Brasília

Brasília é a capital federal do Brasil. A sua história está ligada ao desejo de construção de uma capital nacional planejada, localizada no interior do país. A sua fundação data de 1960. Localizada na região Centro-Oeste, no chamado Planalto Central Brasileiro, possui um clima Tropical, marcado por duas estações bem definidas. É a terceira maior cidade em população do Brasil e possui bons indicadores sociais.

A economia brasiliense está alicerçada no comércio e nos serviços, com destaque para a administração pública. A cidade é governada pelo chefe do governo do Distrito Federal. O planejamento de Brasília culminou em uma moderna infraestrutura urbana, com ampla disponibilidade de serviços para a população. A cultura de Brasília é marcada pela influência da população migrante, com destaque para a música.

Veja também: Tocantins – o estado mais jovem do Brasil

Dados gerais sobre Brasília

→ Localização

  • País: Brasil
  • Unidade federativa: Distrito Federal
  • Região intermediária: Distrito Federal       
  • Região imediata: Distrito Federal   
  • Região metropolitana: Distrito Federal e Entorno 
  • Municípios limítrofes: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo, Planaltina, Valparaíso de Goiás e Cabeceira Grande

→ Geografia

  • Área total: 5802 quilômetros quadrados
  • População total: 3.055.149 habitantes
  • Densidade demográfica: 444,6 habitantes/quilômetro quadrado
  • Gentílico: brasiliense
  • Clima: Tropical
  • Altitude: 1172 metros
  • Fuso horário: UTC-3

→ Histórico

  • Fundação: 21 de abril de 1960

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Brasília

Os primórdios do povoamento da região de Brasília são oriundos da exploração do território brasileiro, mais especificamente do Brasil Central, nos séculos XVII e XVIII, em especial, devido à busca por jazidas de minerais de interesse comercial, como o ouro.

Já a ideia de construção de uma nova capital para o Brasil, no interior do país, remonta ao período do Brasil Colônia e tomou forma com a promulgação da primeira Constituição republicana do Brasil, em 1891, que explicitava o objetivo de transferir a capital nacional, no Rio de Janeiro, para o interior do país. Desse modo, após vários estudos exploratórios e técnicos, a região de Brasília foi escolhida para sediar a nova capital.

A mudança da capital do Brasil, do litoral atlântico para o interior, tinha como objetivos principais o fortalecimento da segurança nacional e o desenvolvimento do povoamento do interior do país.

O projeto foi idealizado pelo presidente Juscelino Kubitschek e elaborado pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e pelo engenheiro Joaquim Cardozo. A cidade foi construída com ideais modernistas, sendo planejada com base num plano piloto, em formato de avião. A construção de Brasília começou em 1956 e representou um importante marco na história política do Brasil. A capital federal foi inaugurada em 21 de abril de 1960, sendo a terceira do país, depois de Salvador e Rio de Janeiro.

A cidade de Brasília é a sede do governo federal do Brasil. Ela possui uma grande importância política e histórica para o país.
A cidade de Brasília é a sede do governo federal do Brasil. Ela possui uma grande importância política e histórica para o país.

Geografia de Brasília

A cidade de Brasília está localizada no Planalto Central do Brasil. Possui uma altitude superior a 1000 metros do nível do mar. O seu relevo é planáltico, com elevada altitude e composição de áreas planas. O ponto mais alto da região é o pico do Roncador, na serra do Sobradinho, com cerca de 1300 metros de altitude.

O clima de Brasília é do tipo Tropical, marcado por duas estações bem definidas, uma seca e quente e outra mais úmida de amena. A cidade apresenta uma grande amplitude térmica, em razão da altitude e da distância de grandes porções de água, sendo marcada pelo fenômeno da continentalidade. Além disso, apresenta, em especial no inverno, uma das umidades relativas do ar mais baixas do Brasil.

A vegetação de Brasília é do tipo Cerrado. Esse bioma, que é um dos principais tipos vegetacionais do Brasil, é marcado pela ampla diversidade de fauna e flora. A cidade é conhecida pela presença de áreas arborizadas, com destaque para os ipês.

A hidrografia de Brasília tem como rio principal o Paranoá, que foi represado para a construção do lago artificial de Paranoá, principal corpo de água da cidade. A região, em razão do seu relevo e vegetação, também apresenta uma grande quantidade de nascentes, que contribuem para a formação das três maiores bacias hidrográficas brasileiras.

Veja também: Bacia Platina – segunda maior bacia hidrográfica do Brasil e da América do Sul

Demografia de Brasília

A cidade de Brasília é a terceira maior em população do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A população da cidade gira em torno de três milhões de habitantes, sendo uma das principais aglomerações urbanas do país. O território brasiliense é altamente urbanizado e a taxa de densidade demográfica é uma das maiores do Brasil.

A população local é formada por descendentes dos pioneiros da ocupação do território da cidade, mais precisamente durante o processo de sua construção, na segunda metade do século XX. A construção de Brasília fomentou o crescimento demográfico regional, em especial, por meio da imigração. Na atualidade, a cidade apresenta bons indicadores sociais, apesar de ser considerada uma das cidades mais desiguais do planeta.

A cidade de Brasília cresceu muito nas últimas décadas, sendo a terceira maior cidade em população do Brasil.
A cidade de Brasília cresceu muito nas últimas décadas, sendo a terceira maior cidade em população do Brasil.

Economia de Brasília

A cidade de Brasília é uma das mais economicamente desenvolvidas do Brasil, sendo considerada um centro de renda alta, porém a sua economia é altamente concentrada no terceiro setor, em especial, na administração pública. O setor primário é composto de pequenas propriedades rurais, de cunho familiar, em especial, localizadas no Cinturão Verde de Brasília. A produção é pequena e voltada para o mercado doméstico.

Já o setor secundário é pequeno, concentrado em indústrias gráficas, eletrônicas, farmacêuticas e de tecnologia. Por sua vez, o setor terciário é o principal da cidade. O comércio, os serviços e o funcionalismo público são os principais geradores de renda no âmbito local. A cidade de Brasília é um importante centro de serviços bancários, de saúde e educação, além do seu comércio, que é muito diversificado. O turismo também é um vetor econômico importante para a cidade, tendo apresentado crescimento significativo nos últimos anos.

Infraestrutura de Brasília

A cidade de Brasília possui uma moderna infraestrutura de transportes, serviços e telecomunicações. O planejamento da cidade considerou a importância da disponibilidade de ferramentas e serviços para a população. O abastecimento de água e a coleta de esgoto, por exemplo, possuem ampla abrangência espacial.

A cidade conta, ainda, com uma rede pública de saúde e educação muito moderna, composta por centros especializados. As características de sua infraestrutura de serviços resultaram em um dos melhores indicadores de desenvolvimento humano do Brasil.

A localização da cidade remete à importância de Brasília como um importante centro logístico do Brasil. A cidade possui um aeroporto internacional e cerca de oito eixos rodoviários, além de estruturas físicas para trens, ônibus e bicicletas. Na engenharia urbana, Brasília detém ruas largas, muitas praças e áreas arborizadas, além de boa oferta de espaços de lazer. A capital nacional possui filiais dos mais importantes meios de imprensa do Brasil, em razão da sua importância política.

Brasília é uma cidade planejada que possui uma ótima infraestrutura urbana, como ruas largas e bem arborizadas.
Brasília é uma cidade planejada que possui uma ótima infraestrutura urbana, como ruas largas e bem arborizadas.

Governo de Brasília

A cidade Brasília possui uma estrutura governamental diferente dos demais municípios brasileiros, uma vez que ela integra o Distrito Federal, ente federado que não é dividido em municípios. Desse modo, a cidade é governada pelo chefe do Executivo do Distrito Federal. Além disso, há o Poder Judiciário e o Poder Legislativo. A Câmara Legislativa do Distrito Federal é composta por 24 deputados distritais.

Veja também: O que faz um vereador?

Cultura de Brasília

A cidade de Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade. Esse título remete à importância histórica e cultural da cidade para o Brasil e o mundo. A sua cultura está alicerçada pelas diversas influências recebidas pelos imigrantes que vieram para a região em busca de melhores condições de vida. A cidade possui muitos monumentos históricos, centro culturais, museus, cinemas e demais equipamentos voltados para o fomento da cultura local.

A música é uma das vertentes culturais mais destacáveis na cidade, que possui muitas bandas de rock e rap. Além disso, são comuns festivais de repentistas e de literatura de cordel. A alimentação também indica a influência cultural dos imigrantes, com o uso de alimentos típicos de várias regiões do Brasil. Já no esporte, o mais praticado é o futebol. As atividades ao ar livre e o automobilismo também são muito admirados pelos brasilienses.

Publicado por: Mateus Campos
Assuntos relacionados
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
A concentração populacional nas grandes cidades do Brasil
Cidades Mais Populosas do Brasil
As cidades brasileiras que apresentam maiores concentrações populacionais.
Construção de Brasília
Clique e conheça aspectos importantes acerca da construção de Brasília. Entenda como se deu esse projeto, e veja o história dessa proposta no Brasil.
Distrito Federal
Características da unidade da Federação onde se localiza a capital federal.
Região Centro-Oeste
Conheça os aspectos físicos e humanos da região Centro-Oeste. Saiba mais sobre a geografia centro-oestina e faça exercícios sobre as características dessa região.