Cônicas
As cônicas são figuras geométricas formadas pela interseção de um plano com um cone duplo de revolução. São elas: elipses, parábolas e hipérboles. Um sólido de revolução é obtido a partir da rotação de uma figura geométrica sobre um eixo de rotação. O cone de revolução é resultado do giro de um triângulo retângulo, tendo um de seus catetos como eixo, como mostra a figura a seguir:
Após um giro de 360°, o “rastro” deixado por esse triângulo terá a forma de cone, exatamente como mostra a figura a seguir:
Para encontrar as cônicas, entretanto, precisamos de cone duplo de revolução, que é obtido pelo giro de uma reta sobre um círculo. Na imagem a seguir, o eixo de revolução dessa reta é o segmento AB.
A figura obtida nesse processo é o cone duplo de revolução:
Cônicas: elipse
Uma elipse é uma figura geométrica plana definida da seguinte maneira: dados dois pontos F1 e F2, chamados de focos, que pertencem a um único plano β, e o comprimento do segmento F1F2 = 2c. O conjunto de todos os pontos P, cuja soma da distância entre P e F1 com a distância entre P e F2 é igual a uma constante 2a, é chamado de elipse. (2a < 2c).
Em outras palavras, se P pertence a uma elipse, então dPF1 + dPF2 = 2a.
A imagem a seguir mostra um exemplo de elipse:
As elipses possuem duas equações reduzidas. A primeira, para o caso em que os pontos F1 e F2 estão sobre o eixo x de um plano cartesiano, é:
x2 + y2 = 1
a2 b2
Na segunda, para os casos em que os pontos F1 e F2 estão sobre o eixo y de um plano cartesiano, temos:
y2 + x2 = 1
a2 b2
Cônicas: hipérbole
Uma hipérbole é um conjunto de pontos que pode ser definido da seguinte maneira: dados dois pontos F1 e F2 (chamados de focos) do plano β, sendo 2c a distância entre esses pontos, a hipérbole é o conjunto de pontos P do plano β no qual a diferença entre PF1 e PF2 é sempre a igual a uma constante 2a. Essa diferença, porém, somente é avaliada em módulo.
Dessa forma, P é um ponto da hipérbole se dPF1 – dPF2 = 2a.
Veja a seguir um exemplo de hipérbole:
A hipérbole também possui dois tipos de equação reduzida. Para os casos em que F1 e F2 estão sobre o eixo x, temos:
x2 – y2 = 1
a2 b2
Nos casos em que F1 e F2 estão sobre o eixo y, podemos usar a seguinte equação:
y2 – x2 = 1
a2 b2
Cônicas: parábola
Dada uma reta r e um ponto F que não pertence a essa reta, mas ambos pertencentes ao mesmo plano, e sendo k a distância entre esse ponto e essa reta, uma parábola é um conjunto de pontos no qual a distância até F é igual à distância até r.
Portanto, P pertence à parábola se, e somente se, d(P, F) = d(P, r).
A parábola também possui equações reduzidas. Se a parábola apresenta foco F no eixo x, é usada a seguinte equação:
y2 = 2kx
No caso de a parábola possuir foco F no eixo y, temos:
x2 = 2ky