Whatsapp icon Whatsapp

Irã

O Irã é um país asiático localizado na conturbada região do Oriente Médio. Essa nação islâmica é destaque na adoção de medidas repressoras contra os direitos humanos.
Bandeira do Irã.
Bandeira do Irã.

O Irã é um país localizado na Ásia. Historicamente, o Irã passou por uma mudança radical de governo, por meio da ascensão de um regime fortemente baseado na interpretação radical de preceitos islâmicos.

A geografia do Irã é marcada pelo clima semiárido e pelo relevo montanhoso. O país possui grandes reservas de petróleo e gás natural. Economicamente, tem como pontos fortes a exploração de bens primários e o parque industrial diversificado.

O Irã é uma república islâmica unitária presidencial. Em termos culturais, o país detém grandes objetos históricos de origem persa, além de importantes centros de tradição islâmica. No Irã, o uso de véu pelas mulheres é obrigatório e há proibição do consumo de bebidas alcoólicas.

Leia também: Oriente Médio — região localizada na Ásia e de grande importância geopolítica

Resumo sobre o Irã

  • O Irã é um país da Ásia, localizado especificamente no Oriente Médio, nas proximidades da Ásia Central.

  • A Revolução Iraniana, datada de 1979, lançou as bases do Irã atual, fundado em uma teocracia islâmica.

  • No plano mundial, o Irã representa um ponto de oposição aos Estados Unidos, assim como às nações ocidentais.

  • As maiores cidades em população do Irã são: Teerã, Mexede, Ispaã, Karaj, Tabriz, Xiraz, Avaz e Qom.

  • O principal setor econômico do Irã é o primário, com destaque para a exploração de petróleo, que é amplamente exportado pelo país.

  • São pontos turísticos do Irã as cidades antigas de Persépolis e Parságada e as mesquitas de Imã Khomeini e Nasir-ol-molk.

  • A produção de tapetes persas é um exemplo de elemento artístico tradicional da cultura histórica do Irã.

Dados gerais do Irã

  • Nome oficial: República Islâmica do Irã.

  • Gentílico: iraniano.

  • Extensão territorial: 1.648.195 quilômetros quadrados.

  • Localização: Oriente Médio.

  • Capital: Teerã.

  • Clima: semiárido.

  • Governo: república islâmica unitária presidencial.

  • Idioma: persa.

  • Religiões: islamismo.

  • População: 84.000.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 43 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,783 (elevado).

  • Moeda: rial iraniano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 191,7 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 2.282.

  • Gini: 40,9%.

  • Fuso horário: UTC+3:30.

  • Relações exteriores:

  • Divisão administrativa: 31 províncias, sendo elas:

Qom

Ilão

Carmânia

Marcazi

Lorestão

Iazde

Gasvim

Cuzistão

Ispaã

Teerã

Chaharmahal e Bactiari

Semnã

Gilão

Kohkiluyeh e Buyer Ahmad

Mazandarão

Ardabil

Buxer

Gulistão

Zanjã

Quermanxá

Coração do Norte

Azerbaijão Oriental

Alborz

Coração Razavi

Azerbaijão Ocidental

Fars

Coração do Sul

Curdistão

Hormusgão

 

Hamadã

Sistão-Baluchistão

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Irã

A história do Irã é bastante antiga e remete ao povoamento da região do Oriente Médio por populações de origem persa. Por sua vez, o período histórico do Irã moderno é marcado, inicialmente, pelo processo de ocidentalização do país, instituído pela adoção de costumes mais liberais. Porém, essa visão não foi aceita pelos líderes religiosos do país, sendo que em 1979 explodiu a Revolução Iraniana, que transformou o Irã em uma nação islâmica.

A partir de então, o Irã passou a ser reconhecido mundialmente pela repressão aos direitos humanos, com destaque para a perseguição contra mulheres e minorias. O país também envolveu-se em conflitos regionais, como contra o Iraque, e de maneira mais velada contra a Arábia Saudita. No plano mundial, o Irã representa um ponto de oposição aos Estados Unidos, assim como às nações ocidentais. Atualmente, o Irã enfrenta diversas sanções econômicas.

Saiba mais: Guerra Irã-Iraque — conflito que deixou um saldo de 1,5 milhão de mortos

Etimologia de Irã

O nome do Irã tem origem na língua persa moderna e é frequentemente traduzido como “terra dos arianos”.

Geografia do Irã

O Irã é um país da Ásia, localizado especificamente no Oriente Médio, nas proximidades da Ásia Central. Ele faz fronteira com:

Além disso, o território do Irã é banhado pelo mar Arábico e também pelo mar Cáspio. Geograficamente, o Irã é marcado pela diversidade climática e vegetacional, com destaque para o clima semiárido e a vegetação desértica. Há ainda pontos de clima e vegetação tropical, como nas zonas litorâneas. A geomorfologia local é formada basicamente por planaltos e montanhas, sendo que o país é muito suscetível à ocorrência de terremotos.

Mapa do Irã

Mapa do Irã

Demografia do Irã

O Irã é povoado por diversas etnias asiáticas e árabes, sendo que a sua população, formada por 84 milhões de habitantes, é composta por diversos grupos étnicos, além de um número significativo de refugiados. O Irã é considerado bastante populoso, com concentrações populacionais especialmente na sua porção centro-norte, assim como em zonas litorâneas pontuais. As maiores cidades em população do Irã são: Teerã, Mexede, Ispaã, Karaj, Tabriz, Xiraz, Avaz e Qom.

Em termos demográficos, o Irã detém crescimento populacional positivo e uma população jovem, apesar da diminuição da sua taxa de natalidade registrada nas últimas décadas. O país possui indicadores sociais satisfatórios, principalmente quando comparado às demais nações asiáticas. O Irã possui um grande número de refugiados, mas também é um centro de expulsão de população, que muitas vezes foge da repressão exercida pelo regime islâmico que governa o país.

Leia também: Crise dos refugiados — a crise humanitária mais intensa do século

Economia do Irã

A economia do Irã é subdesenvolvida, mas industrializada, com um amplo mercado interno e um diversificado parque industrial. Porém, o país sofre com sanções econômicas de nações ocidentais, que dificultam o seu crescimento econômico.

O principal setor econômico do Irã é o primário, com destaque para a exploração de petróleo. Nesse setor, destaca-se ainda a produção de cobre, ferro e gás natural. As atividades agropecuárias também são importantes, com destaque para a cultivação de trigo, uva, tâmaras e para a criação de gado.

Os setores terciário e secundário têm menor peso na economia, mas são importantes para o mercado interno local. O parque industrial do Irã é formado por indústrias automobilísticas, cimenteiras, químicas, metalúrgicas, alimentícias e têxteis. Nas atividades terciárias, ressalta-se a participação do comércio e do turismo.

Turismo no Irã

O turismo é um setor estratégico do Irã, visto que o país conta com diversos pontos turísticos de importância histórica e cultural que ainda são poucos explorados. Os turistas internacionais enfrentam diversas barreiras para a realização de turismo no Irã, desde problemas burocráticos até o rígido código de vestimentas local, que faz com que o número de turistas estrangeiros no país seja pequeno.

Já o turismo interno é bastante desenvolvido, sendo frequente o deslocamento de iranianos pelas regiões interioranas do país em busca de atrações voltadas para o turismo religioso e de aventura. Os principais pontos turísticos do Irã são as cidades antigas de Persépolis e Parságada, as mesquitas de Imã Khomeini e Nasir-ol-molk, além do Museu Nacional do Irã e a capital do país, Teerã.

Vista do interior da Mesquita de Nasir-ol-molk, no Irã.
A Mesquita de Nasir-ol-molk é um dos pontos turísticos do Irã. [1]

Infraestrutura do Irã

A infraestrutura do Irã é bastante desenvolvida, especialmente nos setores de energia e transportes, nos quais o país tem feito modernizações nos últimos anos. O Irã conta com uma moderna rede de rodoviais e ferrovias, além de ligações aeroviárias e portuárias, que contribuem para o deslocamento interno pelo país. Já na energia, destaca-se o uso do petróleo como principal fonte energética. O Irã possui ainda setores de saúde, educação e tecnologia bastante desenvolvidos, com destaque para a inovação em áreas como comunicação e defesa.

Governo do Irã

O Irã, diferentemente da maior parte dos países do globo, possui como forma de governo uma república islâmica unitária presidencial. O líder supremo do país é eleito para um cargo vitalício, ocupando a função de chefe de Estado do Irã. Há ainda no país os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, amplamente subordinados ao líder supremo, inclusive a figura do presidente.

A política iraniana é marcada pela perseguição aos opositores políticos e às minorias religiosas. O país é reconhecido internacionalmente como um regime conservador de forte influência islâmica, baseada em uma interpretação radical dos preceitos da religião islâmica. O Irã é frequentemente alvo de sanções internacionais por causa de violações aos direitos humanos.

Leia também: Diferença entre Estado laico e Estado religioso

Cultura do Irã

Os aspectos culturais do Irã têm origem na cultura persa, bastante representativa do país, com destaque justamente para a língua persa e para a religião islâmica. O Irã é um importante núcleo de arte islâmica, com a presença de centros de arte e museus importantes, além de cidades históricas que conservam a trajetória das populações árabes.

A produção de tapetes, por exemplo, é um dos elementos que caracterizam a cultura iraniana. No que toca a culinária, destaca-se o consumo de pães, chás, laticínios e frutas diversas. Já no esporte ressalta-se a prática de esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquete.

Curiosidades do Irã

  • O Irã possui um rígido código de vestimentas para a sua população, com destaque para a obrigatoriedade do uso da hijab pelas mulheres.

  • A severa legislação de costumes do Irã proíbe, entre outras atividades, a ingestão de bebidas alcoólicas no país.

  • A hospitalidade iraniana é reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo, sendo inclusive nomeada pelo nome de taarof.

  • O Irã é um dos países com as maiores reservas de petróleo do mundo, logo possui energia e transporte considerados muito baratos.

  • O período anterior à Revolução Islâmica de 1979 no Irã foi marcado pela adoção de hábitos ocidentais diversos, como o uso de roupas curtas.

Créditos da imagem

[1] Mazur Travel / Shutterstock  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Arábia Saudita
Clique aqui e conheça as características territoriais, culturais e sociais da Arábia Saudita!
Guerra Irã-Iraque
Acesse o texto e conheça detalhes sobre a Guerra Irã-Iraque. Entenda o que foi esse conflito, como se iniciou e como se encerrou.
Iraque
Saiba mais sobre as principais características do Iraque. Veja detalhes sobre a história e a cultura milenar desse país geopoliticamente estratégico.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.