Whatsapp icon Whatsapp

Período Homérico

O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga. Refere-se à formação e à cultura do povo grego registradas nas obras Ilíada e Odisseia, do poeta Homero.
Os poemas de Homero são as principais referências para o estudo do Período Homérico.
Os poemas de Homero são as principais referências para o estudo do Período Homérico.

O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga iniciada por volta de 1150 a.C., logo após o fim da Civilização Micênica, até aproximadamente 800 a.C., momento em que começaram a surgir as cidades-Estado gregas. O nome desse período histórico é uma referência ao poeta Homero. Seus poemas Ilíada e Odisseia são as fontes históricas para a compreensão desse momento.

Na Grécia Antiga, durante o Período Homérico, a sociedade, inicialmente, se baseava em famílias, que precederam as pólis, cidades gregas. A economia era baseada no comércio marítimo e na metalurgia. A educação passou por uma grande transformação com o surgimento da escrita, por meio da qual os ensinamentos, como os mitos, começaram a ser escritos, e não mais transmitidos de forma oral.

Saiba mais: Quais eram os deuses adorados pelos gregos antigos?

Resumo sobre o Período Homérico

  • O Período Homérico compreende aproximadamente os anos 1150 a.C. a 800 a.C. e se refere à formação do povo grego e seu desenvolvimento.
  • O nome desse período se refere a Homero, autor dos poemas Ilíada e Odisseia, os quais servem de fonte histórica acerca dos acontecimentos desse período da história grega.
  • Os gregos se organizavam socialmente em família e, com o passar do tempo, formaram as primeiras pólis, as cidades independentes.
  • A economia se baseava:
    • na atividade agropastoril;
    • no comércio marítimo;
    • na metalurgia.
  • Uma importante transformação desse período foi a disseminação da escrita, que possibilitou o registro da mitologia grega, antes transmitida apenas oralmente.

Videoaula sobre o Período Homérico

https://www.youtube.com/watch?v=Nf09Yi853lw

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os períodos da Grécia Antiga

A história da Grécia Antiga é dividida em cinco períodos:

  • Período Pré-Homérico: Refere-se aos séculos XV a.C. e XII a.C. Também chamado de Período Micênico, diz respeito aos primeiros povos gregos e à ocupação do território da Grécia.
  • Período Homérico: Entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., os gregos formaram as primeiras cidades-Estado e aprofundaram seu arcabouço mítico.
  • Período Arcaico: Corresponde aos séculos VIII a.C. e VI a.C. É caracterizado pela expansão grega para outras regiões do Mediterrâneo.
  • Período Clássico: Também conhecido como século de Péricles, aproximadamente entre os anos 508 a.C. até 338 a.C., tempo em que Atenas e Esparta eram as principais cidades-Estado e em que houve a formação da democracia ateniense.
  • Período Helenístico: Aproximadamente entre os anos 336 a.C. até 323 a.C., os gregos foram dominados pelos macedônicos, liderados por Alexandre, o Grande, o que promoveu a disseminação da cultura grega para outros povos do Oriente.

Características do Período Homérico

→ Sociedade do Período Homérico

A sociedade grega iniciou o Período Homérico organizada em famílias, ou seja, grupos que possuíam a mesma origem, dividiam a mesma terra e a mesma crença religiosa. Com o passar do tempo, a organização social se expandiu, e o crescimento populacional propiciou o surgimento das primeiras cidades: as pólis, cidades independentes. Cada cidade tinha a sua própria lei e sua própria forma de governo.

→ Economia do Período Homérico

No período em que as famílias constituíam a sociedade grega no Período Homérico, a atividade agropastoril se destacou. Por conta da região montanhosa que forma a geografia da Grécia, eram poucas as terras férteis disponíveis, onde era feito o cultivo agrícola e a criação de animais.

Posteriormente, os gregos aprenderam a utilizar o mar a seu favor, de modo que o comércio marítimo se tornou uma atividade comercial importante, enriquecendo mercadores e ampliando o conhecimento a respeito de outros lugares do Oriente e do Norte Africano.

Por conta disso, os gregos construíram embarcações grandes e resistentes que podiam transportar mercadorias e também soldados para as guerras. Em seus poemas, Homero escreveu sobre os conflitos gregos com diferentes povos.

A metalurgia foi outra atividade econômica de destaque no Período Homérico. Além de objetos domésticos, metais eram usados na confecção de moedas, utilizadas nas transações comerciais.

→ Educação do Período Homérico

Até os primeiros séculos da história grega, o conhecimento era transmitido de geração para geração de forma oral. Entretanto, com a disseminação da escrita, passou-se a registrar o conhecimento, o que facilitou sua duração e transmissão para épocas seguintes.

Interessante: Homero era um poeta de destaque nesse período, e coube a ele escrever as histórias que eram contadas oralmente.

Antes da escrita, os gregos usavam a memória para registrar as histórias, preservá-las e ensiná-las aos mais jovens. Era preciso que poeta que declamava os mitos tivesse uma ótima memória para exercer seu ofício.

Leia também: Qual a importância dos poemas de Homero na educação grega?

Principais acontecimentos do Período Homérico

Como o Período Homérico é baseado nos escritos de Homero, é possível ficar a par dos conflitos que figuram nas suas histórias.

Em Ilíada, Homero descreve a guerra entre gregos e troianos, a qual teria acontecido porque Helena, esposa do rei espartano Menelau, foi raptada por Páris, filho do soberano de Troia. Por meio desse conflito, Homero registra os costumes, os hábitos do seu povo e a crença em deuses, como Zeus e Hades.

O poema Odisseia narra a volta dos gregos após derrotarem os troianos. Estes receberam de presente um enorme cavalo de madeira que não era uma proposta de paz dos gregos após dez anos do conflito, mas uma armadilha. No interior do cavalo, estavam escondidos soldados gregos, que saquearam e dominaram Troia, o que deu origem à expressão “presente de grego”.

→ Videoaula sobre Odisseia

Exercícios resolvidos sobre o Período Homérico

Questão 1

(UEPB) A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem tem permanente significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que

A) os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios.

B) a democracia espartana era representativa.

C) a escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo humano.

D) o Período Homérico pode ser compreendido a partir de poemas que narram aventuras épicas.

E) a importância dos jogos olímpicos limitava-se apenas aos esportes.

Resolução:

Alternativa D

O Período Homérico é caracterizado pela fase em que os eventos da história grega narrados por Homero ocorreram. Nessa época, a escrita se sobrepôs à tradição oral, o que possibilitou o registro do conhecimento e sua disseminação para gerações futuras.

Questão 2

(UFPE) Os poemas homéricos são fontes históricas para conhecer-se os primeiros tempos da cultura e da sociedade gregas. No chamado Período Homérico:

A) essa sociedade viveu as primeiras experiências democráticas.

B) observa-se uma grande atuação dos principais filósofos gregos.

C) os gregos valorizaram o pacifismo e o teatro épico de Aristófanes.

D) a sociedade grega tinha na religião sua grande base de poder.

E) os gregos conservaram formas de governo sem intervenção da religião.

Resolução:

Alternativa D

Durante o Período Homérico, a presença da mitologia no cotidiano aponta para a importância da religião na vida dos gregos nos primeiros momentos de sua história.

Publicado por Carlos César Higa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Apolo
Acesse o link e saiba mais detalhes sobre Apolo, um dos principais deuses da mitologia grega. Conheça os amores frustrados desse deus.
A civilização grega teve seu desenvolvimento entre 800 e 140 a.C.
Civilização Grega
Entenda como se formou e quais foram os principais eventos protagonizados pela Civilização Grega.
Civilização Micênica
Acesse e saiba mais sobre a Civilização Micênica, que existiu no período de formação da Grécia. Veja as principais foram características dos micênicos.
Os preceitos da democracia atual e grega se diferem na definição de seus cidadãos.
Democracia grega x Democracia contemporânea
A nossa democracia é mesma que foi criada pelos gregos na Antiguidade?
Deuses gregos
Conheça mais sobre os deuses gregos. Acompanhe como a mitologia grega trata o surgimento desses deuses, e veja quais eram suas características principais.
Esparta
Acesse este texto para ter mais detalhes sobre a história de Esparta, cidade-estado grega marcada por ter uma sociedade hierarquizada e militarizada.
A Homero é atribuído a compilação os poemas épicos “Ilíada” e “Odisseia”.[1]
Homero
Clique e conheça a vida de Homero, poeta grego antigo considerado uma das grandes fontes de conhecimento sobre a cultura da civilização grega.
Perséfone era deusa da vegetação e da agricultura, conhecida também como senhora do submundo.
Perséfone
Acesse o link para conhecer sobre Perséfone, deusa grega da vegetação e da agricultura. Entenda como era o culto a ela e como ela se tornou esposa de Hades.
Afrescos encontrados nas paredes do palácio cretense de Cnossos*
Período Pré-Homérico
Entenda o período de formação do povo e da cultura grega conhecido como Pré-Homérico, com enfoque nas civilizações cretense e micênica.
Os gregos organizavam vários cultos públicos em homenagem às suas divindades.
Religiosidade grega
Os traços que marcam a origem e o significado dos vários deuses adorados pelos gregos.
video icon
Enem
Pré-Enem | Escala, densidade e velocidade média
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre Escala, densidade e velocidade média com o professor Pedro Itallo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas