômbia é uma democracia presidencialista marcada pela ampla participação da sociedade civil.

  • A cultura colombiana é caracterizada pela realização de diversas festas, com destaque para o carnaval.

Dados gerais sobre a Colômbia

  • Nome oficial: República da Colômbia.

  • Gentílico: colombiano.

  • Extensão territorial: 1.138.910 quilômetros quadrados.

  • Localização: América do Sul.

  • Capital: Bogotá.

  • Clima: tropical.

  • Governo: república presidencialista.

  • Idioma: espanhol.

  • Religiões: 98% — cristianismo, 2% — outras.

  • População: 50.339.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 45 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,767 (elevado).

  • Moeda: peso colombiano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 323 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 6.430.

  • Gini: 48%.

  • Fuso horário: UTC-5.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização dos Estados Americanos (OEA).

  • Divisão administrativa: 32 departamentos e um Distrito Capital (Bogotá). Os distritos colombianos são:

    Amazonas

    Chocó

    Putumayo

    Antioquia

    Córdoba

    Quindio

    Arauca

    Cundinamarca

    Risaralda

    Atlântico

    Guainía

    San Andrés, Providencia

    e Santa Catalina

    Bolívar

    Guaviare

    Santander

    Boyacá

    Huila

    Sucre

    Caldas

    La Guajira

    Tolima

    Caquetá

    Magdalena

    Valle del Cauca

    Casanare

    Meta

    Vaupés

    Cauca

    Nariño

    Vichada

    Cesar

    Norte de Santander

     

História da Colômbia

A Colômbia foi ocupada pela Espanha em 1525 por meio do processo de colonização espanhola em diversas localidades da América do Sul. Já o processo de autonomia em relação à Espanha iniciou-se de forma escalonada, por meio da formação da Nova Granada, da Grande Colômbia e, por fim, da Colômbia, em 1886.

A história colombiana pós-independência foi marcada por uma sucessão de governos autoritários, além da grande influência política de grupos diversos, com destaque para as guerrilhas e para o narcotráfico. Logo, o país vivenciou ao longo da sua história forte instabilidade política e acentuada violência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologia de Colômbia

O nome Colômbia é uma homenagem ao navegador genovês Cristóvão Colombo (1451-1506), que, por ordem da Espanha, ocupou diversos territórios latino-americanos no período da colonização, dentre eles, a Colômbia.

Geografia da Colômbia

A Colômbia está localizada na América do Sul, sendo banhada pelo oceano Pacífico e pelo mar do Caribe. O território colombiano faz fronteira com:

Em termos geomorfológicos, há uma grande diversidade de formas de relevo na Colômbia, com destaque para a presença da Cordilheira dos Andes, além de várias formas de planalto de altitude, além das planícies litorâneas e fluviais.

Já o clima da Colômbia é tipicamente tropical. O país conta com uma vegetação tropical marcada pela elevada biodiversidade, com destaque para a Floresta Amazônica. O principal rio da Colômbia é o Magdalena.

Mapa da Colômbia

Mapa da Colômbia

Demografia da Colômbia

A população da Colômbia é de cerca de 50 milhões de habitantes. O país conta com uma população jovem em via de crescimento graças ao aumento expressivo da expectativa de vida e ao índice positivo de crescimento vegetativo.

Ademais, a Colômbia recebe um grande número de refugiados, especialmente da Venezuela, que buscam no território colombiano melhores condições de vida. Atualmente, a população da Colômbia desfruta de um padrão de vida satisfatório, com elevado índice de desenvolvimento humano. A maior parte da população colombiana é urbana e está concentrada em localidades próximas ao litoral. As maiores cidades da Colômbia em população são: Bogotá, Medellín, Cáli e Barranquilla.

Leia também: Crise na Venezuela — o cenário de grande instabilidade que tem feito as pessoas deixarem o país

Economia da Colômbia

A economia da Colômbia tem forte base primária, com destaque para a produção de gêneros alimentícios, como cana-de-açúcar, café, milho, além de produtos minerais, como esmeraldas, carvão mineral, gás natural e petróleo.

Por sua vez, o setor secundário da Colômbia é formado por indústrias de bens de consumo, como têxtil, alimentícia, moveleira, química e papeleira. O setor terciário é amplamente caracterizado pelo comércio e serviços, além do turismo.

  • Turismo na Colômbia

O turismo é uma parte importante da economia da Colômbia, visto que é um grande gerador de emprego e renda no país, especialmente na sua região litorânea. A Colômbia conta com diversas paisagens geográficas bastante particulares, com destaque para os parques de vegetação tropical, o litoral recortado e, ainda, as ilhas caribenhas.

As cidades de Bogotá e Medellín são centros importantes do turismo de eventos e negócios, enquanto a ilha de San Andrés destaca-se com relação ao ecoturismo. Por sua vez, a cidade de Cartagena das Índias, com seu belo casario colonial preservado, é considerada o principal centro turístico da Colômbia.

Cartagena das Índias, na Colômbia.
A cidade de Cartagena das Índias é um dos centros turísticos da Colômbia. [1]

Infraestrutura da Colômbia

A Colômbia é um país que vem passando por um processo de modernização de suas infraestruturas, com investimentos importantes em transportes e energias. A rede de transportes da Colômbia é bastante diversa, com destaque para a ampla estrutura aeroviária, além dos portos e ferrovias. O país também possui destaque no transporte de massa por meio de teleféricos. Já na energia, apesar do amplo uso de fontes fósseis, a Colômbia tem procurado diversificar sua matriz energética, por meio de investimentos em fontes renováveis como eólica e solar.

Em relação aos serviços públicos, a Colômbia tem aumentado as taxas de atendimento em saúde e educação da sua população. No mesmo sentido, o país tem investido em questões como distribuição de água e tratamento de esgoto. As redes de comunicação do país também têm ampla abrangência no território nacional.

Governo da Colômbia

A Colômbia é uma democracia formada por um governo presidencialista. O principal líder político do país, o presidente, é escolhido por meio do voto direto da população para um mandato de quatro anos.

O país possui ampla liberdade de impressa, pluripartidarismo político e grande presença de organizações sindicais, mesmo com as adversidades políticas, como as guerrilhas armadas e o narcotráfico. Ademais, a Colômbia tem tomado, nos últimos anos, medidas bastante progressistas em termos de asseguração dos direitos humanos e liberdade individual dos cidadãos.

Cultura da Colômbia

A Colômbia é uma nação de cultura muito rica, haja vista a contribuição dos diversos povos que formaram o país, com destaque para espanhóis, indígenas e africanos. A cultura colombiana tem como marca a forte musicalidade e a influência de populações tradicionais, como, por exemplo, os caribenhos, além dos grupos indígenas locais. O carnaval de Barranquilla é considerado a principal manifestação cultural do país.

Em termos culinários, destaca-se o consumo de alimentos como mandioca e milho, além de peixes, frutas tropicais e sementes diversas. Já no esporte, ressalta-se a prática de esportes coletivos, como o futebol e o voleibol.

Leia também: Bolívia — outro país de colonização espanhola na América do Sul

Curiosidades da Colômbia

  • A Colômbia conta com muitos vulcões, em razão da sua localização geográfica no Anel de Fogo do Pacífico.

  • As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia foram um grupo paramilitar que lutou muitos anos contra o governo central colombiano.

  • Os músicos Shakira e Maluma são exemplos de cantores de sucesso internacional que têm origem colombiana.

  • O escritor Gabriel Gárcia Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, foi colombiano.

  • A Colômbia é uma grande produtora mundial de café, esmeraldas e rosas. As rosas colombianas são amplamente apontadas como as mais bonitas do mundo.

Créditos da imagem

[1] Cacio Murilo / Shutterstock  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agropecuária do México
Clique aqui e conheça como se configura a agropecuária do México!
América
Clique aqui e saiba quais são os países que fazem parte da América. Conheça as características geográficas, socioculturais e econômicas desse continente.
América Latina
Veja quais são as principais características geográficas da América Latina. Leia detalhes sobre a história e a cultura dessa porção do continente americano.
América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Bacia Amazônica
A Bacia Amazônica é de imensa importância para o Brasil e para o mundo. Confira!
Brasil
Aprenda mais sobre o Brasil. Conheça mais sobre seus aspectos geográficos, como vegetação, relevo, clima. Relembre quais são os seus estados e regiões.
Cordilheira dos Andes
Saiba quais são as principais características físicas da Cordilheira dos Andes. Veja detalhes sobre o relevo, o clima e a vegetação dessa grande formação montanhosa.
Equador
Aspectos de um grande produtor de petróleo na América do Sul.
FARC
Conflitos internacionais, crise sul americana, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, diplomacia, Manuel Marulanda, Tiro Certo, Pastrana, FARC, tensão na América do Sul.
Independência de Kosovo
Independência de Kosovo, As conseqüências da Independência de Kosovo, Como ocorreu a Independência de Kosovo, Quando ocorreu a Independência de Kosovo, Os principais motivos da Independência de Kosovo.
Modelo japonês: ascensão e crise
As características, o crescimento e o declínio do modelo japonês de gestão econômica.
Peru
Saiba mais sobre a história, demografia, infraestrutura, governo e cultura do Peru, um dos países latino-americanos.
Venezuela
Saiba quais são as principais características geográficas da Venezuela. Veja dados sobre a demografia, a economia e a política dessa importante nação sul-americana.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Semelhança de Triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Semelhança de Triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem semelhantes é necessário que os ângulos correspondentes sejam congruentes e os lados homólogos proporcionais. Para isso, basta analisar os seguintes casos de semelhança de triângulos: AA (Ângulo, Ângulo), LLL (Lado, Lado, Lado) e LAL(Lado, Ângulo, Lado).