Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Progressão
  4. Soma dos termos de uma PG infinita

Soma dos termos de uma PG infinita

A soma dos termos de uma PG infinita pode ser calculada por meio de uma fórmula matemática na qual dividimos o valor do primeiro termo por um menos a razão da PG (1 – q).

Uma progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica na qual qualquer termo (an) é resultado do produto de seu antecessor (an – 1) com uma constante, chamada razão (q) da PG. É possível somar os termos de uma PG infinita dividindo o valor do primeiro termo dessa sequência por 1 – q (um menos a razão). Algebricamente, essa fórmula é escrita da seguinte maneira:

Veja também: Soma dos termos de uma PA finita

Nessa fórmula, S é a soma dos termos da PG infinita, a1 é o primeiro termo dessa progressão e q é sua razão. Essa fórmula só é válida para progressões geométricas decrescentes, com 0 < q < 1. Em outras palavras, a razão da PG deve pertencer ao intervalo entre zero e 1, exceto por esses valores.

Para testar a validade dessa fórmula, usaremos os exercícios resolvidos a seguir.


Exercícios resolvidos

Exercício 1

Determine a soma dos termos da PG infinita na qual o primeiro termo é 10 e a razão é meio.

A PG em questão é:

(10, 5,  5 , … )
   2

Podemos obter o próximo número dessa PG dividindo o termo que o antecede por 2. Logo, a razão dessa PG é ½.

Na fórmula da soma dos termos da PG infinita, teremos:
 

Para resolver esse problema, usamos a divisão de frações. Para dividir duas frações, devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda. Para mais informações a respeito desse procedimento, leia o texto “Multiplicação e divisão de frações", clicando aqui.


Exercício 2

Encontre a soma dos termos da PG (1; 0,5; 0,25; 0,125; …).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O primeiro termo da PG é 1. Para encontrar sua razão, basta dividir qualquer termo por seu antecessor.

0,5 : 1

Para resolver essa divisão, basta multiplicar ambos os termos por 10. Assim, teremos:

5 : 10 = 0,5

Logo, a razão dessa PG é 0,5. O cálculo da soma dos termos da PG infinita pode ser feito usando q = 0,5 ou escrevendo esse decimal na forma de fração. Optamos pelo segundo método. Observe apenas que, encontrando a fração irredutível, o cálculo será facilitado:

0,5 =  5 :5  =  1 
        10:5       2

 

Substituindo o primeiro termo e a razão na fórmula da soma dos termos da PG infinita, teremos:


Outras fórmulas e conhecimentos

Também existe a possibilidade de usar outras fórmulas e conhecimentos para encontrar a soma de termos de uma PG infinita. No exercício a seguir, usaremos a fórmula do termo geral da PG para encontrar o valor do primeiro termo da PG para depois calcular a soma de seus termos.


Exercício 3

Calcule a soma dos termos da PG infinita que possui razão 1/4 (um quarto) e seu quarto termo é 1/16 (um dezesseis avos).

Para resolver esse problema, precisamos descobrir o primeiro termo dessa PG. Para tanto, usaremos a fórmula do termo geral da PG:


Conhecendo a razão e o primeiro termo, basta substituir esses valores na fórmula da soma dos termos da PG infinita:

pornliz suckporn porndick
A soma dos termos de uma PG infinita é dada por meio da fórmula, na qual dividimos o primeiro termo por 1 – q.
A soma dos termos de uma PG infinita é dada por meio da fórmula, na qual dividimos o primeiro termo por 1 – q.
Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva
Assuntos relacionados
Divisão
Descubra o passo a passo de como realizar uma divisão sem erros e veja também como realizar divisão com números decimais.
Sequência Numérica
Conheça aqui a definição de sequência numérica e observe exemplos.
Progressão aritmética
Conheça as propriedades da progressão aritmética e aprenda a classificá-la. Entenda o cálculo do termo geral de uma P.A. e a soma geral de uma progressão aritmética.
Soma dos termos de uma P.G finita
Definição de Progressão Geométrica, Identificando uma P.G, Classificação de P.Q, Termo Geral de uma P.G, Cálculo dos elementos de uma P.G, Soma dos n primeiros termos de uma P.G.
Progressão geométrica
Reconheça uma progressão geométrica, aprenda as suas propriedades e classificação, entenda como encontrar o termo geral e como calcular a soma dos termos de uma PG.
Simplificação de Fração
Obtenção de frações irredutíveis.
A divisão é uma das quatro operações básicas da Matemática
Dicas para divisão
Clique aqui e obtenha seis dicas que facilitarão muito seus cálculos envolvendo divisão. Veja também algumas curiosidades e ganhe tempo em avaliações, concursos, vestibulares e até mesmo no Enem, no qual os conteúdos sempre envolvem as operações básicas da matemática. Clique e confira!
Termo geral da PG é uma fórmula usada para encontrar um termo qualquer da PG
Termo geral da PG
Clique para aprender a encontrar um termo qualquer de uma progressão geométrica usando a fórmula do termo geral da PG. Aprenda também uma maneira de determinar essa fórmula com base na análise dos termos de uma PG. Veja algumas definições básicas envolvendo progressões geométricas e obtenha exemplos comentados.