Whatsapp icon Whatsapp

Hefesto

Hefesto foi uma divindade da religiosidade dos gregos antigos, sendo considerado o deus do fogo e da metalurgia. Era muito conhecido por ser feio e manco.
Ilustração do deus Hefesto
Hefesto era o deus grego do fogo, da metalurgia e dos vulcões.

Hefesto era conhecido como o deus do fogo e da metalurgia pelos gregos antigos, sendo um dos vários deuses que formavam o panteão grego. Era conhecido por ter uma aparência muito feia e ter sido rejeitado por sua mãe por isso, além de ser manco, fruto da queda que ele sofreu.

Hefesto era casado com Afrodite, a deusa mais bela do Olimpo, mas foi traída por ela várias vezes, sendo o caso dela com Ares o mais conhecido. Ele era um exímio escultor e artesão, produzindo vários objetos de grande utilidade em sua oficina. Os romanos também o cultuavam e o chamavam de Vulcano.

Leia mais: Guerra de Troia — tornou-se um dos mais conhecidos episódios da história grega e de sua mitologia

Resumo sobre Hefesto

  • Hefesto foi o deus grego do fogo, da metalurgia e dos vulcões na Grécia Antiga.

  • Era conhecido por ser manco, mas tinha grande habilidade na escultura, metalurgia e no artesanato.

  • Existem duas versões sobre seu nascimento: uma de que era filho de Hera e Zeus e outra de que era filho apenas de Hera.

  • Sua aparência considerada feia fez com que sua mãe o lançasse do alto do Monte Olimpo. A queda o deixou manco.

  • Casou-se com Afrodite, mas foi traído por sua esposa. Descobriu isso e organizou uma armadilha que a envergonhou.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem era Hefesto?

Hefesto era uma divindade da religiosidade dos gregos antigos, sendo também venerado pelos romanos, mas estes o conheciam como Vulcano. Os gregos entendiam que Hefesto era o deus da metalurgia, do fogo, dos vulcões, entre outros atributos. Era considerado um exímio escultor, ferreiro e artesão, e suas invenções eram famosas.

Com as suas habilidades manuais, Hefesto elaborou uma série de armas e armaduras utilizadas pelos deuses gregos. Ele fabricou o elmo e as sandálias de Hermes, construiu as portas secretas do quarto de Hera, fabricou a armadura utilizada por Aquiles, a carruagem de Hélio, o escudo e o centro de Zeus, entre outros.

Hefesto também foi um dos responsáveis pelo nascimento da deusa Atena, pois uma das versões do mito dessa deusa afirma que ela nasceu quando Hefesto partiu a cabeça de Zeus ao meio. Outro aspecto importante que marcou o deus da metalurgia nos mitos foi a sua aparência, definida como muito feia para os padrões gregos.

Além disso, ele era manco, uma característica muito peculiar porque os deuses gregos eram conhecidos por não terem deformidades físicas. Hefesto também residia em um palácio de bronze, onde também ficava a oficina, em que ele fabricava suas invenções. As habilidades de Hefesto como ferreiro eram um grande destaque sobre ele para os gregos.

Leia mais: Medusa — era uma górgona e conhecida por sua aparência horrenda

Hefesto na mitologia grega

A respeito do nascimento de Hefesto existem duas versões.

  • Versão de Hesíodo: afirma que ele era filho exclusivamente de Hera, deusa das mulheres. Assim, ele seria filho dela por partenogênese, pois não havia sido necessário um parceiro para gerá-lo. Isso teria acontecido como vingança de Hera, enfurecida porque Zeus havia gerado Atena da mesma forma.

  • Versão de Homero: menciona Hefesto como filho de Hera e Zeus. Os mitos gregos também narram que Hera teria se assustado com a aparência horrenda de seu filho, ao ponto de rejeitá-lo lançando-o do alto do Olimpo até o mundo dos mortais. A queda teria sido tão grande e violenta que deixou o deus manco.

Outra versão narra que Hefesto foi lançado do alto do Olimpo por Zeus depois que aquele interferiu em uma discussão que este estava tendo com Hera. A queda teria acontecido em Lemnos, local que centralizava o culto de Hefesto na Grécia, conforme veremos. Outra versão ainda conta que ele teria caído no oceano, onde foi cuidado pelas nereidas.

Uma das menções mais conhecidas de Hefesto faz referência ao casamento dele com Afrodite, deusa do amor e da beleza. No entanto, a união ficou marcada pela infelicidade de ambos e pela infidelidade de Afrodite. Ela teve diversos relacionamentos extraconjugais, principalmente com Ares, deus da guerra.

Hefesto foi informado por Hélio, deus Sol, que tinha avistado Afrodite e Ares juntos. O marido, dotado de suas capacidades como artesão e inventor, criou uma rede para aprisionar Afrodite e Ares na cama quando estivessem juntos. Quando eles se deitaram, a rede os aprisionou, e Hefesto convidou todos os deuses gregos para presenciarem a vergonha dos amantes.

Afrodite e Ares se tornaram alvos de chacota, e supõe-se que, após esse acontecimento, o casamento acabou. A vergonha de Afrodite foi tão grande que ela fugiu para sua terra natal, a ilha de Chipre. Outra versão aponta que a deusa teria sido perdoada por Hefesto um tempo depois.

Hefesto teve diversos filhos na mitologia grega, e ele é reconhecido como o responsável pelo surgimento do povo ateniense. Isso teria acontecido durante sua tentativa de estuprar Atena. A deusa conseguiu se livrar dele, mas o sêmen do deus caiu no solo, dando origem aos atenienses.

Leia mais: Homero — sua obra é uma das principais fontes de conhecimento da mitologia grega

Hefesto na religiosidade grega

Templo de Hefesto em Atenas.
Templo de Hefesto em Atenas.

Mencionamos que a ilha de Lemnos centralizava o culto a Hefesto na Grécia Antiga, e lá existia uma cidade nomeada em homenagem ao deus da metalurgia: Hefestia. A cidade de Atenas também recepcionava um importante culto a Hefesto, e lá havia um templo construído em homenagem a ele e a Atena.

Esse templo foi construído em 449 a.C., e acredita-se que existiam diversas estátuas de Hefesto feitas de bronze. Além disso, havia um festival em homenagem a ele: a Chalkeia. Esse evento era conduzido por ferreiros de toda a Grécia que iam a Atenas para honrar seu patrono.

Videoaula sobre Grécia Antiga: religião

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Afrodite
Clique para conhecer mais sobre Afrodite, deusa grega do amor e da beleza. Conheça histórias dela na mitologia grega e como era o seu culto na Grécia.
Hera
Clique e saiba mais sobre Hera, importante deusa da mitologia grega. Veja as histórias que envolviam essa divindade nos mitos gregos.
Medusa
Clique aqui e saiba detalhes sobre Medusa, uma górgona presente na mitologia grega. Conheça o famoso mito a respeito de sua morte.
Zeus
Saiba mais sobre Zeus, o deus supremo na religiosidade dos gregos antigos. Entenda como ele se tornou uma divindade de tamanha importância para essa civilização.
video icon
Escrito"Educação e Cultura" sobre a imagem de um quadro-negro e livros.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!