Whatsapp icon Whatsapp

Intentona Comunista

A Intentona Comunista foi um levante organizado pelo Partido Comunista em 1935 na tentativa de tirar Getúlio Vargas do poder. Esse levante aconteceu no Rio de Janeiro, então capital federal, em Natal (RN) e em Recife (PE).

Luís Carlos Prestes liderou a intentona contando com o apoio de Olga Benário, agente soviética enviada por Moscou. As tropas federais derrotaram os comunistas, que foram presos. Vargas usou a instabilidade política provocada pelos conflitos com os comunistas para decretar a ditadura do Estado Novo em 1937.

Leia também: Governo Constitucional – contexto em que ocorreu a Intentona Comunista

Soldados que participaram da Intentona Comunista.
Soldados que participaram da Intentona Comunista.

O que foi a Intentona Comunista?

No começo da década de 1930, a Europa atravessava um momento delicado com a chegada de Adolf Hitler ao poder na Alemanha, e de Benito Mussolini, na Itália. As disputas ideológicas envolvendo nazifascismo e comunismo materializaram-se em confrontos violentos. Esse embate chegou ao Brasil.

Em março de 1935, foi criada a Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e liderada por Luís Carlos Prestes. O principal objetivo da aliança era conter o avanço do nazifascismo no país e difundir os ideais comunistas. A Ação Integralista Brasileira, liderada por Plínio Salgado, seguindo a linha fascista, entrou em confronto com a ANL. Essa instabilidade foi pretexto para que Getúlio Vargas desse um golpe e decretasse, em 1937, a ditadura do Estado Novo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os integrantes da ANL eram compostos por militares, comunistas e líderes operários que estavam insatisfeitos com os rumos tomados por Getúlio Vargas desde a Revolução de 1930. A aliança espalhou-se rapidamente e formou sedes em várias regiões do Brasil. Por conta da sua posição contrária ao governo, a ANL foi posta na ilegalidade em julho de 1935.

Em agosto do mesmo ano, iniciou-se a organização de um levante armado para derrubar Vargas do poder e instalar um novo governo sob o comando de Prestes. Esperava-se o apoio popular para esse movimento, já que líderes operários participaram da sua elaboração, e que ele se espalhasse por todo o território nacional, tendo-se em vista as várias sedes da ANL espalhadas pelo país.

A Intentona Comunista começou em 23 de novembro de 1935, com a revolta deflagrada em Natal (RN) e, no dia seguinte, em Recife (RN). O levante começou no Rio de Janeiro em 27 de novembro. Esperava-se o apoio dos operários, mas os revoltosos estavam sozinhos nessa batalha contra o governo Vargas.

Veja também: Guerra Fria – conflito ideológico que dividiu o mundo em dois

Monumento em homenagem aos soldados mortos durante a Intentona Comunista, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. [1]
Monumento em homenagem aos soldados mortos durante a Intentona Comunista, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. [1]

Objetivos da Intentona Comunista

Os principais objetivos da Intentona Comunista eram a deposição de Getúlio Vargas do poder e a implantação de um novo governo sob a liderança de Luís Carlos Prestes. Essa tentativa de tomar o poder pelas armas fez com que Vargas decretasse a ilegalidade da ANL.

Líder da Intentona Comunista

Luís Carlos Prestes, conhecido também como o “Cavaleiro da Esperança”, foi o principal nome do comunismo no Brasil durante o século XX. Ele era um oficial do Exército e participou ativamente dos levantes militares da década de 1920. Logo após a derrota da Revolução de 1924, em São Paulo, organizou a Coluna Prestes, que percorreria o interior do Brasil denunciando os desmandos da República Velha. A coluna acabou em 1927, e Prestes foi para a Bolívia.

Nesse período, ele aderiu ao comunismo por meio do secretário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) Astrogildo Pereira. Em 1931, Prestes foi convidado para ir a Moscou receber instruções para organizar um levante armado contra o governo Vargas. Para executar a revolta, Prestes contou com o apoio de Olga Benário, agente soviética e sua amante. Com a derrota da Intentona, Prestes foi preso e Benário, que era judia, foi deportada para a Alemanha nazista.

Luís Carlos Prestes e Olga Benário conheceram-se em Moscou, em 1931, e organizaram a Intentona Comunista em 1935. [2]
Luís Carlos Prestes e Olga Benário conheceram-se em Moscou, em 1931, e organizaram a Intentona Comunista em 1935. [2]

Fim da Intentona Comunista

Os participantes da Intentona Comunista esperavam ter o apoio da classe trabalhadora, mas isso não aconteceu. As tropas federais derrotaram os revoltosos. Prestes foi preso, e Olga Benário, que era judia, foi deportada para a Alemanha nazista. Ela morreu na câmara de gás, em um campo de concentração.

Getúlio Vargas usou esses conflitos contra o seu governo para justificar o maior controle do Poder Executivo sobre a sociedade. Em 1937, o governo denunciou o Plano Cohen, suposta tentativa comunista de tomar de poder. Anos depois, mostrou-se que tal plano era falso. Em 10 de novembro daquele ano, Vargas deu um golpe de Estado, fechou o Congresso Nacional, extinguiu os partidos políticos, censurou a imprensa, e outorgou uma nova Constituição, que dava amplos poderes para o presidente. Começava a ditadura do Estado Novo.

Resumo sobre a Intentona Comunista

  • A Intentona Comunista foi um levante armado organizado pelos comunistas, em 1935, para derrubar Getúlio Vargas do poder.

  • Luís Carlos Prestes foi o líder do levante, contando com a ajuda de Olga Benário.

  • A intentona foi derrotada pelas tropas federais.

  • O conflito entre comunistas e integralistas fez com que Vargas decretasse a ditadura do Estado Novo.

Leia também: Estado Novo e a marcha para o oeste – projeto de integrar a economia do interior do Brasil

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Qual das alternativas corresponde corretamente à consequência política da Intentona Comunista de 1935:

A) Com a derrota para o levante comunista, Getúlio Vargas partiu para o exílio nos Estados Unidos.

B) Getúlio Vargas venceu o levante comunista e convocou eleições gerais para 1937.

C) Tendo como pretexto os conflitos ideológicos, Vargas decretou o golpe do Estado Novo em 1937.

D) Os comunistas derrotaram Getúlio Vargas e formaram um novo governo comunista liderado por Luís Carlos Prestes.

Resolução

Alternativa C. A consequência política da Intentona Comunista foi o golpe do Estado Novo, em 1937. Alegando conflitos ideológicos que desestabilizavam seu governo, Getúlio Vargas iniciou uma ditadura e colocou na ilegalidade a Aliança Nacional Libertadora e a Ação Integralista Brasileira.

Questão 2 – Assinale a alternativa que aponta corretamente os objetivos da Intentona Comunista de 1935:

A) Tomar o poder e instalar um governo comunista no Brasil.

B) Vingar a derrota paulista durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

C) Democratizar o Brasil ao convocar novas eleições presidenciais.

D) Implantar reformas liberais e acabar com a política de incentivo industrial.

Resolução

Alternativa A. A Intentona Comunista de 1935 tinha como principal objetivo depor Getúlio Vargas do poder e formar um governo comunista no Brasil sob o comando de Luís Carlos Prestes.

Créditos das imagens

[1] Halley Pacheco de Oliveira / Commons

[2] Fábio Rodrigues Pozzebom / Commons (Foto de Luís Carlos Prestes)

Publicado por Carlos César Higa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Luis Carlos Prestes foi escolhido como presidente de honra da Aliança Nacional Libertadora.
Aliança Nacional Libertadora
O movimento que mobilizou os setores de esquerda no governo Vargas.
Anísio Teixeira foi um dos grandes educadores do Brasil e um forte defensor da escola pública.[
Anísio Teixeira
Clique no link para saber sobre a vida de Anísio Teixeira, um importante educador do Brasil. Veja foram suas principais contribuições.
Integrantes da Coluna Prestes [1]
Coluna Prestes
Acesse o site e conheça mais sobre a Coluna Prestes. Veja quais foram seus objetivos, o caminho que percorreu e suas consequências para a política nacional.
Dalva de Oliveira e Oscarito: proeminentes artistas da música e do cinema brasileiro na época.
Cultura no Estado Novo
O cenário artístico em um período marcado pela repressão varguista.
Era Vargas
Acesse e aprenda sobre a Era Vargas. Saiba como Vargas subiu ao poder e os principais acontecimentos das três fases durante os anos em que ele esteve no comando.
Durante a fase constitucional de seu governo, Getúlio Vargas criou as bases que levaram à implantação do Estado Novo.*
Era Vargas: Governo Constitucional (1934-1937)
Clique e acesse este texto do Mundo Educação que explica a fase constitucional (1934-37) do período conhecido como Era Vargas. Entenda com o nosso texto como ocorreu o processo político desse período – marcado pela radicalização – e como Getúlio Vargas conseguiu construir as bases do Estado Novo.
Getúlio Vargas ficou bastante conhecido pela política trabalhista implantada por ele.
Getúlio Vargas
Acesse e saiba mais sobre a vida de Getúlio Vargas, um dos grandes políticos da história do nosso país. Veja detalhes de sua vida política e pessoal.
Luís Carlos Prestes
Descubra detalhes sobre a vida de Luís Carlos Prestes. Veja como foi sua formação e quais foram os movimentos políticos e revolucionários que ele participou.
Olga Benário Prestes em foto de 1926 *
Olga Benário
Conheça a história de Olga Benário, revolucionária alemã que foi enviada ao Brasil na década de 1930.
Getúlio Vargas assumiu a presidência em novembro de 1930, logo após a Revolução de 1930.[1]
Revolução Constitucionalista de 1932
Clique e acesse este texto para conhecer mais detalhes sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Entenda as causas que motivaram o levante.
Getúlio Vargas durante a campanha para eleição presidencial de 1950. [1]
Segundo Governo de Vargas
Acesse para saber mais detalhes sobre o segundo governo de Vargas. Veja o contexto histórico, a campanha eleitoral e os grandes acontecimentos desse governo.
Socialismo
Conheça um pouco mais sobre o socialismo, seu surgimento, suas vertentes, características e experiências históricas.
video icon
Física
Associação de resistores em paralelo
Na associação de resistores em paralelo, os resistores são separados por nós, ocorrendo a divisão da corrente elétrica. Nesse tipo de associação, todos os resistores estão ligados ao mesmo potencial elétrico.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.