Dicas para divisão

Apresentamos seis dicas para facilitar o processo de divisão e ajudar os alunos a agilizar os cálculos que a envolvem, ganhando tempo em vestibulares, concursos e no Enem.

A divisão é a mais difícil das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Para facilitar os cálculos envolvendo essa operação, separamos algumas dicas que, certamente, vão ajudar a encontrar a resposta correta em alguns casos e agilizar o processo em outros.

É aconselhável que o aluno compreenda bem os métodos usados para a divisão convencional e assimile que a divisão é a operação inversa da multiplicação. Para tanto, sugerimos a leitura dos textos algoritmo da divisão, divisão por divisores maiores do que 10, resto da divisão, divisão com números decimais e divisão com resultado decimal.

1ª Dica: Conhecer bem a tabuada

A primeira dica é uma das mais importantes para agilizar a conta de divisão e, especialmente, para não errar os cálculos. Além disso, quando o divisor possui dois ou mais algarismos, é bem provável que haja a necessidade de construir uma parte da tabuada desse número. Portanto, é importante que o aluno tenha uma boa noção de toda a tabuada e dos procedimentos necessários para construí-la para outros números, o que mais cedo ou mais tarde será inevitável.

2ª Dica: Conhecer os critérios de divisibilidade

Os critérios de divisibilidade são artifícios que podem ser usados para descobrir se um número é divisível por outro antes de realizar a divisão. Sabemos que um número é divisível por 3, por exemplo, se a soma dos seus algarismos tiver como resultado um número que é divisível por 3. Saber isso é extremamente útil para avaliações no geral, em especial concursos, vestibulares e Enem.

Muitas vezes, a questão está interessada apenas em saber se é possível dividir ou faz questionamentos sobre o resto da divisão. Nesses casos, os critérios de divisibilidade poupam o tempo de realizar uma divisão completa.

O caso mais especial em que o uso de critérios de divisibilidade em divisões é importante é aquele no qual precisamos encontrar mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum ou apenas a decomposição em fatores primos de um número. Esse último pode ser usado para facilitar cálculos envolvendo diversos saberes, inclusive cálculo de raízes.

3ª Dica: Estimar o resultado da divisão

Em diversos problemas envolvendo divisões, é sempre bom fazer uma estimativa do resultado para evitar grandes erros. Essa estimativa é feita arredondando os números e fazendo um rápido cálculo mental a respeito deles. Por exemplo: 256.930:5. Para estimar o resultado, podemos pensar o seguinte: estamos dividindo aproximadamente 250 mil por cinco. É evidente que o resultado tem de se aproximar de 50 mil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse tipo de procedimento costuma evitar grandes erros em determinados processos da divisão. Algumas questões são colocadas em concursos e vestibulares justamente por induzirem ao erro. Sabendo o valor aproximado do resultado, fica mais fácil encontrá-lo.

4ª Dica: Números terminados em zero

Se dividendo e divisor terminam em zero, podemos “cortar” os zeros de cada um deles. A regra para que isso seja feito de maneira correta é eliminar sempre a mesma quantidade de zeros e somente excluir zeros ao final do número, não os do meio. Por exemplo: 450300:35000.

Note que existem três zeros no final de 35.000 e dois no final de 450.300. Portanto, podemos cortar dois zeros e, assim, ficaremos com a divisão: 4503:350.

5ª Dica: Usar frações e fatorações para simplificar a divisão

Essa dica é mais bem explicada por meio de um exemplo: 144:96. Na forma de fração teremos:

144
96

Utilizando critérios de divisibilidade, percebemos que ambos os números são divisíveis por 12. Assim, 144 = 12.12 e 96 = 12.8. Escrevendo a fração na forma “fatorada” (não é fatorada em fatores primos, apenas expandida em dois fatores), teremos:

12.12
12.8

Simplificando a fração teremos:

12
8

6ª Dica: Números terminados em 5

Toda vez que dividendo e divisor são múltiplos de 5, podemos multiplicar ambos por 2 e usar a dica 4 (eliminar os últimos zeros) para facilitar a divisão. Por exemplo:

420:35

Multiplicando ambos por 2, teremos: 420.2 = 840 e 35.2 = 70. Na forma de fração, teremos:

420 = 840 = 84
35      70     7

E 84:7 = 12. Para esse caso, é indispensável conhecer o critério de divisibilidade por 5.

Alguns casos podem exigir o uso de duas ou três dessas dicas ao mesmo tempo. Para percebê-los, é importante treino.

Dica bônus

  • Observe que 84 = 70 + 14, logo 84:7 = 70:7 + 14:7 = 10 + 2 = 12.

A divisão é uma das quatro operações básicas da Matemática
A divisão é uma das quatro operações básicas da Matemática
Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A soma dos termos de uma PG infinita é dada por meio da fórmula, na qual dividimos o primeiro termo por 1 – q.
Soma dos termos de uma PG infinita
Clique e aprenda a calcular a soma dos termos de uma progressão geométrica (PG) infinita. Veja, por meio de exercícios resolvidos e comentados, como esse conteúdo pode ser cobrado em vestibulares e no Enem. Aprenda também a usar a fórmula do termo geral da PG para encontrar informações não explícitas em exercícios.
Divisão
Descubra o passo a passo de como realizar uma divisão sem erros e veja também como realizar divisão com números decimais.
Mínimo Múltiplo Comum
Múltiplo, Divisores, Multiplicação, Mínimo múltiplo comum, Número natural, regra pra descobrir os múltiplos, Divisão, Divisão exata, Divisão não exata, Múltiplos comuns.
Máximo divisor comum
Máximo divisor comum, chamado também de MDC, é o maior divisor entre dois ou mais números inteiros. Entenda como encontrá-lo e saiba tudo sobre suas propriedades.
Critérios de divisibilidade
Aprenda os principais critérios de divisibilidade e facilite as resoluções dos problemas que envolvem a operação de divisão.
Arredondamento de Números Naturais
Facilitando os cálculos através de arredondamentos numéricos.
O significado da fração é determinado pelas condições impostas, por exemplo, em uma imagem ou no enunciado de uma questão
Significados da fração
O que você sabe sobre os significados da fração? Acesse e aprenda!
Divisão e redistribuição de quantidades
Algoritmo da divisão
Aprenda a utilizar o algoritmo da divisão, mais conhecido no Brasil como método da chave.
A divisão é a operação matemática básica mais desafiadora
Divisão por divisores maiores que 10
Clique para aprender o método utilizado para realizar a divisão de números por divisores maiores que 10.
A divisão de números inteiros tem como resultado outro número inteiro ou um número decimal
Divisão com resultado decimal
Aprenda a lidar com divisões que apresentarem resultado decimal!
Sinal utilizado para representar divisões
Divisão com números decimais
Aprenda a realizar divisões em que o divisor, o dividendo ou ambos são números decimais. Clique!
Pi: número irracional que geralmente é arredondado para 3,14
Arredondamento
Aprenda o modo correto de praticar o arredondamento de números decimais no método proposto pelo IBGE.
Símbolo relacionado à divisão
Resto da divisão
Saiba o que é o resto da divisão e quais são suas propriedades e características mais importantes e aprenda um modo prático de encontrá-lo.