Whatsapp icon Whatsapp

Atena

Atena foi a deusa grega da sabedoria, e também considerada a deusa da guerra, cujo lado estratégico era associado a ela. Era a filha preferida de Zeus.
Estátua da deusa Atena
Atena era a deusa da sabedoria para os gregos antigos e a filha preferida de Zeus.

Atena foi uma deusa presente na religiosidade dos gregos antigos, sendo representante da sabedoria. Os gregos também a tinham como a deusa da guerra, considerando o aspecto estratégico da guerra, e ainda a deusa dos ofícios, tendo ela uma série de habilidades, como a tecelagem.

Ela era filha de Zeus, e existiam duas versões sobre o seu nascimento, mas ambas concordando que ela nascera da cabeça de seu pai. Atena auxiliou diferentes heróis gregos e teve importante participação na Guerra de Troia. Era a patrona da cidade de Atenas, e lá realizava-se um importante festival em sua homenagem.

Leia mais: Cretenses — povo que formou a Civilização Minoica, na ilha de Creta, no mar Egeu

Resumo sobre Atena

  • Era a deusa grega da sabedoria, da guerra e dos ofícios.

  • Filha de Zeus, era considerada sua preferida.

  • Era conhecida por ser muito habilidosa e era ótima tecelã.

  • Era a patrona de Atenas, e lá ocorria um importante festival em sua homenagem: as Panatenaias.

  • Um grande templo chamado Parthenon foi construído em Atenas como homenagem à deusa, no século V a.C.

Quem foi Atena?

A religiosidade grega era composta por vários deuses, e um deles era Atena, uma das mais importantes divindades do panteão grego. Era considerada pelos gregos como a deusa da sabedoria principalmente, embora também fosse a deusa dos ofícios e da guerra. No entanto, Atena se relacionava com o aspecto estratégico dos conflitos, enquanto a violência se relacionava com Ares.

A habilidade que Atena tinha com os ofícios fez com que ela fosse considerada a patrona da tecelagem, navegação e agricultura. Sua relação com a guerra ainda fazia com que ela fosse retratada comumente como uma guerreira, e era tida como sábia. Atena também era mencionada como a filha preferida de Zeus.

Suas habilidades fizeram com que ela recebesse alguns epítetos, como Atena Prômaco, relacionado com seu caráter estratégico; Atena Parteno, relacionado com sua virgindade; Atena Polias, por sua proteção às cidades etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atena na mitologia grega

Atena era filha de Zeus, o principal deus do panteão grego, e a respeito de seu nascimento existem duas versões nos mitos gregos. Uma delas fala que ela era filha de Zeus com Métis, a deusa da saúde e da prudência. Métis engravidou e assim que Atena nasceu, Zeus a devorou, assim como seu pai, Cronos, fazia com seus filhos.

Isso porque Zeus temia que Atena se voltasse contra ele da mesma maneira que ele tinha se voltado contra o seu pai. No entanto, mesmo depois de devorada, ela conseguiu nascer, saindo da cabeça de seu pai já na sua forma adulta e portando armadura e armas. Outra versão fala que Atena teria sido gerada somente por Zeus e que teria saído da cabeça de seu pai depois que Hefesto a abriu com um machado.

Sua habilidade com ofícios aparece em alguns dos mitos gregos, e um deles fala de sua disputa com Aracne, uma mortal que trabalhava como tecelã. Aracne teria desafiado Atena se apresentando como a tecelã mais habilidosa de todas.

Atena não gostou do desafio, destruiu uma peça que tinha sido produzida pela jovem mortal e, em seguida, transformou Aracne em uma aranha. Atena também teria punido Medusa depois que esta havia profanado o templo da deusa ao manter relações sexuais com Poseidon (na verdade, Medusa havia sido estuprada pelo deus grego). Com a punição, Medusa foi transformada em uma górgona.

Atena também ficou marcada por proteger uma série de heróis gregos, como Herácles, Perseu e Aquiles. Inclusive, ela auxiliou este último durante a Guerra de Troia, conflito relatado por Homero, na Ilíada. Nesse embate, Atena tomou parte pelos aqueus (gregos), ajudando-os em diversos momentos. A ideia do cavalo de madeira, sugerida por Odisseu, teria sido uma inspiração da deusa sobre esse personagem.

Outro mito que envolve Atena menciona sua disputa com Poseidon pelo direito de ser a patrona da cidade de Atenas. Nesse pleito, ela ofereceu uma oliveira para os atenienses, enquanto Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e um cavalo. Os atenienses escolheram Atena como sua protetora.

Leia mais: Período Homérico — fase da história da Grécia Antiga iniciada por volta de 1150 a.C., após o fim dos micênicos

Culto a Atena

Ruínas do Parthenon, em Atenas
Parthenon, ruínas de um templo construído em homenagem a Atena, em Atenas, no século V a.C.

Vimos que Atena era a patrona de Atenas, e isso reforçava a importância do culto a ela para essa cidade. Entretanto, a deusa não era venerada apenas lá, pois outros locais na Grécia, como Argos e Lárissa, também lhe prestavam cultos. A importância de Atena para a cidade de Atenas é demonstrada pela existência do Parthenon, um grande templo construído em homenagem a ela, no século V a.C.

Seu culto era muito popularizado durante o período clássico da civilização grega, mas algumas inscrições em Linear B já mencionavam uma deusa, que, acredita-se, era Atena. Essas inscrições são aquelas elaboradas pelos micênicos durante o Período Pré-Homérico.

Os gregos realizavam festivais em homenagem a Atena, como as Panatenaias, que ocorriam a cada quatro anos. Além de procissões, esse evento também contava com jogos atléticos, assim como nos Jogos Olímpicos. Esse festival tinha uma forte relação com o desejo dos atenienses de garantirem que Atena abençoasse suas colheitas.

Videoaula sobre legado cultural grego

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Afrodite
Clique para conhecer mais sobre Afrodite, deusa grega do amor e da beleza. Conheça histórias dela na mitologia grega e como era o seu culto na Grécia.
Civilização Micênica
Acesse e saiba mais sobre a Civilização Micênica, que existiu no período de formação da Grécia. Veja as principais foram características dos micênicos.
Hera
Clique e saiba mais sobre Hera, importante deusa da mitologia grega. Veja as histórias que envolviam essa divindade nos mitos gregos.
Medusa
Clique aqui e saiba detalhes sobre Medusa, uma górgona presente na mitologia grega. Conheça o famoso mito a respeito de sua morte.
Zeus
Saiba mais sobre Zeus, o deus supremo na religiosidade dos gregos antigos. Entenda como ele se tornou uma divindade de tamanha importância para essa civilização.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.